Conheça os benefícios da metodologia OKR

Cada empresa possui suas características próprias e consequentemente metas únicas, mas alguns desejos estão em comum como: crescer, disseminar a cultura e alcançar os objetivos.  Como as empresas são formadas por pessoas (deve ser seu maior ativo), elas precisam de uma equipe motivada e com foco em resultados. Porém isso tudo está se tornando cada vez mais desafiador para os gestores, devido ao grande número de tarefas a serem feitas em um tempo que passa cada vez mais rápido.

Com a metodologia OKR os processos podem tornar-se mais simples e eficazes, já que o OKR consiste em conectar e mobilizar as equipes de uma empresa em busca de metas ambiciosas porém factíveis.

A ferramenta que vem ganhando popularidade no vale do silício e pelo mundo e é usada por empresas como Google e LinkedIn, oferece ótimos benefícios e resultados surpreendentes.

O Google, por exemplo, tem usado essa ferramenta desde sua fundação em 1996 e em menos de 20 anos ele tornou-se uma das maiores empresas do mundo, chegando a faturar US$ 29.321 bilhões.

Listamos alguns benefícios que essa metodologia oferece para as organizações:

  • Facilidade em usar: a simplicidade da metodologia interfere nos resultados de forma positiva, pois a ferramenta se adapta as peculiaridades de cada empresa independente do seu porte, garantindo a extração de bons resultados.
  • Engajamento dos funcionários: os objetivos são criados com base nas diretrizes organizacionais, disseminando a cultura da empresa, como também alinhando os indivíduos em busca de metas ambiciosas.
  • Transparência: por se tratar de um modelo de gestão transparente, os OKRs são disponibilizados para todos os colaboradores, assim, as equipes estão sempre atualizadas e sabem exatamente para onde a empresa está indo. Isso gera uma auto cobrança por parte dos colaboradores e permite ajustes a tempo de evitar grandes problemas.
  • Foco no crescimento: o acompanhamento do desenvolvimento dos resultados-chaves possibilitam que o supervisor consiga elaborar feedbacks mais contínuos e construtivos, fazendo com que os colaboradores desenvolvam seus pontos fortes com foco no crescimento.
  • Resultados surpreendentes: a metodologia alinha as forças de trabalho em pró de objetivos, aproveita os pontos fortes de cada indivíduo e facilita a gestão, com isso a consequência acaba sendo ótimos resultados.
  • Ciclo de aprendizado: a cada objetivo não alcançado deve se escrever uma justificativa que servirá de lição para todos os colaboradores e de base na criação de novos objetivos, além de aumentar o conhecimento da empresa sobre o mercado em que atua.

O OKR é a ferramenta que pode fazer toda a diferença para o negócio, principalmente se a empresa tiver um real interesse em criar processos estruturados para alcançar objetivos desafiadores, expandir e ganhar escalabilidade

Quanto mais for estudada a metodologia melhor ela vai ser aplicada na prática!

Quer saber mais sobre o OKR? Leia o nosso Guia sobre essa ferramenta que auxilia o crescimento da gigante Google.

Veja mais em:

 

 

 

 

 

 

 

O que você achou desta matéria? Tem dúvidas sobre alguma questão abordada? Tem alguma sugestão para novos temas? Compartilhe com a gente!

Cadastre-se e receba notícias e novidades sobre gestão para equipes de alta performance.

Seu e-mail (obrigatório)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *