OKR: a ferramenta de gestão empresarial utilizada pelo Google

O OKR, sigla para “objectives and key results”, é um framework de gestão empresarial que promete resultados surpreendentes. Criada pela Intel, foi popularizada no mercado após o Google manifestar que boa parte do seu sucesso é fruto do OKR.

É adotada por várias empresas dentro e fora do Vale do Silício como LinkedIn, Twitter e, no Brasil, pela Braspag, Leão Alimentos, Recovery, entre outras.

Um fator importante e motivador a respeito deste método é a flexibilidade e facilidade do uso. Empresas de qualquer tamanho conseguem aderir e obter grandes resultados.

É uma ferramenta muito eficaz para transformar o planejamento estratégico em ações e resultados tangíveis e reais. Empresas normalmente buscam o OKR para estruturar os objetivos inspiradores, expandir e ganhar escalabilidade.

Isto é, ajudam a definir o plano de ação e indicar a performance.

 

Como posso começar com os OKRs?

O primeiro passo para começar a utilizar o OKR é definir as diretrizes estratégicas, como missão e visão da empresa. Isso é essencial para a elaboração do objetivo anual e servirá de base para toda a companhia estruturar seus objetivos.

Feito isso, estabeleça um prazo curto para os ciclos de acordo com sua cultura organizacional, recomendamos no máximo trimestres. Trabalhe somente com a escala diretiva nos primeiros ciclos. Implantar o OKR de forma gradual, por ser uma metodologia que tem um impacto cultural muito grande, mostra-se mais prudente.

O próximo passo é criar resultados-chave que devem ser mensuráveis e servirão para auditar os objetivos. Eles também podem receber prazos e responsáveis. Ao final do ciclo utilize a média dos resultados para definir se o objetivo foi concluído ou não.

Como o OKR tem como objetivo definir prioridades, não recomendamos trabalharem com pesos. Em tese, prioridades tem o mesmo nível de importância e não faz sentido atribuir peso para elas.

 

Vantagens e Benefícios da metodologia

Uma das grandes vantagens do OKR é o direcionamento dos recursos para as prioridades da companhia. Evitando, desta forma, desperdícios e gastos desnecessários de energia e recursos.

Através da cultura de gestão colaborativa, eleva-se consideravelmente a produtividade, reduz-se o estresse no ambiente de trabalho e aumenta -se a autoestima da equipe e, consequentemente, diminui os problemas de saúde e a falta de motivação dos colaboradores.

Outro benefício que ela proporciona é a transparência da intenção da companhia para o ciclo possibilitando, assim, que todos entendam seu papel dentro do objetivo macro, já que todos os OKRs e seus respectivos progressos estão disponíveis para todos.

Os objetivos que falham podem ser justificados e servem como lição para todos os colaboradores e deram base para criação de novos OKRs.

A ferramenta só é funcional se a empresa estiver disposta a criar objetivos transparentes e com auxilio dos colaboradores, caso contrário, fugirá do escopo da metodologia e, possivelmente, será difícil conseguir resultados expressivos.

 

Exemplo de OKR

Objetivo: “Criar um produto líder de segmento”

Resultado-chave 1: O desenvolvimento do produto concluído até 15 de abril

Resultado-chave 2: Desenvolver 10 estudos de caso de clientes

Resultado-chave 3: Adquirir 15 novos parceiros de canais

 

Dicas para OKRs mais eficientes

  • Revise semanalmente os resultados;
  • 60% dos objetivos devem ser definidos pelo próprio profissional que trabalhará neles;
  • Escute a opinião dos funcionário e reescrevam se necessário;
  • Quando alcançar entre 60% e 80% estará na zona chamada de “sweet spot”  então considere concluído;
  • Se alcançar 100% o seu objetivo não foi ambicioso e desafiador o suficiente;
  • Os planos de ação devem ser revisado, ou criado novos, trimestralmente;
  • Uma missão e uma visão clara facilita a implantação do OKR.

O Google, como já mencionado, é adepto desta ferramenta desde seu primeiro ano de atuação. É uma das maiores empresas do mundo e conta com aproximadamente 40 mil colaboradores que utilizam a metodologia.

Quer saber mais sobre a ferramenta que auxilia a gigante Google? Leia nosso eBook!

 

 

 

 

 

 

 

Cadastre-se e receba notícias e novidades sobre gestão para equipes de alta performance.

Seu e-mail (obrigatório)


Os comentários estão encerrados.