Tempo de leitura: 5 minutos
O turnover nada mais é do que o índice de rotatividade de colaboradores dentro da sua empresa. E são inúmeros os fatores que impactam esse número.
Conforme apontam as pesquisas, os aspectos considerados por profissionais que decidem permanecer ou sair das organizações são variados.
Um estudo realizado pela Tiny Pulse, por exemplo, observou que, ao contrário do que muitos pensam, apenas um em cada quatro colaboradores trocariam de emprego se recebessem um aumento de 10% em seu salário atual.
Isso porque as causas de permanência das pessoas no ambiente de trabalho vão muito além do âmbito financeiro, como podemos ver abaixo:
Em meio a esse mar de fatores (muitas vezes subjetivos) que interferem na mudança de emprego das pessoas, como entender, então, se a minha empresa está enfrentando problemas com isso ou não?
É o que vamos ver nesse artigo. Nos acompanhe na leitura para aprender um pouco mais sobre o turnover e saber quais são os benefícios de se controlar essa taxa para a sua empresa.
O que é o turnover e quais problemas traz para a empresa
Como vimos acima, o turnover é o índice de rotatividade de colaboradores dentro da sua empresa.
Mas por que isso deve ser uma preocupação?
De maneira geral, a rotatividade de colaboradores é algo benéfico e necessário para qualquer negócio. Entretanto, é necessário ficar atento,
Um alto índice, é sinal de que há perda de recursos e tempo nos processos de recrutamento e treinamento. Além disso, pode resultar em problemas para manter o time engajamento e adaptado à cultura da empresa.
Em contrapartida, o baixo nível de turnover representar estagnação para as pessoas e para a empresa em si.
Por isso, é necessário calcular o número com recorrência e buscar forma de mantê-lo no nível ideal.
Qual é o turnover ideal?
O turnover ideal é relativo. Depende da empresa, seu segmento e sua política de retenção.
Mas especialistas da área de gestão de pessoas recomendam que a empresa trabalhe com um índice de turnover entre 5% e 10% ao ano.
Determinar o turnover ideal dentro de uma empresa requer uma análise constante do RH e dos gestores, sendo um dos principais indicadores-chave da área.
Alguns benefícios que podemos observar em se manter um turnover ideal é evitar o comodismo nas equipes dentro da empresa e afastar os colaboradores sem fit cultural, mantendo o engajamento.
Como manter o turnover ideal?
Abaixo listamos algumas dicas para que você possam manter o índice de turnover em equilíbrio na sua empresa:
Tenha salários e benefícios competitivos com o mercado de trabalho
Com a alta competitividade, principalmente dentro das empresas de tecnologia, é preciso estar constantemente atento aos seus concorrentes (diretos e indiretos) para entender quais são os salários e benefícios que estão sendo oferecidos.
Mesmo tendo observado que o salário, em muitos casos, não é o ponto principal para a troca de um emprego, ele precisa estar de acordo com o mercado de cada área.
Invista em criar processos seletivos mais assertivos
O processo de seleção para novos colaboradores precisa ser bem aplicado para que se seja assertivo e atraia profissionais que de fato se identificam com a empresa, sua cultura e seus valores.
De acordo com a The Predictive Index, pessoas bem alocadas em seu trabalho têm um desempenho 34% superior às demais.
Há muitas pessoas em cargos que não condizem com suas competências e/ou vocações, por isso, é importante investir tempo e pesquisa para se obter talentos certeiros desde a seleção.
Assim, você terá mais pessoas engajadas que realmente impactem os resultados da empresa.
Motive sua equipe para reter talentos
O colaborador precisa se sentir motivado e valorizado para se tornar produtivo e desejar permanecer na empresa.
Colaboradores estressados, além de não produzirem da maneira que produziriam normalmente, também são mais propensos a procurar outro emprego em empresas que trabalhem o clima organizacional.
Tenha um plano de carreira
Os colaboradores gostam de saber que há espaço dentro da corporação para crescer e se desenvolver.
Por isso, o desenvolvimento de um plano de carreira é fundamental para reter talentos. Através dele as pessoas da sua empresa sabem quais são os próximos passos a seguir.
Invista na experiência do colaborador
Você tem investido tempo para entender a rotina da sua organização através do ponto de vista do seu colaborador?
Investir de forma estratégica na Employee Experience é uma das grandes chaves para o crescimento e sucesso da sua empresa.
Oferecer uma experiência melhor ao seu colaborador torna as pessoas mais felizes e, consequentemente, aumenta a produtividade e reduz a rotatividade.
Estudos da Universidade de Warwick mostraram que pessoas felizes são 12% mais produtivas.
Como a CoBlue pode te ajudar a melhorar seu turnover
É preciso liderar de forma estratégica e humanizada para reter seus talentos e melhorar a performance da sua equipe como um todo.
Com o nosso software de gestão e nosso time de especialistas você pode se tornar um líder capaz de reter ótimos profissionais na sua equipe.
Clique aqui e agende uma demonstração.
Conteúdos que você também pode gostar:
👉 Produtividade: 10 dicas para elevar a produtividade na empresa
Deixe um comentário: