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Gestão dos mortos-vivos: como não ser uma empresa zumbi!

Tempo de leitura: 7 minutos

Uma empresa zumbi é uma analogia para quando uma empresa passa a possuir características muito semelhantes aos zumbis da ficção: lentidão, falta de comunicação, desordenação, etc.

Uma epidemia de grandes proporções está infectando empresas ao redor do mundo, as transformando em empresas zumbis e as impedindo de alcançarem seus resultados.

Veja como você pode deixar a sua gestão imune a essa infecção.

O que é Gestão dos Mortos-vivos?

A Gestão dos Mortos-vivos é um exercício de analogia (com muito bom humor) da CoBlue, para explicar dificuldades que empresas estão enfrentando na gestão dos seus negócios e como isso pode se transformar em um filme de terror.

No clássico filme de terror “A Noite dos Mortos Vivos” (George Romero, 1968) a radiação provocada pela queda de um satélite faz com que os mortos saiam de suas covas como zumbis comedores de gente, e que um grupo de pessoas refugiados em uma casa tenham que lutar pela sobrevivência contra uma horda sedenta de carne e sangue.

O filme em si é uma grande metáfora para o momento político e social da época em que foi lançado. Nada mais justo do que utilizar o conceito do filme também como uma metáfora para explorar o atual momento vivido pelas empresas ao redor do mundo.

Entendendo o conceito de empresa zumbi

A metáfora aqui é a seguinte: existe uma epidemia infectando empresas e as transformando em empresas zumbis.

O termo Zumbi na ficção e cultura pop, caracteriza um corpo de uma pessoa morta, mas que parece e age como se estivesse viva.

Uma empresa zumbi segue essas características: estão no mercado, têm suas operações e estratégias aparentemente funcionais, mas possuem características que remetem a um organismo decrépito (no sentido de estarem em crescente decomposição).

Mas antes de nos aprofundar no que caracteriza um organismo decrépito, vamos olhar para o oposto, e pensar no que é um organismo vivo, e consequentemente o que seria uma empresa viva.

O que são as empresas vivas?

‘Empresa é um sistema vivo integrante de um ecossistema complexo com o qual interage e do qual depende.’ MEG/FNQ

Em biologia, organismos vivos são aqueles que apresentam as seguintes características: capacidade de extrair energia a partir de nutrientes, reprodução e adaptação às mudanças ambientais.

Para a Thymus (empresa de consultoria estratégica de marcas) a sociedade nunca foi tão viva. Terá sucesso a empresa que souber usufruir dos princípios da Evolução: interação, adaptação e inovação.

Conversamos com o Ricardo Guimarães, fundador da Thymus em nosso podcast sobre essa temática de empresas vivas e “Como se adaptar a um cenário imprevisível”.

Lembrando que se trata apenas metáforas e analogias, para sustentar um exercício de reflexão. E não devem ser levadas ao pé da letra, tão pouco com a ideia errônea de “a ciência explica o mundo dos negócios”.

Dadas as devidas ressalvas (para que os leitores cientistas não me odeiem), podemos nos perguntar: o que define uma empresa viva?

Na nossa analogia, uma empresa viva, seria aquela que consegue se adaptar a todo momento às constantes transformações do mundo.

Percebe as nuances do seu negócio e como ele pode se ajustar constantemente tendo como sua força motriz o seu cliente.

Como ter foco no cliente torna uma empresa viva?

O foco no cliente faz com que os processos e estratégias precisem ser vivas, e estarem constantemente se adaptando às mudanças culturais, de hábitos ou comportamentais dos seus clientes, já que estes estão mutáveis em uma velocidade nunca antes vista.

Estratégia e processos vivos são altamente adaptáveis. E para que isso ocorra, é necessário dar liberdade e empoderar os indivíduos que fazem parte.

Para construir uma empresa viva, com estratégias vivas e ágeis, é preciso colocar as pessoas no centro do negócio. São elas que estão em contato direto com seu cliente e que fazem parte também dessa equação.

É necessário engajar pessoas, atuar com transparência, para que possamos tirar insights em tempo real que nos permitam lidar com todas essas mudanças.

