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O Product Manager, ou Gestor de Produto, é o profissional responsável pela entrega de um produto que gere boas experiências e seja rentável.
Ou seja, que atenda às necessidades do seu público e traga retorno financeiro para a empresa.
Com o crescimento exponencial da tecnologia e dos produtos digitais, essa se tornou uma função cada vez mais desejada e valorizada pelo mercado, com salários que podem se tornar bastante atrativos de acordo com o nível de experiência neste cargo.
Mas junto à grande oportunidade que a função reserva a quem a procura, vêm também os inúmeros desafios.
Para assumir essa posição é necessário que o profissional tenha um perfil de liderança e profundamente estratégico, capaz de unir e manter em sinergia algumas áreas e equipes distintas.
Continue a leitura e entenda o que é a gestão de produto, qual o papel de um Product Manager nesse cenário, quais habilidades e ferramentas deve ter, seu salário e muito mais.
Se preferir, você também pode navegar pelo conteúdo:
– Qual é o papel de um Product Manager
– Quais são os tipos de Product Manager mais comuns
– O que um Product Manager faz
– Quais são as hard skills e soft skills de um Product Manager
– 3 coisas indispensáveis para o sucesso de um Product Manager
– Qual o salário de um Product Manager
– Uma metodologia determinante para o sucesso de um Product Manager
O que é gestão de produto
A gestão de produto é uma área que trabalha diretamente com a definição de mercado, público-alvo, proposta de valor e outros pontos importantes para o sucesso de um produto.
Embora tenha sido adotada por diversos tipos de negócios, ela se difundiu principalmente no meio tecnológico, relacionada à construção de softwares e outros produtos digitais.
Sua função é fazer com que a visão e ações da empresa permaneçam alinhadas às necessidades dos usuários que consomem seu produto, gerando valor para ambas as partes.
E é nesse contexto que nasce o Product Manager: o responsável pela gestão do produto e o personagem principal deste artigo.
Nos acompanhe nos próximos tópicos e entenda mais sobre as suas atribuições.
Qual é o papel de um Product Manager
Pelo que mostramos até aqui já foi possível perceber que o Product Manager é um profissional estratégico, certo?
Seu papel é gerenciar o desenvolvimento do produto, mantendo-se atento às diversas perspectivas que esse processo envolve.
Seu caráter estratégico se deve, entre outros motivos, ao fato de que ele é o responsável pelo estudo do Product-Market Fit (PMF) de uma empresa. Em tradução livre para o português, podemos entender esse termo como “adequação do produto no mercado”.
Trata-se de um estudo cuja função é mapear a posição de um produto no mercado, garantindo que ele seja relevante e que satisfaça as necessidades do seu público alvo.
E é claro que um Product Manager não trabalha sozinho nessa missão. Mas, como guardião do produto, ele se torna o responsável por liderar a sua gestão, conectando os aspectos, profissionais e áreas relacionadas ao seu sucesso.
Os três principais pontos de intersecção nesse meio podem ser divididos nas seguintes áreas: UX, Tecnologia e Negócios.
UX (Experiência do Usuário)
Para criar uma solução ou funcionalidade útil, o primeiro passo é considerar a opinião do usuário (o cliente do produto). É por isso que as pesquisas que fazem parte do UX (mercado, satisfação, análise da concorrência e análise de uso) são parte fundamental da gestão do produto.
Tecnologia
Outro pilar desse ramo é a atenção às novidades do mercado tecnológico, pois elas permitem identificar oportunidades ou possibilidades de melhoria do produto. Não por acaso, os alinhamentos e validações com a área de TI (engenharia de software, cientistas de dados e outros) são indispensáveis para um PM.
Negócios
Além de garantir que o produto resolva a dor dos usuários, é necessário mantê-lo alinhado às metas e aos objetivos da empresa. Sendo assim, um PM também exerce um papel fundamental no estabelecimento e mensuração dos KPIs, Metas e OKRs da empresa.
