Tempo de leitura: 7 minutos
Neste artigo vamos conversar sobre como aumentar a produtividade na sua empresa, trazendo dados de especialistas do mundo todo.
Mas antes de iniciarmos, já queremos deixar registrado aqui que o conteúdo também pode ser visto no vídeo abaixo, onde você entende como aumentar os índices produtivos da sua equipe em 42%.
O contexto nacional
Você sabia que a produtividade brasileira equivale a um quarto comparado com países ricos?
Um estudo da FGV mostrou que o Brasil está na posição número 50, em uma lista que inclui 68 países. Ou seja, estamos quase no fim da fila nesse assunto.
Então, o que a sua empresa pode fazer para fugir das estatísticas negativas e ser mais produtiva?
Hoje viemos aqui para conversar com você sobre produtividade e te dar dicas importantes para você e sua empresa entregarem melhores resultados.
A produtividade na empresa é responsabilidade da organização
Algumas das abordagens mais comuns relacionadas ao aumento da produtividade são aquelas relacionadas às técnicas já conhecidas pelo mercado, tais como a Técnica Pomodoro, GTD – Getting Things Done, Matriz de Eisenhower e outras.
O problema é que a maior parte dessas técnicas são ações individuais que podem melhorar sua produtividade individual. Ou seja, elas terão pouco impacto na produtividade da empresa como um todo.
Mas apesar do caráter individual, o que as pesquisas recentes mostram é que isso não é culpa dos colaboradores. Eles não deixam de ser tão produtivos quanto poderiam somente por desejo próprio.
A produtividade da força de trabalho é principalmente um dilema organizacional e, portanto, requer soluções organizacionais.
Peter Drucker, um dos pais da administração moderna, afirmava que:
“A produtividade é o melhor indicador para você entender se sua gestão está sendo eficiente”.
Peter Drucker
Veja também: 10 dicas para elevar a produtividade
O que difere as empresas mais produtivas do mercado?
Uma pesquisa realizada pela Bain & Company em parceria com o Economist, separou empresas em dois grupos.
As empresas com maior poder produtivo foram classificadas como “as melhores” e as empresas com menor poder produtivo chamadas de “o resto”.
As melhores empresas da pesquisa liberaram 40% mais poder produtivo de seus colaboradores, simplesmente porque focaram em melhores práticas de gerenciamento de tempo, talento e energia.
Esse estudo foi compilado em um livro, no qual a tese principal dos autores é que o recurso mais valioso e que mais impacta na produtividade de uma empresa são pessoas qualificadas, talento combinado e uma cultura forte.
Tempo, talento e energia
Uma organização é um conjunto de pessoas com habilidades e talentos únicos. Além disso, também é uma coleção de horas, ou seja, o tempo que essas pessoas dedicam à empresa.
Tanto talento quanto o tempo são recursos escassos. O que as empresas mais produtivas aprenderam é que você tem que gerir muito bem os dois, assim como os esforços da equipe.
Se todas as pessoas trabalhassem de forma produtiva e eficiente 100% do seu tempo, eles gerariam uma força produtiva de 100%. Simples, não?
Agora, lembre que o funcionamento da sua equipe é como uma engrenagem os inúmeros fatores organizacionais relacionados. Se algo está errado, ela não funciona da forma que deveria.
Lembra quando falamos que produtividade é um assunto organizacional? Pois bem, alguns dos aspectos que podem estar danificando sua “engrenagem” são:
- Falta de orientação sobre o que fazer
- Não ter as habilidades e capacidades necessárias para fazer melhor seu trabalho
- A empresa não têm sistemas, processos ou ferramentas necessárias
- Excesso de burocracia e hierarquia
- Mal gerenciamento de equipes
- Alta prioridade em tarefas e micro gerenciamento
- As pessoas não estão satisfeitas com seu trabalho e não dedicam a energia e atenção necessária
Todos esses fatores, que a pesquisa chama de “arrasto organizacional” ou “burocracia organizacional”, fazem as empresas perderem mais de 20% de sua capacidade produtiva.
O que isso nos diz é que a maioria das pessoas querem ser produtivas, mas são as empresas que estão atrapalhando.
Empresas e líderes que têm foco em produtividade e resultados, buscam eliminar esses obstáculos e burocracia.
Basicamente, eles simplificam a estrutura e modelo de gestão, alinham o operacional com o estratégico e criam formas de trabalho que permitam que os funcionários concentrem seu tempo naquilo que entrega mais valor.
Como gerir sua equipe para aumentar a produtividade na empresa
Um outro insight trazido pelo estudo é que uma boa gestão de talentos pode compensar parte da produtividade perdida devido ao arrasto organizacional.
Cerca de 15% da força de trabalho da maioria das empresas são “estrelas”, ou seja, pessoas com desempenho excepcional e potencial para ter um efeito gigante nos resultados.
Tanto “as melhores” empresas quanto “o resto” têm aproximadamente a mesma quantidade de talentos. Mas a diferença é que no segundo grupo (do “resto”) esses talentos são frequentemente colocados em funções que limitam sua eficácia.
As melhores empresas concentram seus melhores talentos em funções críticas para que elas causem o maior impacto no desempenho da organização.
Além disso, elas agrupam seus melhores talentos para resolverem problemas ou desafios que geram grandes resultados. Ou seja, ter as pessoas certas no lugar certo faz toda a diferença.
Elas reconhecem que o agrupamento é mais importante do que simplesmente trazer grandes talentos, já que a maior parte do trabalho é feito em equipe.
Mas para que essas pessoas talentosas possam ter resultados elas precisam estar engajadas e inspiradas. Afinal, a energia dos colaboradores pode compensar muito a perda de produtividade de uma empresa.
Satisfação, engajamento e inspiração
Tem uma frase famosa que diz que as pessoas reagem de maneira diferente quando se deparam com uma parede:
“Pessoas satisfeitas realizam uma reunião para discutir o que fazer com as paredes. Pessoas engajadas começam a procurar escadas para escalar a parede. Pessoas inspiradas atravessam através dela.”
O impacto positivo que a inspiração pode ter sobre os resultados de uma pessoa é muito bem exemplificado em número em uma pesquisa da Brain & Company.
Feita com mais de 300 executivos seniores de empresas em todo o mundo, a pesquisa mostrou que colaboradores satisfeitos são produtivos em um índice de 100 pontos, os engajados produzem em um nível de 144. Agora, prepare-se. Colaboradores inspirados pontuam 225 nessa escala.
Em outras palavras, seriam necessários quase dois colaboradores e meio satisfeitos para gerar o mesmo resultado de um funcionário inspirado.
Então, talvez a coisa mais transformadora que sua empresa possa fazer por sua força de trabalho é inspirá-la.
O resultado disso tudo é bem claro. As melhores empresas podem ser 42% mais produtivas, com os mesmo recursos, apenas gerenciando melhor esses três fatores: tempo, talento e energia.
E esse é o verdadeiro segredo das empresas mais produtivas.
Agora, a reflexão que fica é: você vai posicionar a sua empresa entre “as melhores” ou entre “o resto”? O que falta para você começar a praticar os conceitos que mostramos aqui?
Artigos que você também pode gostar:
👉🏼 Produtividade: como otimizar o desempenho da minha equipe?
👉🏼 O impacto do clima organizacional na produtividade dos colaboradores
Deixe um comentário: