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Posso ter mais de um time dentro de um OKR, como um cross-OKR? Para responder essa questão é necessário entender como funciona uma estrutura de OKR. É muito comum que dentro de uma empresa que usa a metodologia, ela esteja estruturada da seguinte forma:
- OKRs da empresa
- OKRs dos times
- OKRs individuais (opcional)
Dentro dessa estrutura, todos os OKRs estão conectados. Os OKRs de cada time contribuem para os OKRs da empresa, e os OKRs individuais contribuem para os OKRs dos times ou diretamente para os da empresa.
Por mais que esses OKRs estejam bem estruturados nada garante que os times tenham mapeado as interdependências que possuem entre si. Isso faz com que cada time cuide somente dos seus OKRs sem conhecer os OKRs do demais times, causando desalinhamento conforme ilustrado pelos exemplos a seguir:
- Uma empresa trabalha com inside sales possui um número de vendas proporcional ao número de leads gerados. Nessa situação é imprescindível que os times de vendas e de marketing estejam alinhados quanto aos seus respectivos OKRs, caso contrário pode haver um número baixo de leads em relação ao número de vendas que precisam ser feitas.
- Uma empresa vai lançar 2 novos softwares em um trimestre, é necessário que sejam feitas campanhas de marketing para a divulgação desses novos produtos. Logo é ideal que o time de marketing esteja a par com as datas desses lançamentos.
Consegue imaginar esse tipo de desalinhamento dentro do seu negócio? Pois é, não tem nada de incomum nesses casos, porém existem soluções que estimulam hábitos melhores entre os times e consequentemente trazem uma melhor performance. Com isso, sugerimos algumas ideias para alinhar diferentes áreas do negócio:
1 – Mapear interdependências
A primeira acontece durante o processo trimestral de criação dos OKRs (no início do quarter) e é simples. Oriente os times a conversarem com um número mínimo de outros times principalmente aqueles com os quais eles têm mais aderência, de forma que ao final do processo todos os times tenham essas interdependências mapeadas. Mesmo que na primeira tentativa o resultado não seja um alinhamento ideal, já é possível perceber os benefícios dessa prática.
2 – Alinhamento dos Líderes OKR
Uma segunda alternativa é instituir uma reunião entre os OKR Champions ou também chamados Líderes OKR da empresa. Eles são os responsáveis por a assegurar o sucesso da implantação e gestão da metodologia OKR. Se o check-in é feito de forma correta, cada Líder OKR faz uma reunião com seus respectivos times semanalmente e consegue um alinhamento entre todos os membros. Entretanto, se uma segunda reunião for feita na mesma semana somente entre os Líderes OKR dos diferentes times, o resultado vai ser cada líder conhecendo a situação dos times alheios e posteriormente reportando-as para seu próprio time.
3 – Cross-OKR
Ao invés de criar objetivos para times elas criam objetivos necessários para o crescimento e bom funcionamento da empresa e a partir daí as pessoas de diferentes áreas criam “KRs” que garantem o atingimento desses objetivos. Segue um exemplo de Cross-OKR para ilustrar a situação:
Objetivo – Entrar em um novo mercado
KR Produto: Lançar o software X
KR Marketing: Gerar 200 oportunidades para o software X
KR Vendas: Fechar o período com 120 clientes no software X
KR Customer Success: Atingir NPS de 30 no software X
Nesse exemplo, é possível perceber que não adianta só lançar o software se não houverem oportunidades de negócio. Por outro lado, mesmo as oportunidades não são garantia de receita a menos que uma venda seja concretizada. E por fim mesmo que a venda ocorra é necessário que o cliente esteja satisfeito com o software e continue a usá-lo, eis o KR do Customer Success que busca manter um NPS alto.
Independente da alternativa escolhida, ou de uma combinação dessas alternativas é importante que você CEO, gestor ou mesmo Líder OKR da sua empresa leve elas em consideração e opte pelo modelo que for mais adequado.
Lembrete: Se você acordar amanhã e tentar mudar a empresa inteira para se adequar a uma dessas 3 sugestões, pode se deparar com uma resistência forte. As mudanças no OKR acontecem em um processo de melhoria contínua então tente introduzi-las uma de cada vez. Dê tempo para que os times as incorporem na medida do possível seus cross-okr.
E a resposta para a pergunta do texto é sim, você pode, desde que leve em consideração os aspectos do seu próprio negócio antes de tomar qualquer decisão. Se bem incorporadas, essas práticas vão tornar o OKR uma metodologia ainda mais eficiente que vai de fato transformar o seu negócio.
Outra dica bacana para melhorar o alinhamento entre as áreas é utilizar um software que ajude a comunicar os OKRs de forma clara e gere transparência na organização. Agende aqui uma demonstração do software CoBlue!
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