A necessidade de lidar tais áreas constantemente, faz com que um Product Manager precise ter conhecimentos distintos também.
Marketing, compliance, finanças, ciência de dados, Customer Success e vendas são apenas alguns dos assuntos que se tornam parte do escopo de trabalho de um PM.
Tudo isso torna o cargo bastante desafiador, mas na mesma proporção, muito desejado e valorizado pelas empresas.
Continue a leitura para entender quais são as atribuições de um PM e ver como o mercado tem reconhecido esse tipo de profissional.
Quais são os tipos de Product Manager mais comuns
Apesar de ser uma função que demanda aptidões e comportamentos multidisciplinares, como mostramos acima, é natural que um ou outro aspecto predomine em seu trabalho.
Afinal, estamos falando de pessoas. Diferentes perfis, formações, interesses e bagagens também são aspectos importantes desse assunto.
Considerando as áreas relacionadas à gestão do produto, os tipos de Product Manager mais comuns são aqueles focados em negócios, na parte técnica, no design e em growth.
- PMs de negócios: costumam ter boa experiência comercial e visão de mercado, e facilidade para se relacionar com públicos em geral
- PMs técnicos: vêm das áreas de desenvolvimento e têm mais conhecimento técnico sobre o produto
- PMs designers: focados em design de UX, são a escolha ideal para empresas cujas questões estéticas e funcionais são prioritárias
- PMs de growth: com facilidade para análise de dados, esses perfis são voltados à busca de insights e oportunidades de alavancar o produto sempre que possível.
Como podemos perceber, ser um PM não se trata, necessariamente, de dominar 100% de todas as áreas relacionadas ao produto. Acreditar no oposto seria uma idealização.
Naturalmente existem tipos diferentes, que se encaixam melhor em determinados tipos de empresa também.
Contudo, como já mostramos aqui, quanto mais multidisciplinar e estratégico ele for, maiores são as chances de otimizar o trabalho.
O que um Product Manager faz
Se você chegou até aqui, já compreendeu qual a função central de um Product Manager e visualizou algumas das suas responsabilidades como, por exemplo, o estudo do Product-Market Fit.
Contudo, é evidente que tentar resumir um cargo como este em apenas um tópico desse artigo seria um tanto quanto otimista.
Para entender mais sobre a parte prática deste cargo, conhecendo suas principais tarefas, nos acompanhe na leitura abaixo:
Elaboração e gestão do roadmap
Em poucas palavras, o roadmap de produto é seu planejamento estratégico e, por isso, sua elaboração e manutenção é uma das responsabilidades do Product Manager.
Ele funciona como um guia para os times envolvidos e permite acompanhar a evolução do trabalho de desenvolvimento, com diretrizes e informações essenciais do produto (como: objetivos da empresa/produto ao longo do tempo, soluções para os problemas do cliente, visão do produto, tempo e recursos necessários para a execução).
Participação em testes
Executar testes não é uma obrigação de um Product Manager, mas é comum que ele participe de testes relacionados ao produto para confirmar se a jornada do usuário está sendo positiva.
Alguns exemplos de testes com os quais ele se relaciona são: estrutura das informações, existência de bugs, posição de botões e testes de link.
Acompanhamento e participação no Product Discovery
O product discovery é um processo feito pela equipe de design, com o objetivo de garantir que o produto realmente seja relevante para o usuário. Ele consiste em um estudo um pouco mais aprofundado sobre um público específico e suas necessidades, que ocorre por meio de pesquisas, entrevistas, criação de personas, benchmarking e outras técnicas.
Análise de dados
Independente do setor ou porte da empresa, um Product Manager é orientado por dados. Portanto, é imprescindível que ele saiba coletar e interpretar informações que o ajudem a entender se o produto está sendo bem aceito pelo seu público e, assim, contribuindo efetivamente com os objetivos e/ou metas que baseiam suas ações nesse cargo da empresa.
Coordenação de equipes
Uma das responsabilidades do PM é acompanhar o desempenho dos times envolvidos com o desenvolvimento do produto e mantê-los alinhados. Isso envolve, entre outras coisas, o dever de manter todos informados sobre o processo e conduzir reuniões que promovam a integração do time, geração de insights e atualização sobre as responsabilidades de cada envolvido.
Aqui, vale destacar que este não é um cargo responsável por gerenciar pessoas, mas sim de manter os objetivos claros para que as ações de todos estejam de acordo com eles.
Apesar de já existirem muitas informações a respeito das atividades de um Product Manager, é comum surgirem algumas dúvidas sobre isso.
Especialmente quando falamos sobre outra figura que faz parte desse universo de novas funções e tarefas demandadas pelo avanço tecnológico: o Product Owner, conhecido como “dono do produto” no bom e velho português.
Mas fica aqui um resumo bem objetivo: um Product Owner também é uma liderança que se envolve em boa parte dos processos acima, mas se concentra na operação tática de criação e aprimoramento do produto (planejamento, alinhamento, entregas).
Diferente do Product Manager que, como já vimos, é um cargo mais abrangente, com mais responsabilidades e olhos voltados para o negócio.
Quais são as hard skills e soft skills de um Product Manager
Como você já percebeu, a gestão de produto é uma função dinâmica que lida com diversos públicos e exige conhecimentos distintos de diversas áreas.
Logo, aqueles que têm o famoso “jogo de cintura” e conseguem equilibrar as habilidades técnicas (hard skills) e emocionais/comportamentais (soft skills) que essa posição requer, saem na frente na busca pelo sucesso na profissão.
Abaixo listamos algumas das habilidades e competências fundamentais para um profissional da gestão de produto:
HARD SKILLS
- Liderança
- Gestão de projetos (metodologias e processos)
- Análise de dados e de cenários
- Planejamento estratégico
SOFT SKILLS
- Comunicação
- Raciocínio lógico
- Organização
- Adaptabilidade
É claro que existem muitas outras soft skills e hard skills envolvidas com essa função, mas aqui citamos apenas algumas das que são fundamentais.
Vale reforçar também que, quando o assunto são as habilidades (sejam elas emocionais ou técnicas) há um outro ponto muito importante: a necessidade de desenvolvimento e aprimoramento constante.
Afinal, com o mercado cada vez mais competitivo, é indispensável que um profissional como esse (líder, em posição estratégica e gestor) se dedique ao aprendizado contínuo se quiser se manter relevante no mercado de trabalho.
3 coisas indispensáveis para o sucesso de um Product Manager
Quem trabalha como PM sabe e quem leu o artigo todo até aqui também já entendeu o quanto a adoção de metodologias e o aprimoramento de habilidades impactam a qualidade dos resultados nessa função.
Mas existem também outras ações que desempenham papel fundamental para o sucesso de um PM, que não podem ser deixados de lado por ele.
Mensurar a performance constantemente
A performance não é algo para colocar na gaveta e avaliar apenas no final de um ciclo. Para que erros sejam identificados e corrigidos com agilidade, ela precisa ser avaliada constantemente, mas este só é um processo viável quando se baseia nos KPIs e objetivos certos.
Por isso, é imprescindível que um PM saiba definir e organizar essas informações (considerando sempre os interesses da empresa e dos consumidores do produto), para que suas análises de performance sejam confiáveis.
Prezar pela construção de um time sólido
A área de produtos tem se mostrado cada vez mais dinâmica e ágil. Para acompanhar esse ritmo, é necessário que as pessoas envolvidas com os projetos estejam realmente comprometidas com bons resultados.
E mais, que busquem o aprimoramento pessoal e profissional constantemente, saibam se comunicar, e tenham processos de trabalho sólidos e eficientes.
Como falamos anteriormente, apesar da gestão de pessoas não ser uma responsabilidade direta de um PM, como líder e gestor de produto ele exerce muita influência sobre esse fator. Logo, a qualificação e desenvolvimento do time acaba se relacionando com suas atividades.
