Solicite uma demonstração

Avaliação de desempenho individual: o que é, como aplicar e exemplos práticos

Tempo de leitura: 16 minutos

A avaliação de desempenho individual é um processo utilizado para medir e avaliar o desempenho de um indivíduo em relação a suas metas, tarefas e responsabilidades dentro de uma organização.

Incluí uma variedade de métodos, como avaliação por desempenho, autoavaliação, avaliação por pares e avaliação por gerentes.

O objetivo é fornecer feedback ao indivíduo para ajudá-lo a melhorar seu desempenho e desenvolvimento, bem como ajudar a organização a alcançar suas metas.

O que você vai ler nesse artigo?


Características de uma avaliação de desempenho individual


As principais características de uma avaliação de desempenho individual incluem:

  1. Objetividade: As avaliações devem ser baseadas em fatos e evidências concretas, e não em julgamentos subjetivos.
  2. Medição de metas: A avaliação deve medir o desempenho do indivíduo em relação às suas metas estabelecidas, tarefas e responsabilidades.
  3. Feedback: A avaliação deve fornecer feedback construtivo e orientado para o desenvolvimento, de forma a ajudar o indivíduo a melhorar seu desempenho.
  4. Participação ativa: O indivíduo avaliado deve ser envolvido ativamente no processo de avaliação, incluindo a autoavaliação.
  5. Desenvolvimento: A avaliação deve ser usada como um meio para identificar oportunidades de desenvolvimento e ajudar o indivíduo a alcançar seus objetivos de carreira.
  6. Transparência: As expectativas, critérios e procedimentos de avaliação devem ser claramente comunicados e compreendidos pelo indivíduo avaliado.
  7. Confidencialidade: As informações coletadas durante o processo de avaliação devem ser mantidas confidenciais e usadas somente para fins de desenvolvimento e tomada de decisão.

Tipos de avaliações para aplicar individualmente aos colaboradores

Avaliação por desempenho: Esta avaliação mede o desempenho do colaborador em relação às suas metas e responsabilidades específicas. Pode incluir critérios como qualidade do trabalho, volume de trabalho, precisão e prazos.

Clima organizacional: Mede a opinião dos funcionários sobre o ambiente de trabalho e a cultura da organização.

Desenvolvimento: Mede a progressão do indivíduo em relação aos objetivos de desenvolvimento de carreira.

Cultura: Mede a conformidade dos colaboradores com a cultura e os valores da empresa e como eles contribuem para a construção de uma cultura positiva.

Comportamentos: Mede como os colaboradores se comportam em relação aos valores e expectativas da empresa, incluindo integridade, respeito, colaboração e inovação.

Competências: Mede as competências dos colaboradores, incluindo conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para desempenhar bem suas tarefas e responsabilidades.

CHA: “CHA” é uma sigla para “Conhecimento, Habilidade e Atitude”, é uma técnica de avaliação de desempenho que é usada para medir o desempenho dos colaboradores em relação aos conhecimentos técnicos, habilidades e atitudes esperadas para o seu cargo ou função.

Bem-estar: las têm como objetivo medir o bem-estar geral dos colaboradores, incluindo sua saúde física e mental, seu equilíbrio entre vida profissional e pessoal e sua satisfação no trabalho.

No Software CoBlue você pode criar “Categorias” e “Assuntos” para suas Avaliações. Além de pode editar, questionários, respostas, escalas, orientação e muito mais. É 100% personálizavel.

O que são comportamentos chave?

Os comportamentos chave são comportamentos específicos que são considerados essenciais para o sucesso em uma determinada posição ou em uma organização.

Um exemplo de comportamento chave relacionado à competência “comunicação eficaz” pode ser “Se comunica de forma clara e precisa sobre suas atividades e prioridades”.

Isso é algo que pode ser avaliado e medido através de feedback e observação, e pode ser usado como um indicador do desempenho do colaborador em relação a esse comportamento chave específico.

Veja um exemplo:

exemplo de categoria competências, com assunto comunicação e com comportamentos chaves
Exemplos de Comportamentos chave relacionado à competência “Comunicação”. Imagem do Software de Avaliação de Desempenho da CoBlue.

