Solicite uma demonstração

Persona: Tudo que você precisa saber sobre seus clientes

Tempo de leitura: 7 minutos

O marketing digital tem muitas ferramentas importantes para ajudar um negócio a prosperar. Dentre essas ferramentas, temos a Persona, uma forma de conhecer o seu consumidor, definir com detalhes como é o cliente ideal e trabalhar outras estratégias a partir dessa informação importante.

As estratégias de marketing de uma empresa serão muito melhores se os responsáveis por executá-las tiverem noções de quem estará recebendo a informação. A Persona serve justamente para isso.

Com dados da Persona, é possível conhecer o seu público-alvo mais a fundo. Porém, esses dois conceitos são um pouco diferentes. O público-alvo é algo muito amplo, enquanto a Persona foca em detalhes, criando uma pessoa para entender como seria as ações de marketing voltadas para ela.

Não entendeu muito bem o conceito? Abaixo nós te explicamos o que é Persona, qual a sua importância e como criar a Persona para a sua estratégia de marketing digital ser mais efetiva.

O que você vai encontrar nesse artigo?

O que é Persona?

A Persona é uma ferramenta que consiste na criação detalhada de uma pessoa, uma espécie de cliente imaginário ideal ou um avatar que vai guiar suas estratégias de modo a tornar mais fácil a criação de campanhas dentro da sua empresa.

Mesmo que a Persona seja uma criação de um cliente imaginário, não significa que ela deve ser inventada. Para criar uma Persona é preciso muito estudo do seu público alvo para entender melhor seus gostos, necessidades, comportamento e mais.

Dessa forma, a Persona criada ajuda o profissional a entender para quem exatamente ele está criando sua campanha. Isso pode resultar em uma estratégia mais efetiva e que aumenta as conversões.

Isso porque no marketing é importante passar a mensagem certa, na hora certa para a pessoa certa. E a definição de Persona busca entender quem é essa pessoa, o que ela está querendo, quais são suas objeções, o que ela não gosta, onde trabalha, quantos anos tem, se tem filhos ou não e muito mais.

Portanto, a Persona é muito mais completa e detalhada que o público-alvo, o que torna sua estratégia ainda mais certeira. Quer entender o porquê? Abaixo falaremos porque a Persona é importante na sua estratégia de marketing.

Por que uma Persona é importante para a minha empresa?

Imagine que você precisa vender um produto para uma pessoa. Seria mais fácil vender sabendo que é uma mulher entre 30 e 40 anos ou que ela é a Joana, 34 anos, separada, com dois filhos, trabalha em um banco e mora no centro da cidade, onde também faz academia todos os dias ao lado da sua casa?

Sendo assim, é exatamente isso que a Persona faz pelo seu marketing. Ela ajuda a definir pessoas específicas para qual são criadas as campanhas, o que facilita muito o processo, além de aumentar a possibilidade da criação de uma campanha efetiva e que converte muito mais.

A definição da persona não é importante somente para o marketing como para todo o negócio. Com maiores detalhes do seu consumidor é possível melhorar o produto, melhorar o serviço e com isso ter bons resultados de customer success. 

post persona coblue

No entanto, no marketing digital, definir uma persona é essencial para executar outras estratégias. Vamos falar mais um pouco disso logo abaixo.

Personas e as estratégias de marketing digital

A definição da Persona para as estratégias de marketing pode fazer total diferença nos resultados das campanhas. Isso porque, como já dissemos lá em cima, é muito mais fácil fazer uma campanha para uma pessoa específica do que para um grupo de pessoas.

O marketing digital trabalha muito com a linguagem. É preciso entender também o melhor jeito de passar uma mensagem para que ela seja efetiva. Por isso, saber com quem você está falando é essencial e definir a Persona pode te ajudar com isso.

Se você trabalha com públicos diferentes, saiba que a sua persona pode mudar também. Você não precisa fixar somente uma persona para o seu marketing. É necessário entender quais as necessidades e características do público para cada tipo de produto, serviço ou até mesmo a relação que cada uma tem com o seu negócio.

Como posso fazer uma Persona?

Existem diferentes formas de definir uma persona. Ao longo dos anos surgiram até mesmo ferramentas para automatizar essa tarefa e tornar o processo todo mais simples. Confira abaixo as formas de definir uma persona para você tentar na sua empresa.

Template de Persona

O template de persona nada mais é do que um modelo que você pode seguir para definir a sua. Nele você encontra algumas características importantes para pesquisar sobre o seu público e fica mais fácil definir os detalhes da sua persona.

Para fazer uma persona por template, você pode até mesmo pesquisar no Google para saber o que as melhores empresas de marketing estão utilizando. Dessa forma, você faz um benchmarking das melhores práticas para criação de persona para a sua empresa.

Softwares de criação de Persona

Os softwares de criação são a forma mais simples de fazer uma persona mais detalhada. Eles são automatizados com informações importantes para que você crie algo bem detalhado, o que vai ser muito importante para suas campanhas serem mais efetivas.

Você pode fazer o teste e tentar criar uma persona por meio de softwares como o Jornio que te ajuda na criação detalhada por meio de informações que você fornece ao programa. Essa é uma boa forma de começar a testar a criação de uma persona para praticar.

exemplo de software de criação de persona

Criando Manualmente

Também é possível criar manualmente. Não existe regra do que é necessário colocar em uma persona, mas quanto mais informações melhor. Para isso, veja o que é essencial ter de informações da sua persona:

  • Nome;
  • Idade;
  • Onde mora;
  • Estado civil;
  • Tem filhos?
  • Qual a escolaridade;
  • Profissão e cargo;
  • Hábitos de compra e consumo;
  • Hobbies;
  • Interesses pessoais;
  • Estilo de vida;
  • Redes sociais e mídias mais utilizadas;
  • Objetivos de vida (profissional e pessoal);
  • Dores do dia a dia;
  • Marcas que admira e se inspira;
  • Objeções quanto a sua empresa/produto.

Em resumo, é preciso criar uma pessoa detalhada que será o seu cliente ideal, alvo das suas campanhas e que facilitará todo o processo de criação, além de permitir que você enxergue o consumidor com mais clareza e possa adequar sua marca às suas necessidades.

Este texto foi escrito por Rodrigo Wiethorn, é entusiasta de Tecnologias Web e Customer Experience, e especialista em Comportamento do Consumidor e Marketing Digital. Por isso criou o Jornio, uma ferramenta para te ajudar a entender o cliente ideal e criar jornadas de sucesso, e tem publicado textos em parceria com mais 250 sites, como Resultados Digitais e Digitalks, os quais foram apresentados pelo Google, em mais de 1 milhão de vezes, como a resposta para as dúvidas que as pessoas estavam pesquisando.

Compartilhe esse artigo!
Deixe um comentário: