Guia OKR: Mudança de período e a apresentação de resultados

A reunião de final de trimestre (quarterly all-hands meeting), é um bom momento para refletir as ações realizadas durante este período. É discutido o que foi aprendido, e também quais são as prioridades do negócio. Deve ser feita com toda a empresa, a fim de alinhar prioridades, gerar engajamento, melhorar a comunicação e, o mais importante, divulgar resultados que serão utilizados também como base dos próximos OKRs.

Este encontro deve ser focado no aprendizado dos times e colaboradores, a partir de uma reflexão do que foi positivo e dos erros cometidos durante o período OKR. Obstáculos encontrados durante este período fazem parte da gestão de qualquer empresa e não seria diferente com os OKRs. Não deve haver uma cultura de culpabilização para as metas não cumpridas, porque isto pode gerar desmotivação para os colaboradores. O ideal é sempre propor melhorias para o próximo trimestre (ou quarter).

Para tanto, levantamos a seguir os 3 principais pontos que devem ser abordados durante as reuniões de final de trimestre:

Resultados da empresa

O primeiro passo a ser feito durante este encontro é analisar todos os resultados macro da empresa, conquistados ao longo do trimestre. Para entender se sua empresa efetivamente está progredindo, é vital que os dados trazidos à reunião sejam auditáveis. Por isso a importância dos resultados-chave serem quantitativos com foco em resultados (um dos focos das nossas consultorias de OKR).

Vale a reflexão, portanto, para observar se os resultados-chave da organização eram realmente SMART e puderam proporcionar uma visão clara da evolução da empresa.

A partir desta análise, recomendamos que seja feita uma conclusão avaliando se os objetivos foram cumpridos ou não, e quais são as melhorias que poderão ser feitas a partir dos OKRs que tiveram falhas em sua execução. Os resultados macro afetam a empresa como um todo, e para tanto é fundamental reforçar o quão importantes são os objetivos organizacionais e que todos colaboram para alcançá-los.

Além disso, também devemos levar em conta que muitas vezes os fatores externos impactam nos OKRs. Oscilações no câmbio e no setor da empresa afetam diretamente a atuação do negócio, por exemplo. Acreditamos, portanto, que é fundamental que uma análise de inteligência competitiva seja feita e trazida na reunião, avaliando como o mercado impactou positiva e negativamente nos resultados corporativos.

Performance dos times

Após a análise dos resultados da empresa, é interessante validar como foi o andamento do desempenho dos departamentos (times). Os líderes devem divulgar como sua equipe performou, pontuando não somente os sucessos alcançados, mas também quais foram os principais desafios encontrados em relação aos resultados esperados.

A partir desta análise, é possível desenvolver um aprendizado relativo às conquistas e desafios para todos os colaboradores envolvidos na gestão dos OKRs. Cada particularidade encontrada pelos times deve ser avaliada e negociada para a ratificação dos objetivos para o próximo ciclo.

Relembrando que a cultura dos OKRs deve ser adotada por todos os departamentos e colaboradores da empresa para ser bem-sucedida. Os resultados de cada equipe contribuem para entender se a estratégia da empresa caminha na direção planejada inicialmente.

Diretrizes para o próximo trimestre

A validação dos OKRs para o próximo trimestre deverá ser feita apenas após a análise dos resultados da organização, dos times e dos colaboradores. É de extrema importância que as diretrizes do negócio sejam focadas no que é prioridade para a empresa. Esta reflexão é importante para corrigir rotas e garantir o sucesso nos objetivos futuros.

Recomendamos que as áreas já tenham os OKRs planejados para o próximo quarter, a fim de entender se estão de acordo com as diretrizes estabelecidas nesta reunião. Há a possibilidade de que algum OKR precise ser replicado para o ciclo futuro, seja por não ter sido cumprido ou por ser de grande prioridade para a empresa.

Todos os colaboradores na empresa devem deixar a reunião entendendo claramente qual será a trajetória que a empresa seguirá no próximo trimestre. Seus OKRs devem estar alinhados com a estratégia macro proposta pela companhia, já que seus resultados afetarão diretamente a performance do negócio.

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