Utilizar comportamentos chave de forma específica pode tornar a avaliação de desempenho individual mais precisa e objetiva, pois fornece uma base clara e concreta para avaliar e medir o desempenho do colaborador. Isso pode ajudar a remover subjetividade e garantir que a avaliação seja baseada em evidências concretas.


Orientação das avaliações (Autoavaliação, 90º, 180º e 360º)

A avaliação de desempenho individual geralmente é realizada pelo gerente ou supervisor imediato do colaborador, mas também pode ser realizada por outros membros da equipe ou até mesmo por outros gerentes ou líderes da empresa.

Autoavaliação: Neste tipo de avaliação, o colaborador avalia a si mesmo em relação às suas metas e responsabilidades. Isso pode ser feito por meio de formulários ou entrevistas.

A autoavaliação pode ser útil para ajudar o colaborador a refletir sobre suas realizações e oportunidades de melhoria, além de ajudar o gerente ou supervisor a entender como o colaborador vê a si mesmo e sua performance.

90 graus: Neste tipo de avaliação, o colaborador é avaliado apenas pelo seu gerente imediato.

180 graus: Neste tipo de avaliação, o colaborador é avaliado tanto pelo seu gerente imediato quanto por outros membros da equipe com quem ele trabalha diretamente.

360 graus: Neste tipo de avaliação, o colaborador é avaliado por várias fontes, incluindo seu gerente imediato, colegas de equipe, subordinados e, às vezes, até mesmo clientes ou outros parceiros externos.


Pesos das avaliações por quem avaliou


Os pesos das notas podem ser diferentes dependendo de quem avalia. Por exemplo, o feedback do gerente imediato pode ter mais peso do que o feedback dos pares, enquanto a autoavaliação pode ter um peso diferente do feedback dos outros.

exemplo de configuração de um questionário de uma avaliação de desempenho individual, para selecionar autoavaliação, avaliação do lider, avaliação dos pares e pesos
Exemplo de orientação e pesos no software de Avaliação de Desempenho da CoBlue


Peso das avaliações por notas, escalas e classificação final

Os pesos das notas, escalas e classificação final das avaliações de desempenho variam de acordo com a metodologia e os objetivos da organização.

Algumas organizações usam uma escala numérica, enquanto outras usam uma escala de classificação como “excelente”, “bom”, “satisfatório” e “insatisfatório”. Algumas organizações também usam um sistema de pontos, onde o colaborador é avaliado em diferentes áreas e recebe pontos para cada área.

Os pesos das notas são aplicados de acordo com a importância ou o impacto de cada área de desempenho. Por exemplo, uma organização pode dar maior peso à realização de metas do que à comunicação interna.

Uma classificação é determinada com base na soma dos pesos das notas. Por exemplo, se a realização de metas tem um peso de 60% e a comunicação interna tem um peso de 40%, então a classificação final seria calculada como 60% da nota de realização de metas + 40% da nota de comunicação interna.


Classificação final

A escala de classificação final pode variar de acordo com a organização. Algumas organizações usam uma escala de classificação como “excelente”, “bom”, “satisfatório” e “insatisfatório” enquanto outras usam uma escala numérica.

exemplos de escala de resposta e escala de resultados classificação final de uma avaliação de desempenho individual
Exemplo de tipos de resposta de uma avaliação (à esquerda) e as notas e classificação final (à direita). Imagem do Software CoBlue de Avaliação de Desempenho

É importante notar que os critérios de avaliação e a metodologia usada devem ser claramente comunicados e compreendidos pelos colaboradores antes da avaliação ser realizada e todos os critérios devem ser justos e objetivos para garantir uma avaliação justa e precisa.


