10 benefícios do organograma de OKRs

coblue

A metodologia OKR, como já detalhamos em outros textos, é bastante flexível em sua implementação. Uma das funcionalidades mais interessantes é a possibilidade de garantir o alinhamento estratégico através dos objetivos em todos os níveis, partindo da organização e passando por departamento e colaboradores.

Por isso, trabalhamos em nossa solução (solicite uma demonstração!) uma maneira de facilitar este processo: o organograma de OKRs.

A amarração dos OKRs é feita a partir de objetivos pai e filho. Abaixo, ilustramos um exemplo para você entender melhor como fazemos esta configuração:

Organograma de OKRs CoBlue

Como podemos observar, o OKR organizacional, “DOMINAR O BRASIL” funciona como o objetivo pai. As três metas departamentais são seus filhos, que representam um resultado-chave do objetivo acima.

Assim, podemos entender como a atuação dos departamentos e colaboradores reflete diretamente no desempenho da empresa.

Existem inúmeras facilidades proporcionadas pela árvore de OKRs (organograma), mas gostaríamos de listar os 10 principais benefícios de seu uso. Confira abaixo!

1. Incentiva o alinhamento estratégico entre os times

Como perpetuar a cultura de OKRs deve ser uma tarefa comum a todos em uma empresa, ter um organograma colaborativo de objetivos mostra que todos estão envolvidos no desenvolvimento do negócio, em prol do progresso dos objetivos organizacionais. Quando os times estão alinhados estrategicamente, todas as atividades tornam-se significativas para alcançar os resultados esperados.

2. Funciona como um mapa de comunicação

O OKR é uma ferramenta para potencializar a comunicação nas organizações. Entretanto, quanto maior é o tamanho da empresa, mais difícil é disseminar todos os objetivos. A árvore, como proporciona uma visão macro da empresa, torna-se uma poderosa ferramenta de comunicação.

3. Mostra a interdependência entre os OKRs

Com a estrutura, cada colaborador e os times podem observar o quanto seus OKRs influenciam diretamente os objetivos organizacionais. Isto incentiva a construção de um espaço colaborativo, no qual toda a empresa pode sugerir soluções para o atingimento dos OKRs em geral.

4. Facilita a identificação dos gaps de performance

Com o suporte desta ferramenta, conseguimos observar de forma mais rápida quais são os OKRs com maior dificuldade para ser alcançados.

5. Simplifica o processo de tomada de decisão

Por identificar os pontos críticos de performance, a árvore de objetivos possibilita um plano de ação mais preciso. A metodologia encoraja a análise dos obstáculos encontrados, calibragem de metas e, futuramente, a formulação de OKRs mais efetivos.

6. Promove a transparência dos resultados

A partir desta estrutura é possível ter um overview da empresa; isto é, todos podem ter uma visão clara e concisa dos resultados da organização, times e de cada colaborador.

7. Favorece o surgimento de equipes multifuncionais

Por ser bastante transparente, os colaboradores têm acesso aos OKRs, o que possibilita um claro entendimento da atuação de cada área. Consequentemente, o sentimento de “noção do todo” pode ser atingido com efetividade, permitindo a otimização da alocação e da gestão de recursos entre os times e a empresa.

8. Possibilita a percepção de progresso

Com este organograma, podemos ver o progresso das metas conforme as prioridades, desde o nível individual até o organizacional. Já que os check-ins são feitos semanalmente, os resultados estão sempre atualizados, permitindo acompanhar o crescimento em tempo real.

9. Fortalece o sentimento de accountability

Com base no organograma, todos podem entender como seus OKRs influenciam o desempenho da empresa. Consequentemente, os colaboradores sentem-se responsáveis e engajados por seus objetivos, participando ativamente e garantindo diferença nos resultados da empresa.

10. Facilita a análise de talentos

A partir da árvore de objetivos, é possível observar claramente quais são os indivíduos e equipes que têm melhor desempenho. Com base nos resultados, é possível criar ações de reconhecimento contínuo, prestigiando os profissionais mais comprometidos com a estratégia da empresa.

Como visto no exemplo, conseguimos entender que a empresa busca “DOMINAR O BRASIL” e conseguimos entender de forma rápida que o time comercial pretende contribuir ao “acelerar o crescimento de receita recorrente”, o time de produto ao “lançar…..” e o de marketing, “cansar a equipe de vendas”.

Logo, fica claro o foco de cada departamento dentro da empresa, potencializando a comunicação.

O organograma de OKRs é uma das mais novas funcionalidades em nosso sistema. Ficou interessado? Solicite uma demonstração ou fale com um de nossos consultores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *