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Conheça os 4 maiores desafios do empreendedor

Tempo de leitura: 4 minutos

Os desafios do empreendedor são muitos, mas não podem definir um negócio. O que é preciso para ser um empreendedor de sucesso?

A resposta é simples e bem direta: é necessário conhecer os desafios do empreendedor e as questões enfrentadas diariamente. Somente conhecendo seus problemas que você pode trabalhar com soluções.

O problema é que nem todo mundo tem o olhar treinado e o hábito de observar a gestão como um todo. Também não é fácil extrair dados valiosos dos cenários com os quais se depara para utilizá-los de maneira inteligente.

Para ajudar os empreendedores com essa questão, reunimos os 4 maiores desafios do empreendedor para a boa gestão de um negócio.

Conhecê-los ajudará a entender as dificuldades, caso a caso, e permitirá que elas sejam superadas.

1 – Criar valor para o negócio

Não é fácil criar um empreendimento que seja realmente inovador e com soluções que nenhum outro ainda desenvolveu. Estamos na era digital, o mundo é conectado e exclusividade é uma palavra que se encontra em escassez.

Se existem muitos negócios similares ao seu no mercado, é importante pensar em estratégias para se diferenciar dos demais. Afinal, você não precisa de um produto completamente diferente para fazer a diferença.

Uma das soluções possíveis para esse desafio está na criação de valor para o seu negócio. É preciso desenvolver um conceito somente seu, que faça com que as pessoas tenham sentimentos intangíveis e emocionais em relação a ele.

Para isso, é preciso pensar ‘fora da caixa’. Abandone antigos padrões e verdades absolutas e comece a ousar. Ninguém se encanta pelo que vê todos os dias, buscamos um diferencial.

Um produto que fideliza seus clientes e os cativa, sempre terá mais cliente e um marketing forte indiretamente. Sabe quando você ouve tão bem de algo que quer conhecer melhor? É este sentimento que você tem que despertar no seu cliente.

Mas não se preocupe, o erro faz parte da vida de um empreendedor tanto quanto os acertos, ou até mais. Por isso, não desanime no primeiro deslize.

2 – Desenvolver relacionamentos de sucesso

Para que um negócio possa crescer e conquistar novos mercados, é preciso que os gestores saibam relacionar-se com públicos estratégicos e parceiros em potencial.

Sabe aquela ideia de “juntos somos mais forte”? Ou “a união faz a força”? É quase que isso.

Estabelecer esse contato, tanto com o público interno quanto com o externo, é indispensável. Uma boa rede de contatos auxilia na construção do negócio e permite, muitas vezes, que você obtenha reduções de custos e informações privilegiadas necessárias à competitividade da empresa.

Ninguém chega junto sozinho, neste artigo que falamos sobre a metodologia do Google, mostramos que além de uma empresa ser inovadora, ela precisa de um empurrãozinho.

Se não fosse uma metodologia trazida por alguém de fora, talvez o Google não seria o que é hoje. Quem pode dizer?

Então lembre-se: CONTATOS!

3 – Conseguir recursos financeiros 

Um dos maiores desafios dos empreendedores está em conseguir recursos financeiros para abrir, expandir ou perpetuar um negócio.

Boas ideias existem, mas muitos não sabem o que fazer para colocá-las em prática. Os poucos que tem acesso a fontes de recursos, muitas vezes, depois de tê-los em mãos, não sabem exatamente o que fazer para administrá-los de forma a levar o empreendimento à sustentabilidade e à estabilidade.

Esse é o motivo de tantos negócios que abrem e fecham diariamente. Quer alguns exemplos de como recursos financeiros são importantes, mas não bastam por si só? Veja aqui.

4 – Gerenciar a imagem da empresa na internet (Branding)

Hoje, o uso da internet para tomadas de decisão é, em geral, bastante significativo. Mesmo que um cliente vá até uma loja física adquirir um produto, por exemplo, ele normalmente pesquisa a credibilidade da marca na web antes.

Esse é um comportamento que vem se acentuando cada vez mais. Por isso, é importante gerir a imagem da sua empresa também na web. Assim, será possível prospectar novos clientes e convencê-los de que seu negócio é a melhor opção.

As vezes o menor dos trabalhos já é significativo. Estar online com um número de telefone ou uma rede social para responder dúvidas frequentes já é algo diferenciado.

Se um cliente tem alguma dúvida, seja sobre valor, horário de atendimento ou algo parecido. Suponhamos que ele pergunta para duas empresas distintas sobre sua dúvida, a que responder mais rápido com toda a certeza terá mais chances de ficar com este cliente.

E como superar os maiores desafios do empreendedor?

Depois de conhecer os desafios do empreendedor, é necessário fazer um estudo de mercado para identificar quais são as oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos.

Com isso, será possível traçar um planejamento eficaz, transformar os embates e dificuldades em experiências de crescimento organizacional.

Durante todo esse processo, é importante contar com o apoio de profissionais qualificados e sistemas tecnológicos adequados.

Isso pode significar um importante auxilio estratégico, permitindo o desenvolvimento de uma vantagem competitiva e um excelente posicionamento de mercado.

Confira mais do nosso material e esteja por dentro de tudo que acontece no mundo de gestão, estaremos felizes em poder ajudar caso precise.

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Comments (4)

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