Solicite uma demonstração

Efeito Pigmaleão (Pygmalian Effect): Lições para implantação de OKRs

Tempo de leitura: 5 minutos

(Esse artigo foi escrito pelo nosso parceiro Luciano Menegasso, sócio e responsável pela área de Planejamento e Gestão Estratégica da C&S Projetos e Mercados. Conheça as soluções e serviços da C&S)

A ideia de que o profundo desejo de uma pessoa possa transformar a outra – Pygmalion Effect (Efeito Pigmaleão) – é a base deste artigo.

Exemplificaremos este efeito a partir de pesquisas científicas e correlacionaremos à nossa experiência na implementação de OKRs em diversas empresas.

A origem do Efeito Pigmaleão

Pygmalion foi um artesão da mitologia grega que esculpiu uma estátua de uma mulher, cuja beleza encantou-o de tal forma que o fez trazê-la à vida para então casar-se.

imagem do quadro pygmalion adorando sua estátua de Jean Raoux no artigo Efeito Pigmalião (Pygmalian Effect) Lições para implantação de OKRs da coblue
Pygmalion adorando sua estátua, por Jean Raoux (1717).

Segundo Robert Rosenthal (1985), quando esperamos certos comportamentos de outras pessoas, é provável que ajamos de maneira a aumentar a probabilidade do comportamento esperado.

O trabalho de Rosenthal e Lenore Jacobsen (1968), publicado no livro “Pygmalion in the Classroom Teacher Expectation and Pupils’ Intellectual Development”, mostra que as expectativas dos professores influenciam o desempenho dos alunos.

Expectativas positivas influenciam o desempenho positivamente, e expectativas negativas influenciam o desempenho negativamente.

capa do livro Pygmalion in the Classroom Teacher Expectation and Pupils' Intellectual Development no artigo Efeito Pigmalião e okrs da coblue
Estudo de Robert Rosenthal e Lenore Jacobson sobre o Efeito Pigmaleão nas salas de aula.

A pesquisa original de Rosenthal e Jacobsen concentrou-se em um experimento em uma escola primária em que os alunos fizeram pré-testes de inteligência.

Rosenthal e Jacobsen então informaram os professores dos nomes de vinte por cento dos alunos da escola que apresentaram “um potencial incomum de crescimento intelectual” e que iriam se sobressair academicamente dentro de um ano.

Sem o conhecimento dos professores, esses alunos foram selecionados aleatoriamente, sem relação com o teste inicial.

Quando Rosenthal e Jacobson testaram os alunos oito meses depois, descobriram que os alunos selecionados aleatoriamente e apontaram como “prodígios” tiveram uma pontuação significativamente maior.

A relação com os OKRs

O que há muito tempo é reconhecido por professores e pesquisadores comportamentais no contexto acadêmico vale para o mundo corporativo:

“Expectativas de uma pessoa moldam o comportamento de outra pessoa”.

Neste contexto, quanto maior nossa expectativa em relação aos resultados de uma implementação de OKRs, melhor o desempenho das pessoas e do grupo, e é exatamente isto que temos observados em algumas empresas.

E por que “algumas empresas” e não todas? Certamente que todos tem grandes expectativas quando implementam OKR em suas empresas, porém é preciso dar condições para que isso aconteça, e infelizmente, nem todas estão atentas a isso ou conseguem colocar em prática.

Voltando à pesquisa científica de Rosenthal e Jacobsen, ambos perceberam que os professores estimularam muito mais os alunos tidos como “prodígios” em relação aos demais, ou seja, incentivaram, desafiaram, suportaram e cobraram, extraindo grande potencial daquelas crianças.

Analogamente, empresas precisam estabelecer um ambiente que incentive, suporte e demande por resultados desafiadores, pois o potencial que esta metodologia tem de elevar a empresa a um próximo nível é imenso.

Como o Efeito Pigmaleão pode melhorar a implantação dos OKRs

E como podemos criar um ambiente positivo como este na empresa? Sabemos da importância do comprometimento da diretoria executiva na implantação dos OKRs, porém isso é necessário, mas não suficiente.

Um dos principais aspectos que realmente faz o projeto criar “tração” na empresa está relacionado à qualidade dos OKRs definidos.

Tenho afirmado em vários momentos que a “reunião de OKRs precisa ser a reunião mais importante da empresa”, e isso somente irá acontecer se os objetivos e resultados-chave definidos forem verdadeiramente relevantes para estratégia do negócio e coerentes com suas necessidades e disponibilidades.

Gostamos de dizer que a metodologia de OKRs é um processo contínuo de geração incremental de valor ao longo dos ciclos, que somados irão mudar a trajetória o e desempenho da empresa de forma sustentável ao longo dos anos.

Para isso, precisamos de OKRs muito bem definidos, o que é um grande desafio para empresas, principalmente aquelas que implementam a metodologia pela primeira vez.

A questão aqui não é velocidade, mas sim qualidade e assertividade no que será o foco da empresa nos próximos meses.

Assim, sugerimos aos responsáveis pela condução dos OKRs nas organizações, uma reflexão contínua acerca dos principais direcionadores que, no seu contexto, farão com que a reunião de OKR seja a mais importante da empresa.

Conheça o software de OKR da CoBlue

Crie na sua empresa um ambiente que incentive a integração, colaboração e o foco nos resultados que importam, com o software de OKR da CoBlue.

mockup software coblue okr engajamento de pessoas, alinhamento estratégico e comunicação

CoBlue combina um software completo de OKR com serviços personalizados para sua empresa!

Solicite uma demonstração!

Compartilhe esse artigo!
Deixe um comentário: