Defina os fatores críticos de sucesso ou fracasse

Fatores Críticos de Sucesso

Você saberia definir atualmente quais são os fatores críticos da sua empresa? Saiba que esses fatores podem definir o futuro do seu negócio.

Também chamados de FCS, têm o poder de determinar o sucesso ou o fracasso do empreendimento. Sendo assim, você deve dobrar a atenção em relação a esses pontos!

São os fatores fundamentais que melhor diferenciam você dos seus concorrentes. A empresa que reconhece seus fatores críticos de sucesso, torna-se referência para seus clientes, otimiza os resultados e adquire vantagem competitiva.

Todos os pontos críticos também devem ser avaliados de forma minuciosa, pois são usados como guia no desenvolvimento das estratégias, nas atividades da empresa e até mesmo na gestão do dia a dia.

 

Exemplos:

1. Fatores críticos de sucesso na indústria automobilística:

Estilo do veículo, economia de combustível, atendimento à legislação ambiental, rede de distribuição eficiente, controle sobre custos de produção.

2. Fatores críticos de sucesso na indústria de informática:

Capacidade de inovação, qualidade nas vendas e na literatura do usuário, facilidade de utilização dos produtos.

3. Fatores críticos de sucesso em empresas de alta tecnologia:

Capacitação gerencial para atuar em ambientes competitivos, capacidade de inovação, marketing tecnológico, integração com a comunidade científica e tecnológica.

 

Checklist para determinar os FCS:

  • Quais são os critérios dos clientes para a escolha dos produtos?
  • Quais são os recursos e capacidades competitivas necessárias para ter sucesso?
  • O que é necessário para obter vantagem competitiva?

Você pode extrair seus FCS através das parcerias, recursos e atividades chaves da seu empresa, sempre alinhados com a proposta de valor e segmentação de clientes. Eles são fundamentais para a gestão estratégica e para a percepção de valor da sua marca por parte do cliente.

Se compreendidos, os fatores críticos de sucesso tornam-se essenciais para que haja a satisfação do cliente, que tem o poder de construir ou destruir a reputação da sua marca.

 

O que você achou desta matéria? Tem dúvidas sobre alguma questão abordada? Tem alguma sugestão para novos temas? Compartilhe com a gente!

 

 

 

 

 

 

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