15 exemplos de OKR

Exemplos OKR

Como consultoria de OKR, notamos uma dificuldade natural nos primeiros ciclos para elaborar os objetivos. Isto é fruto da mudança do mindset que a metodologia propõe.

A construção colaborativa de metas ainda é um paradigma a ser quebrado: ao elaborar um objetivo, ele precisa ter mutuamente acreditado e formulado por todos os envolvidos. Esta composição favorece o engajamento, aumenta a produtividade e inova processos.

É comum nos pedirem exemplos para ajudar na formulação de OKR da empresa e de cada time. Como podemos escrever bons objetivos e resultados-chave? A primeira dica que sempre damos: use verbos de ação!

Gostamos também de enfatizar que a construção de um bom objetivo sempre surge a partir de uma análise da visão da empresa em comunhão com os critérios de sucesso anuais. Isso é imutável.

Caso queira saber mais sobre a formatação de OKR, temos um Guia com todas as dicas sobre a metodologia.

Lembre-se que, quanto mais for estudada a metodologia, melhor ela vai ser aplicada na prática.

Abaixo, listamos alguns exemplos de OKR, abrangendo toda a empresa e vários departamentos para ajudá-los nos primeiros ciclos.

Exemplos de OKR: Empresa

Objetivo 1: Dominar a América Latina

Resultados-chave:
KR 1: Crescer 20% em número de clientes
KR 2: Atingir MRR de R$ 1 milhão
KR 3: Ter vendas internacionais de pelo menos R$ 2 milhões

Objetivo 2: Deixar nossos clientes apaixonados

Resultados-chave:
KR 1: Alcançar NPS de 75 ou superior (Zona de Excelência)
KR 2: Reduzir o churn para menos de 3%
KR 3: Lançar 2 atualizações de software por mês

Objetivo 3: Ser uma empresa exponencial

Resultados-chave:
KR 1: Alcançar R$ 10 mi de faturamento
KR 2: Atingir 10x de escalabilidade em clientes
KR 3: Ter 70% de share de mercado

Objetivo 4: Captar investimentos sensacionais

Resultados-chave:
KR 1: Prospectar 3 potenciais investidores
KR 2: Levantar uma rodada da Série B de R$ 10 milhões
KR 3: Bater a meta de receita de R$ 500K

Objetivo 5: Ser o melhor no que fazemos

KR 1: Aumentar 60% o share of voice
KR 2: Ter presença em 20 estados brasileiros
KR 3: Crescer 50% a mais que o concorrente

Exemplos: Marketing

Objetivo 1: Ter uma base incrível de leads

Resultados-chave:
KR 1: Aumentar visitas mensais da webpage em 30%
KR 2: Ter 5 parcerias para link building
KR 3: Bater a marca de 2000 Leads a partir de Busca Paga

Objetivo 2: Cansar a equipe de vendas

Resultados-chave:
KR 1: Gerar 500 oportunidades
KR 2: Alcançar 2000 Leads Qualificados
KR 3: Converter 1,5% dos Visitantes (Q anterior) em clientes

Exemplo: Vendas

Objetivo 1: Acelerar o crescimento de receita recorrente

Resultados-chave:
KR 1: Entregar R$ 2 milhões em receitas de inscrição
KR 2: Aumentar a receita mensal por assinante para R$ 200
KR 3: Contratar 3 novos vendedores

Objetivo 2: Vender tudo e mais um pouco

Resultados-chave:
KR 1: Entregar um novo funil de vendas
KR 2: Melhorar a taxa de conversão entre oportunidades e vendas para 30%
KR 3: Diminuir em 40% o tempo de resposta para novos leads

Exemplos: Customer Success

Objetivo 1: Oferecer uma experiência incrível de suporte ao cliente

Resultados-chave:
KR 1: Implementar um novo software de apoio ao cliente
KR 2: Ter um tempo médio de resolução de problemas menor que 24 horas
KR 3: Reduzir a abertura de tickets em 10%

Objetivo 2: Obter o máximo de receita com clientes da base

Resultados-chave:
KR 1: Implementar novo modelo de remuneração para suporte ao cliente
KR 2: Aumentar a receita por cliente em 20%
KR 3: Aumentar a retenção de clientes para 95%

Exemplo: Produto

Objetivo 1: Lançar um impressionante aplicativo móvel re-projetado.

Resultados-chave:
KR 1: Desenvolver app re-projetado com testes concluídos
KR 2: Atualizar o material de marketing em 4 mídias diferentes
KR 3: Obter uma classificação de avaliação do usuário de 4.5 ou superior

Exemplos: RH

Objetivo 1: Construir uma cultura de engajamento dos colaboradores

Resultados-chave:
KR 1: Atingir nota 9 no índice de engajamento
KR 2: Garantir que todos os colaboradores recebam ao menos 3 feedbacks
KR 3: Realizar 5 atividades filantrópicas sugeridas pelos funcionários

Objetivo 2: Ter equipes eficientes e maravilhosas

Resultados-chave
KR 1: Reduzir o turnover a 5%
KR 2: Aumentar o headcount em 10%
KR 3: Diminuir a taxa de absenteísmo para 8%
KR 4: Fazer 3 treinamentos específicos para cada área

Veja mais em: Indicadores para RH

Exemplo: TI

Objetivo: Potencializar os nossos processos de teste

Resultados-chave:
KR 1: Ter 90% das soluções sem bugs
KR 2: Realizar mais 6 sessões de teste por semana com usuários-alvo
KR 3: Diminuir o tempo de teste em 50%
KR 4: Aumentar o índice de satisfação interno com o sistemas para 8

O OKR é uma metodologia que se adapta a qualquer empresa: traz resultados surpreendentes e é muito eficaz.

Devido a transparência gerada pela metodologia, os OKRs ficam expostos, sendo possível acompanhar o desenvolvimento de todos os colaboradores. Sendo assim, o propósito da empresa acaba tornando-se pessoal, criando uma equipe engajada, auto-confiante e com foco em resultados.

Quer saber mais sobre o OKR? Baixe nosso guia ou agende uma conversa com um de nossos especialistas!

 

 

 

 

 

 

 

 

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1 Comentário

  1. Santiago Edo disse:

    Muito bom o post, valeu!

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