Usar boas ferramentas de trabalho
O talento e a disciplina dos envolvidos com o desenvolvimento do produto são, inegavelmente, fatores importantes para o sucesso dos resultados.
Mas o uso de boas ferramentas também é algo muito importante no processo. Afinal, elas são capazes de tornar a rotina de todos mais simples e o caminho ao resultado mais claro.
Além, é claro, de viabilizarem o fornecimento dos pilares desse contexto: a produtividade, a gestão de processos, a colaboratividade e a análise de dados.
Estas etapas são todas bastante complexas no processo, mas existe um caminho eficaz para auxiliar um PM nesse contexto.
Para entender qual é, continue a leitura do artigo até o final. Mas antes, veja como essa profissão tem sido valorizada pelas empresas.
Qual o salário de um Product Manager
Se você chegou até aqui, já entendeu qual é o papel de um Product Manager, quais competências deve ter, o que ele deve fazer e, principalmente, qual a importância dele no mercado atual.
Mas se ao longo da leitura você se perguntou “Ok, mas quanto um PM ganha para fazer tudo isso?”, chegou a hora de esclarecer essa dúvida.
De acordo com o Panorama do Mercado de Product Management 2021, o salário de um Product Manager gira em torno de R$ 10 mil, podendo partir da faixa de R$ 2 mil (iniciantes) e chegar até R$ 30 mil (sênior).
Tal estudo contempla grupos e comunidades de Produto nacionais, e contou 1.068 respondentes.
Já no site Glassdoor, observamos uma média salarial um pouco mais alta para essa função, de R$ 11.000,00/mês. Nele, as variações de salário partem de R$ 5.000,00 e vão até R$ 17.000,00 por mês, conforme os níveis de experiência e o porte das empresas listas.
Nesse caso, o levantamento considera cerca de 7.900 salários cadastrados no site nas mais diversas empresas.
Uma metodologia determinante para o sucesso de um Product Manager
Diante de todas as responsabilidades que foram apresentadas nesse artigo, é indiscutível que o alinhamento, foco e a comunicação são fundamentais para um Product Manager, não é mesmo?
É justamente por isso que a metodologia de Objectives and Key Results (OKR) é muito utilizada por profissionais que assumem esse cargo e um excelente caminho rumo ao sucesso.
Como o OKR é um método que, entre outros inúmeros benefícios, faz com que os objetivos e seus e indicadores de sucesso fiquem claros para todos, ele se torna um pilar da comunicação e alinhamento de times dos mais diversos contextos.
Isso ocorre não apenas pela clareza que todos passam a ter sobre quais são os objetivos e resultados-chave após o uso do OKR, mas também pela transparência que ele traz sobre o progresso de tudo que está relacionado ao alcance desse objetivo.
Entretanto, é importante reforçar que o software escolhido para colocar o OKR em prática exerce um papel fundamental na eficiência do método.
E quando o assunto é esse, o próprio mercado confirma que a plataforma CoBlue é a melhor opção.
O OKR com a plataforma CoBlue
Com a nossa ferramenta de OKR todos os benefícios da metodologia são vistos por um Product Manager na prática. Através dela o PM consegue:
- Definir OKRs em todos os níveis (organizacionais, departamentais, por área, individuais) e visualizar sua conexão
- Acompanhar o progresso de todos os objetivos e seus resultado-chave em tempo real
- Criar iniciativas (tarefas) e conectá-las diretamente aos OKRs
- Garantir que todas as atividades sejam executadas com base no seu impacto, implementando uma cultura de resultado
- Manter o histórico de todas as atividades realizadas para alcançar os objetivos
Os benefícios são evidentes e, conhecendo essa solução, fica ainda mais fácil perceber que o processo de gestão só tem a ganhar com a CoBlue.
Afinal, imagine só ter que garantir o viés estratégico das ações de equipes e áreas distintas (lidando com inúmeras informações diariamente), tendo apenas planilhas desconexas ou ferramentas incompletas como suporte?
Você trabalha como Product Manager e quem melhorar a sua gestão de produto? Entre em contato com a gente.
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