Etapas de uma avaliação de desempenho individual


A estrutura de uma avaliação de desempenho individual varia de acordo com a metodologia e os objetivos da organização, mas geralmente inclui os seguintes passos:

  1. Definição de metas e responsabilidades: Antes de iniciar a avaliação, as metas e responsabilidades do colaborador são claramente definidas e comunicadas.
  2. Coleta de dados: Durante o período de avaliação, dados são coletados sobre o desempenho do colaborador. Isso pode incluir observações, registros de trabalho, feedback de outros colaboradores e autoavaliação.
  3. Análise de dados: Os dados coletados são analisados ​​para avaliar o desempenho do colaborador em relação às suas metas e responsabilidades.
  4. Feedback: O colaborador é fornecido com um feedback sobre sua performance, incluindo áreas fortes e oportunidades de melhoria.
  5. Planejamento de desenvolvimento: O colaborador e o gerente trabalham juntos para desenvolver um plano de ação para melhorar o desempenho do colaborador e alcançar suas metas.
  6. Revisão e avaliação: O desempenho do colaborador é revisto e avaliado novamente após um período específico para medir o progresso e a eficácia do plano de ação.
  7. Acompanhamento: O desenvolvimento do colaborador é acompanhado de perto para garantir que ele está alcançando seus objetivos e metas.



É importante notar que essa estrutura pode ser adaptada e personalizada para atender as necessidades e objetivos específicos da organização. Além disso, é importante que a avaliação seja realizada de forma imparcial e objetiva, e que os critérios de avaliação sejam claramente comunicados e compreendidos pelo colaborador.


Revisão dos resultados das avaliações de desempenho individual

A revisão dos resultados de uma avaliação de desempenho individual é realizada pelo gerente ou supervisor do colaborador, e pode ser realizada regularmente, como anualmente, ou de forma pontual, como após uma grande mudança ou projeto.

Durante a revisão, o gerente ou supervisor analisa os dados coletados durante a avaliação e compara o desempenho do colaborador com as metas e responsabilidades estabelecidas. Ele também avalia o desenvolvimento do colaborador em relação às áreas identificadas como oportunidades de melhoria.

Com base nessa análise, o gerente ou supervisor pode tomar as seguintes ações:

  • Elogio: Elogiar o colaborador pelo bom desempenho e reconhecer suas realizações.

  • Desenvolvimento: Identificar áreas onde o colaborador precisa melhorar e desenvolver um plano de ação para ajudá-lo a alcançar suas metas.

  • Treinamento: Identificar habilidades ou conhecimentos que o colaborador precisa para melhorar seu desempenho e oferecer treinamento apropriado.

  • Promoção: Considerar o colaborador para promoção ou transferência para outra posição, se ele tiver mostrado desempenho excepcional.

  • Reforço de equipe: Identificar como o colaborador pode contribuir para o desenvolvimento e o sucesso da equipe, e encorajá-lo a desempenhar um papel proativo nesse sentido.

  • Monitoramento contínuo: Acompanhar o desempenho do colaborador regularmente para garantir que ele esteja alcançando seus objetivos e metas.

  • Ajuste de remuneração: Considerar ajustes de remuneração, como bônus ou aumentos salariais, para colaboradores que têm desempenho excepcional.

É importante notar que os resultados da avaliação de desempenho individual devem ser mantidos confidenciais e compartilhados apenas com aqueles que precisam saber. Além disso, é importante que a avaliação seja feita de forma justa e imparcial, e que todas as ações decorrentes sejam baseadas em fatos e evidências.


Aplique 9Box e PDI

O 9 Box e o PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) são aplicados após uma avaliação de desempenho individual.

O 9 Box é uma ferramenta de gestão de desempenho que classifica os colaboradores em nove categorias diferentes com base em suas competências técnicas e comportamentais. Isso ajuda a identificar os colaboradores que têm potencial para se desenvolver e crescer na empresa.

imagem ilustrativa to software de 9box 4box 6box nbox da coblue no artigo avaliação de desempenho individual
Exemplo de um 4Box utilizando avaliação de desempenho e avaliação de cultura. Imagem do Software de 9Box da CoBlue.

O PDI é um plano de desenvolvimento individualizado que é desenvolvido para cada colaborador, com base em suas metas, objetivos e necessidades de desenvolvimento. Ele inclui ações concretas para desenvolver habilidades e competências específicas e pode incluir treinamento, mentorias, projetos e outras atividades.

exemplo de pdi no software coblue plano de desenvolvimento individual no artigo avaliação de desempenho individual
Exemplo de PDI no software da CoBlue

Ambas as ferramentas devem ser usadas em conjunto com a avaliação de desempenho individual para ajudar a identificar as necessidades de desenvolvimento dos colaboradores e desenvolver planos de ação para alcançar seus objetivos e metas.


Benefícios em utilizar avaliação de desempenho individual na gestão da sua empresa

A avaliação de desempenho individual pode oferecer muitos benefícios para a gestão de uma organização, alguns deles são:

  • Melhoria do desempenho: Ajuda a identificar áreas onde os colaboradores podem melhorar e fornecer feedback e recursos para ajudá-los a alcançar melhores resultados.

  • Identificação de líderes potenciais: Identifica colaboradores com potencial de liderança e fornecer oportunidades para desenvolver essas habilidades.

  • Alinhamento estratégico: Garante que os colaboradores estejam alinhados com os objetivos estratégicos da organização e trabalhando para alcançá-los.

  • Comunicação: Deve ser usada como uma ferramenta para comunicar as expectativas e responsabilidades dos colaboradores e fornecer feedback sobre seu desempenho.

  • Desenvolvimento de carreira: Ajuda a identificar os interesses e objetivos de carreira dos colaboradores e fornecer oportunidades para o desenvolvimento profissional.

  • Retenção de talentos: Ajuda a identificar e reter os melhores talentos, oferecendo oportunidades para o desenvolvimento de carreira e reconhecimento do desempenho excepcional.

  • Tomada de decisão: Fornece informações valiosas para a tomada de decisão em relação a promoções, reajustes salariais, transferências, entre outras decisões relacionadas aos colaboradores.

  • Melhoria da cultura organizacional: Pode ajudar a promover uma cultura de feedback e melhoria contínua, incentivando os colaboradores a trabalhar para alcançar seus objetivos e contribuir para o sucesso da organização.

  • Identificação de problemas: Ajuda a identificar problemas subjacentes, como falta de capacitação, falta de recursos, problemas de equipe, entre outros.


Em resumo, a avaliação de desempenho individual pode ser uma ferramenta valiosa para a gestão de uma organização, fornecendo informações valiosas para melhorar o desempenho, alinhar objetivos estratégicos, promover o desenvolvimento de carreira e retenção de talentos, entre outros benefícios.


Exemplo prático de Avaliação de desempenho individual


Aqui está um exemplo hipotético de avaliação de desempenho individual para um colaborador chamado Jõao:

📣 💬 Comunicação Eficaz

Peso da nota líder = 50% | Auto 30% | Pares 20%
Escala de respostas = 0 a 5

Comportamentos Chave

  • João fala bem em público e se expressa de forma clara e precisa?
    (Nota Líder: 4 | Auto = 4 | Pares 4)
  • João escreve de forma clara e precisa e utiliza ferramentas de comunicação eficazes?
    (Nota Líder: 4 | Auto = 4 | Pares 3,5)
  • João é capaz de ouvir e compreender as perspectivas e necessidades dos outros?
    (Nota Líder: 4 | Auto = 4 | Pares 4)
  • João é capaz de resolver conflitos de forma eficaz?
    (Nota Líder: 4 | Auto = 4 | Pares 3,5)

Classificação final = Nota média: 3,9 (Acima do esperado)

✅ Ações a serem tomadas

  • Fornecer feedback a João sobre sua comunicação escrita e habilidade para resolver conflitos, de acordo com a avaliação de seus pares.
  • Discutir com João suas metas e objetivos de desenvolvimento relacionados à comunicação eficaz e estabelecer planos de ação para alcançá-los.
  • Fornecer treinamento ou outras oportunidades de desenvolvimento para melhorar a comunicação escrita e habilidade para resolver conflitos.
  • Continuar a fornecer feedback e apoio para ajudar João a manter e melhorar suas habilidades de comunicação eficaz.

É importante lembrar que essa é apenas uma amostra hipotética e que cada avaliação de desempenho individual deve ser adaptada às necessidades e circunstâncias específicas da organização e do colaborador.

A avaliação de desempenho individual é uma ferramenta importante na gestão de pessoas, pois permite avaliar o desempenho de cada colaborador de forma objetiva e justa.

O objetivo final é ajudar os colaboradores a alcançar seus objetivos e melhorar seu desempenho ao longo do tempo.


Compartilhe esse artigo!
Deixe um comentário: