Por que contratar um software para a gestão dos seus OKRs?

coblue okr

Atualmente, muitas empresas bem-sucedidas, como Google, LinkedIn e Spotify, utilizam os OKRs como metodologia de gestão de performance. O segredo por trás de companhias como estas é a entrega de resultados incríveis, através do engajamento dos funcionários e foco nas prioridades, tudo isso possibilitado por uma ferramenta.

A partir dos OKRs, é possível direcionar o negócio com clareza e garantir o alinhamento estratégico. Ambos são pilares-chave para o crescimento da empresa.

Com a expansão do número de companhias utilizando este modelo de gestão, os softwares de OKRs se popularizaram no mercado, facilitando o uso da metodologia.

Os SaaS (Software as a Service) são práticos e amigáveis, além de simples para implementar nas empresas. Os fornecedores do sistema são responsáveis por toda a estrutura e atualização do software, sempre promovendo inovações para a melhor experiência do usuário.

Ainda que existam diversas plataformas de gestão de RH e de tarefas que podem ser adaptadas para o uso dos OKRs, o ideal é contratar um software especializado que disponibiliza uma grande diversidade de recursos para sua empresa, maximizando a performance.

Para potencializar ainda mais o desempenho, confira abaixo os principais benefícios na adoção de um software de OKRs!

 

Facilidade de gestão dos OKRs

O OKR, em sua concepção, é uma metodologia facilmente adaptável a diferentes tipos de negócio. Os softwares de OKRs surgiram com o intuito de simplificar ainda mais a gestão de desempenho ao torná-la mais rápida e eficaz.

A partir do momento que a organização passa a ter mais do que poucos colaboradores, torna-se um desafio administrar as metas de todos. Um bom software de OKR é escalável, acomodando desde empresas com poucos funcionários até multinacionais com mais de 5.000 pessoas.

Além disso, por ser uma ferramenta bastante acessível, os colaboradores sentem-se confiantes para utilizá-la, promovendo um forte engajamento com a estratégia do negócio, facilitando o processo de gestão dos OKRs.

A partir do sistema, os colaboradores de sua empresa podem organizar suas prioridades e facilmente identificar possíveis problemas e desafios de seus OKRs, e também do negócio em geral.

Os softwares de OKRs são facilmente integráveis aos processos de trabalho, podendo ser atrelado ao planejamento estratégico, como formatação de Business Model Canvas, Matriz SWOT e diretrizes estratégias, além de outras funcionalidades que podem ajudar na gestão do seu negócio.

 

Comunicação interna

Por ser uma ferramenta clara e prática para o acompanhamento de metas, é possível estabelecer uma comunicação consistente entre toda a empresa. O software facilita a integração entre os departamentos, já que através de OKRs formulados com linguagem simples e explícita, os colaboradores podem compreender as metas de todos.

A metodologia promove que sejam feitos feedbacks constantes entre gestor e subordinado, facilitando o alinhamento. Os feedbacks estimulam a produtividade, pois os colaboradores sentem-se engajados quando recebem opiniões constantes e concisas sobre sua atuação.

Não somente devemos valorizar as atitudes positivas, mas também corrigir os erros ao longo da trajetória, a fim de potencializar ainda mais a performance individual e, consequentemente, da empresa.

Além destes encontros individuais, há outro elemento bastante importante para garantir a cadência dos OKRs: as reuniões de check-in. É um encontro semanal que visa monitorar o andamento dos OKRs, garantindo que haja sintonia entre todos os indivíduos e a estratégia da empresa. Podemos acompanhar precisamente o que foi discutido nas reuniões ao registrarmos estas informações na plataforma.

Além disso, o colaborador atualiza seus OKRs no software conforme sua cadência de check-in, decidida pelo administrador do sistema.

Todos os usuários podem interagir com os OKRs de seus colegas, compartilhando e comentando as ações dos colaboradores. A partir da comunicação efetiva proposta pela metodologia, a empresa foca-se nas prioridades estratégicas de negócio.

 

Transparência dos objetivos

Todos os OKRs devem estar alinhados com a estratégia macro proposta pela companhia, já que seus resultados afetarão diretamente a performance do negócio. Por isso, é essencial que os colaboradores baseiem-se no objetivo organizacional para elaborar suas metas.

É importante ressaltar que os OKRs estão disponíveis para todos os colaboradores, inclusive para os stakeholders, que podem avaliar a performance da empresa em tempo real.

O software facilita ainda mais a visualização dos OKRs de toda a companhia, independentemente da hierarquia. O organograma de OKRs disponível nos softwares possibilita observar como todos os OKRs interagem entre si. Todos podem entender onde sua atuação está conectada com o panorama geral da empresa. Este processo economiza tempo ao proporcionar uma visão geral do progresso do negócio como um todo.

Além disso, os colaboradores podem visualizar o progresso de seus colegas, identificando quais são os OKRs que estão em sinergia com sua atuação e competências, podendo propor uma troca de ideias com outros indivíduos para que o resultado final dos objetivos seja ainda mais efetivo.

Como falado anteriormente, as plataformas de OKRs são interativas, ou seja, permitem a comunicação entre os usuários. A transparência proposta pelos sistemas de OKR potencializa a colaboração, alinhamento e a execução efetiva da estratégia.

 

Registro de informações

Uma das funcionalidades mais interessantes dessas plataformas é a possibilidade de guardar e acessar o histórico dos OKRs de sua empresa. É vital ter o registro do progresso de performance da sua empresa, para entender quais foram as principais mudanças, dificuldades e acontecimentos positivos de negócio.

Os softwares de OKR, devido a sua inteligência, fornecem informações precisas sobre a evolução da empresa. Diversos relatórios podem ser gerados a partir da plataforma, prevendo ameaças e indicando oportunidades, além de proporcionar dados concisos para feedbacks mais efetivos.

Outra vantagem do software de OKR é o armazenamento dos dados na nuvem. Isto é, o acesso às informações é facilitado e pode ser feito a qualquer momento e em qualquer lugar, seja pelos smartphones ou tablets. Todos os dados são arquivados de forma segura, diminuindo os riscos de vazamento de informações vitais para a empresa.

A COBLUE, além de oferecer o software com diversas funcionalidades, também possibilita que cliente tenha consultor exclusivo para auxiliar sua empresa na implementação dos OKRs. Especialistas são essenciais para garantir que este processo seja mais efetivo e menos turbulento. Não se preocupe se nos primeiros ciclos a metodologia não tenha alcançado a cadência perfeita e os frutos esperados. Estamos aqui para te ajudar!

O combo consultoria+software pode te auxiliar a entender quais foram os pontos positivos e negativos durante o ciclo, proporcionando evoluções constantes para os resultados de sua empresa.

 

Para saber mais sobre OKR, temos o Guia Definitivo de OKR para download gratuito ou agende uma conversa com nossos especialistas para tirar suas dúvidas clicando aqui.

Veja mais:

Ou baixe nosso guia exclusivo de OKR.

Guia Definitivo OKR

O que você achou desta matéria? Tem dúvidas sobre alguma questão abordada? Tem alguma sugestão para novos temas? Compartilhe com a gente!

Cadastre-se e receba notícias e novidades sobre gestão para equipes de alta performance.

Seu e-mail (obrigatório)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>