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6 benefícios dos OKRs para colaboradores

Tempo de leitura: 5 minutos

imagem do autor do artigo sobre benefícios dos OKR

ORKs e seus benefícios para a empresa é assunto que nós estamos sempre falando, mas essa metodologia também ajuda os colaboradores, que são os responsáveis.

Um estudo da Leadership IQ mostra que somente 14% das pessoas acreditam que suas contribuições de fato estão ajudando a empresa a alcançar seus objetivos. Por isso, é importante que os colaboradores entendam qual deve ser a sua real prioridade dentro do meio corporativo.

Primeiramente, o que é OKR?

OKRs, sigla para Objectives and Key Results (objetivos e resultados-chave), é uma ferramenta de gestão de desempenho que surgiu em resposta às novas tendências de avaliação de performance nas empresas. Foi criada pela Intel e popularizada no Vale do Silício a partir da década de 90, por empresas como Google, Linkedin e Twitter.

Esta metodologia propõe um conceito de construção colaborativa de objetivos, incluindo todos os colaboradores no processo estratégico de decisão da empresa. A cultura de OKR é formada diante do interesse real de uma empresa em estabelecer um processo de gestão de desempenho estruturado, com foco em trazer resultados efetivos para o negócio.

Essencialmente, os objetivos devem ser o reflexo da missão, visão e dos valores da empresa, ou seja, o que é prioritário.

Quais são os benefícios do OKR para os colaboradores?

Por ser uma ferramenta adaptável a diversos tipos de empresas e que pode ser facilmente implementada, listamos abaixo os principais benefícios do OKR para os colaboradores:

Papel estratégico do colaborador na gestão dos OKRs

Os OKRs podem ser elaborados simultaneamente através da cultura top down (em nível macro) ou bottom up (em nível micro), ou seja, envolve todos os níveis da companhia em sua formulação.

Os cargos mais estratégicos devem definir quais são os objetivos que delimitam as diretrizes globais para a empresa, e as equipes e colaboradores estabelecem OKRs alinhados à estratégia do negócio.

A gestão dos OKRs tem execução simples, pois alinha as forças de trabalho em prol dos resultados, aproveitando os pontos fortes de cada indivíduo. Este processo permite que o colaborador tenha autonomia para formular seus OKRs, tornando-se parte da tomada de decisão do negócio ao questionar as metas e objetivos de sua equipe, ou até mesmo da organização.

Definição de prioridades para o colaborador

Os OKRs, como dito anteriormente, são baseados nas prioridades da empresa. Portanto, o colaborador entende quais são as atividades que devem focar, promovendo maior tranquilidade no seu dia-a-dia.

A metodologia propõe que sejam criados poucos objetivos para cada departamento e/ou indivíduo, para que cada um gaste suas energias no que realmente importa, reduzindo o stress no ambiente empresarial.

A partir de sua estrutura, esta ferramenta possibilita que seja desenvolvido um processo de gestão de performance menos burocrático e mais assertivo. Os resultados-chave, elaborados a partir de objetivos mais genéricos, precisam ser, por definição, auditáveis e de fácil mensuração.

Isto facilita a vida do colaborador, que, a partir dos OKRs, pode conceber se suas ações são realmente efetivas e compatíveis com as metas estabelecidas.

Ciclos dinâmicos de OKRs

Por ter ciclos rápidos, de preferência trimestrais para departamentos e equipes, os OKRs podem ser ajustados a tempo caso ocorram problemas ao decorrer do período de avaliação. Para facilitar este processo, a metodologia sugere que sejam feitas reuniões de check-in, promovendo um alinhamento frequente do andamento dos OKRs.

Estes encontros permitem que o colaborador manifeste suas dificuldades encontradas diante de cada objetivo, contando com a ajuda de sua equipe para superar estes obstáculos.

Uma das premissas do framework é a formatação de stretch goals, ou seja, os OKRs devem ser audaciosos para todos os departamentos e equipes. Quando buscamos desafios, contratempos e erros são consequências naturais, e fazem parte de um ciclo de aprendizagem constante para os colaboradores.

A partir de metas desafiadoras, podemos nos tornar mais criativos e inovadores para superar estes obstáculos, estimulando nossa produtividade.

Feedbacks contínuos

A metodologia OKR busca promover a comunicação na empresa como um todo, integrando os departamentos através da formulação de objetivos que estejam alinhados com a estratégia corporativa.

Para isto, é fundamental que haja um forte alinhamento entre as equipes e colaboradores com os gestores, fortalecendo a cultura colaborativa que o OKR busca estabelecer.

Acompanhar o desenvolvimento dos OKRs de maneira frequente, seja através das reuniões de check-in ou de encontros pontuais, permite que os gestores elaborem feedbacks contínuos e construtivos para os colaboradores. A partir deste processo, os indivíduos podem desenvolver seus pontos mais fortes com foco nos OKRs e no crescimento da empresa.

Gestão transparente e colaborativa

A transparência dos OKRs é um pilar fundamental para a metodologia. Os objetivos são disponibilizados para todos os colaboradores da empresa. Assim, é possível ter um panorama geral sobre os negócios da companhia, mostrando o quanto cada equipe e colaborador contribuiu para a empresa, além de entender se as metas definidas caminham de acordo com a estratégia corporativa.

Podemos afirmar, então, que este framework propõe a construção de um espaço colaborativo, no qual toda a organização pode sugerir soluções para o atingimento dos OKRs.

Este processo proporciona melhorias contínuas à empresa, pois todos estão envolvidos no desenvolvimento do negócio. Isto é, perpetuar a cultura de OKRs deve ser uma tarefa comum à empresa em sua totalidade.

Reconhecimento

Como a metodologia é transparente e focada em resultados, é possível identificar e prestigiar os profissionais mais comprometidos com a estratégia da empresa. Os OKRs evidenciam as qualidades e o potencial de cada colaborador e equipe, refletindo efetivamente nas resoluções de negócio.

Fundamentado em expectativas claras em relação aos resultados, os OKRs auxiliam os gestores a entender quais são os indivíduos e equipes que têm melhor desempenho. Com base na performance, é possível criar ações de reconhecimento contínuo para os colaboradores, que evidenciam as ações benéficas e positivas para a organização.

Espero que você tenha aproveitado o conteúdo e entendido melhor como o OKR consegue ajudar os seus colaboradores tanto quanto a sua empresa. Se você quiser continuar recebendo nossos conteúdos, se inscreva abaixo na BlueNews 👇🏻

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Comment (1)

undress vip
16 de janeiro de 2024

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