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Este artigo trata-se de um release do episódio #08 do CoBlueCast, sobre: “Como crescer sua startup com OKR”, com a participação de Natália Ferreira (ACATE) e Murilo Domingos (Darwin Startup).
Escute o bate-papo completo sobre “Como Crescer sua startup com OKRs” no vídeo abaixo:
Startups são cercadas de incertezas, e à medida que o mundo se transforma, é cada vez mais difícil prever o que está por vir. Os modelos antigos de gestão não conseguem se adaptar às novas necessidades desse tipo de negócio.
Pensando nisso, convidamos Natália Ferreira, gerente de programas estratégicos na ACATE e Murilo Domingos, head de programa de aceleração da Darwin Startup, para compartilhar um pouco do conteúdo abordado no guia OKR para Startups, além de claro, percorrer um pouco mais as experiências práticas dos nossos convidados.
Você pode aproveitar e baixar o Guia OKR para Startups para complementar ainda mais o conteúdo desse podcast.
O material citado, foi produzido em parceria com a ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), Rede de Inovação Florianópolis e a Darwin Startups. Através dele, exploramos de maneira prática como aplicar os OKRs na gestão de uma startup.
Como saber se pode crescer sua startup com OKR?
Durante o episódio, Gustavo Ramos, CRO da CoBlue, responsável por ministrar o bate-papo neste CoBlueCast, aborda a história do modelo de gestão, explicando também um pouco do seu atual sucesso.
O empresário conta que o OKR ficou famoso após o crescimento do Google, já que o framework, foi utilizado desde o início da organização. Porém, este “holofote”, gerado através do desenvolvimento da empresa, também trouxe alguns questionamentos sobre o modelo.
“Não tenho esse tamanho, essa estrutura, será que o OKR funcionaria para mim?”, detalhou Gustavo, ao apresentar um exemplo da principal pergunta feita pelas startups.
Murilo, responde afirmando não saber como seria trabalhar com OKR em uma empresa como o Google, mas entende a importância que o modelo obtêm ao guiar as ações para um objetivo.
Sua fala é reforçada pela Natália, que explica um pouco sobre a importância das startups em manterem o foco, até para obter desde o início o olhar para as métricas, “para resultados chaves que fazem a diferença”, conclui.
Os principais erros que as startups cometem ao fazer uma startup com OKR
“Pessoal acha que é lista de tarefas, né?”, conta Natália, que conclui afirmando pensar que todos que trabalham com esse modelo de gestão, já cometerem o erro em algum momento.
Murilo concorda e conclui reconhecendo que é justamente a partir da possibilidade dos ciclos serem mais curtos, que naturalmente os gestores e colaboradores da empresa, passam por uma curva rápida de aprendizado. “são erros comuns que as startups cometem que não é necessariamente um erro, mas é uma adaptação de mentalidade.”, afirma.
Durante o bate-papo, Murilo também indica a importância de criar objetivos e resultados chaves que possuam real coerência com o que deseja-se alcançar, indicando o risco de criar metas “super fáceis de bater” – palavras dele.
Segundo o head de programa de aceleração, é importante se desprender da necessidade de bater a meta.
Domingos, conclui sua fala explicando que muitos gestores desistem do OKR, ao perceber que os objetivos (O) e resultados chaves (KR) criados, não fazem sentido com a estratégia da empresa.
“Eles têm medo de mudar o OKR. Passou 01 semana, passou 02 e não faz sentido? Muda. Porque o mais importante, será o aprendizado que surgirá daquilo, independente das metas batidas ou não.” Murilo Domingos
A Cultura Empresarial e sua startup com OKR
Ao serem questionados sobre a importância da cultura empresarial para que o OKR tenha êxito na startup, Murilo afirma que este é um aspecto importante para qualquer empresa. Explica que no início, mesmo que o negócio obtenha apenas os fundadores trabalhando nele, existirá naturalmente uma cultura, eles só não saberão definir ainda.
O problema, é quando a startup começa a crescer. Segundo ele, a principal dificuldade é que ao contratar os colaboradores, os gestores esperam que eles trabalhem agindo como se fossem os fundadores, mas a pergunta é: como deixar isso claro?
Neste caso, o OKR entra em cena, por ser uma ferramenta de comunicação interna. O modelo integra as equipes através da formulação de objetivos relacionados à missão, valores e à estratégia corporativa.
Natália conclui o assunto, trazendo a importância de alinhar a cultura empresarial ao framework ágil de gestão: “A empresa tem que ter uma cultura, às vezes ela não chama de cultura mas tem que ter um ambiente propício para isso.”, explica, afirmando que ao melhorar sua startup com OKR, os gestores estarão expondo suas metas, já que o modelo defende uma visão 360º da gestão.
“Ter uma cultura preparada, uma cultura aberta de colaboração e transparente, faz muito sentido para ter sucesso na sua startup com OKR.”
Natália Ferreira
Sobre o CoBlueCast
O CoBlueCast é o podcast da CoBue sobre gestão e liderança. Traz convidados especiais, repleto de conteúdos e insights relevantes para inspirar líderes e gestores.
A cada episódio, convidamos profissionais especialista em sua área, para debater sobre os principais assuntos do momento. Você pode ouvir os episódios nas seguintes plataformas:
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E o que você achou das provocações sobre como crescer sua startup com OKR? Comente abaixo e vamos continuar essa conversa. 😉
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