Melhore sua estratégia e desenvolva sua empresa com a Matriz SWOT

Fazer a matriz SWOT pode aumentar as oportunidades de crescimento e te deixar preparado diante dos riscos e ameaças do mercado, veja como fazer a matriz SWOT para a empresa.

A Matriz SWOT ou Matriz FOFA (no Brasil)  é uma das principais ferramentas do mundo corporativo, ela serve para fazer a análise do ambiente interno e externo da empresa, facilitando na criação do modelo de gestão ou do planejamento estratégico. Por ter um funcionamento simples e permitir uma visualização rápida para a criação de relatórios e formulação de estratégias, empresas de todos os portes podem fazer uso dessa ferramenta e extrair resultados muito satisfatórios e úteis para o desenvolvimento da organização.

Como já mencionado anteriormente, divide-se em dois o sistema de análise do ambiente competitivo, onde temos o microambiente e o macroambiente. Fazer a análise de microambiente consiste em analisar os fatores internos da empresa, ou seja, fatores que temos como controlar e serão nossos pontos fortes e os nossos pontos fracos. Já o macroambiente são os fatores externos que podem afetar a empresa positivamente ou negativamente, nesta análise entra todo o contexto econômico, político, tecnológico, comportamental, entre outros.

Para fazer a análise SWOT primeiro vamos listar as forças e fraquezas da empresa (microambiente) e depois as oportunidades e as ameaças do mercado (macroambiente). Após listar todos os fatores, podemos fazer o cruzamento SWOT, de onde já sairá os primeiros objetivos para potencializar a empresa e diminuir ameaças e fraquezas, tornando mais fácil a criação do plano de ação para a gestão estratégica.

Para o cruzamento SWOT sempre será combinado os fatores interno com os fatores externo e depois de combinados teremos os primeiros objetivos estratégicos, para melhorar a gestão do negócio.

– Força com Oportunidade (ALAVANCAGENS):

Objetivo do cruzamento: Potencializar ao máximo os pontos fortes para um melhor aproveitamento das oportunidades detectadas.

– Força com Ameaça (VULNERABILIDADES):

Objetivo do cruzamento: Dominar ao máximo os pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças detectadas.

– Fraqueza com Oportunidade (LIMITAÇÕES):

Objetivo do cruzamento: Desenvolver estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e que juntamente aproveite as oportunidades detectadas.

– Fraqueza com Ameaça (PROBLEMAS):

Objetivo do cruzamento: As estratégias a adotar devem eliminar os pontos fracos e, tanto quanto possível, fazer minimizar as ameaças.

A matriz SWOT, depois que concluída, ajuda a empresa na tomada de decisão e possibilita acentuar os pontos fortes da empresa maximizando as oportunidades, minimizando os pontos fracos consequentemente melhorando o lucro e o desempenho da empresa junto ao mercado.

Um desafio interessante é buscar maneiras inovadoras para tornar os pontos fracos da empresa em pontos fortes.

Para melhores resultados na Matriz SWOT aconselha-se vincular a MATRIZ SWOT com a Matriz GUT, que irá classificar os atributos analisados quanto a GRAVIDADE, URGÊNCIA e TENDÊNCIA.

Quer saber mais sobre matriz SWOT? Clique aqui e tenha acesso ao nosso eBook Exclusivo e Gratuito sobre a MATRIZ SWOT + Matriz GUT.

Os comentários estão encerrados.