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Case Builders: construindo resultados com a metodologia OKR

Tempo de leitura: 7 minutos

A produtividade de equipes tem se tornado um desafio cada vez maior para gestores, RHs e lideranças, que se veem frente a urgência de ter uma gestão estruturada, capaz de acompanhar o ritmo do mercado e gerar resultados. E é justamente por isso que sempre reforçamos o potencial da metodologia de gestão que se destaca em contextos assim e é nossa especialidade há anos: a metodologia OKR.

Continue a leitura desse artigo para ver como auxiliamos o time da Builders a obter resultados incríveis ao colocar essa metodologia em prática e mantê-la no centro da sua gestão. 

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Conheça a Builders

Com 26 anos de mercado, a Builders é uma empresa do segmento da construção civil com sede na cidade de São Luís (MA), que trabalha focado na incorporação de condomínios fechados de casas.

Atualmente, possuem uma equipe com 125 funcionários, dividida entre a equipe operacional (105) e a equipe administrativa (20), que já vem adequando sua mentalidade e cultura aos pilares da tecnologia, inovação e gestão ágil desde 2017.

Durante esse processo, conheceram a metodologia do OKR através de um curso e não demorou para receberem recomendações do nosso trabalho aqui na CoBlue.

Em 2020 iniciamos as ações de melhoria junto à equipe administrativa da Builders, mapeando os seguintes aspectos como principais desafios do time na época:

  • mensurar objetivos de forma eficiente
  • acompanhar o progresso dos objetivos
  • atrasos na entrega de projetos
  • falta de comunicação e conexão entre as áreas
  • passar de uma cultura mais tradicional para uma cultura ágil/de inovação

A implantação da metodologia OKR com a Plataforma CoBlue

Apesar de saber quais eram os grandes objetivos da empresa, o time administrativo da Builders enfrentava o desafio de transcrever esses objetivos de forma eficiente, para que ficassem claros para toda a equipe.

Como facilitadores desse processo, nosso primeiro passo foi trazer essa clareza através dos conceitos e práticas da metodologia OKR e dos recursos da plataforma CoBlue.

As principais mudanças nessa etapa envolveram a adoção de ciclos trimestrais de gestão, reuniões semanais de check in e reuniões de alinhamento. 

Builders sobre a implantação do OKR com o time CoBlue

Foi essencial pra gente colocar em prática! Era uma metodologia nova pra gente, estávamos aprendendo. Tivemos muito suporte da equipe […] tanto na questão de ensinar o uso da plataforma CoBlue, quanto ensinar a metodologia. A gente aprendeu muito da metodologia na prática com o pessoal do CS. Foi sensacional!”

Lucas Correa (CCO na Builders)

Além disso, a própria equipe se encarregou de fazer treinamentos semanais complementares para garantir a mudança de mentalidade desejada.

Todos com temas relacionados à cultura que a empresa buscava como, por exemplo, inovação, comportamento, novas metodologias de trabalho.

Com a finalidade de facilitar e acelerar a compreensão de todos sobre o OKR, nos treinamentos a equipe também cruzava o novo conteúdo com metodologias que já eram usadas pela equipe.

Outras ferramentas que auxiliaram o OKR

No momento em que os responsáveis entenderam que a implantação do OKR exigia um forte trabalho com os pilares culturais da organização, começaram a visualizar dentro das outras funcionalidades da CoBlue as soluções para otimizar esse processo.

Já no primeiro início, trabalharam com a gestão de indicadores individuais através do módulo de Gestão de Metas da plataforma.

Isso complementou a gestão feita através do OKRs e contribuiu com o processo de bonificação dos colaboradores.

Ainda no primeiro trimestre, iniciaram também as avaliações de desempenho, cultura e performance através do módulo de Avaliações. 

Dessa forma, conseguiram os dados indicaram quais pontos da equipe exigiam aprimoramento. 

Com o intuito de cruzar as informações obtidas através desses recursos da plataforma (OKR, Avaliações e Metas) e aprimorar os resultados da equipe, a empresa também começou a utilizar o 9Box CoBlue.

Tal medida foi de extrema importância para o programa de desenvolvimento individual na equipe, que também ganhou vida através da plataforma (no módulo de PDI).

Assim como para os rituais de feedbacks, colocados em prática através da plataforma no módulo de Feedbacks após o amadurecimento cultural da equipe.

Softeare CoBlue
OKR, eNPS, Bem-Estar e Employee Expericence

Como resultado, a efetividade dessa estruturação da gestão, com novos pilares culturais, novos processos e novas ferramentas pôde ser vista de forma clara nos índices de satisfação dos clientes da Builders.

Em pouco tempo o índice de NPS da empresa atingiu resultados extremamente satisfatórios, conforme mostramos na sequência.

Builders sobre os resultados com o uso da plataforma CoBlue

Acho que hoje a gente usa praticamente todos os módulos do sistema. Estamos aprimorando alguns, mas a gente consegue utilizar ele em todo o seu potencial. [..] Pra gente foi um match perfeito, né? Tudo que a gente já pensava, encaixado em uma plataforma que tinha tudo, tinha todo nosso pensamento ali, colocado em prática.”

Lucas Correa (CCO na Builders)

Resultados incríveis com a metodologia OKR

Logo após o trabalho de  implantação da metodologia OKR e da adesão da equipe à plataforma CoBlue completa, a equipe Builders alcançou resultados incríveis.

De tal forma que, muitos deles até superaram as expectativas iniciais e foram alcançados no primeiro ano ao nosso lado.

Em resumo, atendendo à lista dos principais desafios encontrados no início do processo de implantação, os primeiros benefícios percebidos foram:

ANTES

  • mensurar objetivos de forma eficiente
  • acompanhar o progresso dos objetivos
  • atrasos na entrega de projetos
  • falta de comunicação e conexão entre as áreas
  • passar de uma cultura mais tradicional para uma cultura ágil/de inovação

DEPOIS

  • objetivos claros e mensurados com transparência e facilidade
  • acompanhamento semanal do progresso
  • entregas priorizadas e mais ágeis
  • mais conexão e comunicação entre as áreas
  • adoção de novos pilares culturais 

Sem dúvida, as consequências desses benefícios foram facilmente percebidas nos resultados da empresa.

Conforme relatado pelo Lucas (integrante da equipe Builders) em entrevista, boa parte dos objetivos definidos por eles foram alcançados:

Conquistas com a CoBlue

Índice de NPS em zona de excelênciaLinha de produção 3x mais ágilRedução do tempo de financiamento
Saiu de 30 para 87Entrega mensal de casas foi de 4 para 12Conclusão que demorava 2 meses e meio, agora ocorre em menos de 30 dias
Resultados obtidos entre 2020 e 2022

Apesar de existir uma certa descrença inicial quanto à efetividade do processo e dos inúmeros desafios, o impacto positivo foi percebido por todos.

Assim que os setores começaram a pensar em conjunto, conectar seus objetivos e indicadores e visualizar tudo de forma clara e transparente (inclusive o progresso das ações na busca pela melhoria de cada indicador), a comunicação da cadeia de produção ficou muito mais clara, melhorando seus resultados.

Builders sobre os resultados com o uso da plataforma CoBlue

É uma transformação. É uma metodologia que consegue transformar da cultura, à performance à comunicação dentro da empresa. […] Só ganhos até agora! A gente faz avaliações anuais e mensais e consegue ver o crescimento de forma clara, nos números.”

Lucas Correa (CCO na Builders)

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