Uma empresa viva é de feita com pessoas, por pessoas, para pessoas.

Mas e o que é uma empresa zumbi?

Primeiramente, é importante não confundir com o conceito de “empresa zumbi” apontados pela KPMG em seu estudo global sobre empresas que não possuem vida financeira sustentável.

Em nossa analogia, o termo “empresa zumbi” trata exclusivamente sobre os processos de gestão e estratégia das organizações. Que obviamente, irão inferir no aspecto financeiro, mas não é o foco da analogia.

Então, vamos lá: o que são as empresas zumbis que estamos falando aqui?

São empresas que continuam em movimento (existentes), mas que ao detalharmos suas condições podemos ver claramente que possuem processos e estratégias que deveriam estar enterradas.

Apresentam uma diminuição progressiva da eficiência das suas funções orgânicas (foco no cliente, capacidade de inovação, comunicação clara, engajamento da equipe, etc.)

É quase um processo de homeostenose (outro termo biológico para temperar ainda mais nossa metáfora) que diminuí a capacidade do organismo de desempenho das suas funções biológicas essenciais.

Esse processo de zumbificação das empresas, pode ocorrer pelo tempo, como o envelhecimento natural, que torna processos obsoletos (homeostenose) ou por contaminação, quando somos influenciados por modelos ultrapassados que infectam nossa gestão.

É exatamente igual o zumbi citado acima. Pessoas que aparentem estarem vivas, mas que são apenas organismos decrépitos em movimento. E podem ser altamente contagiosos.

Quais os sintomas de uma empresa zumbi?

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Sintomas de uma empresa zumbi

Lentidão em inovar: Os processos da sua empresa andam se arrastando? É difícil acompanhar as mudanças do mercado, as demandas dos clientes e os concorrentes?

Falta de engajamento: Na sua empresa há hordas de pessoas desengajadas? Que só executam o que mandam, mas não engajam e não contribuem efetivamente para as estratégias do negócio?

Falta de Alinhamento: Há grunhidos de comunicação? Pessoas falam, mas não se comunicam de forma efetiva? Não é comunicação clara sobre o que deve ser feito, o foco das ações?

Falta de Foco: As hordas de pessoas estão caminhando sem direção? Não há uma visão clara e compartilhada sobre as prioridades do negócio? O que deve ser foco e o que deve ser deixado de lado não estão claros?

Se a resposta foi sim para todas ou algumas dessas perguntas, CUIDADO! Sua gestão pode estar infectada!

Como deixar a sua gestão imune?

Primeiro: Alcançar a homeostase do seu negócio (último termo cientifico que vou usar nessa analogia, prometo!) que nada mais é do que uma condição de relativa estabilidade que todos os organismos necessitam para realizar suas funções adequadamente e manter o corpo equilibrado.

Para isso é preciso regular o seu ambiente interno (sua gestão), de modo a manter uma condição estável mediante múltiplos ajustes de equilíbrio dinâmico (mudanças de mercado, clientes, etc.), controlados por mecanismos de regulação inter-relacionados (sua estratégia).

Segundo: Criar condições internas para que sua gestão se mantenha viva e sempre adaptada. Para isso é importante pensar sua estratégia com mindsets e modelos de gestão que captem todas essas nuances.

Um desses exemplos é o OKR (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados Chaves)

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Suas características de comunicação e alinhamento, motiva as pessoas (já vimos a importância delas, lembra?) a trabalharem juntas, concentrando esforços para fazer contribuições mensuráveis e desafiadoras ​​para o progresso de uma organização.

Com OKR você empodera pessoas a construírem colaborativamente as estratégias e gestão do seu negócio. Quer algo mais vivo do que isso?

O que você achou desta matéria? (É cientista e ficou ofendido com minhas analogias?) Tem dúvidas ou alguma sugestão para novos temas? Comente aqui em baixo e vamos bater um papo sobre!

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Comments (2)

undress vip
16 de janeiro de 2024

Very good blog article.Thanks Again. Keep writing.

Eli
17 de outubro de 2023

Boa aí tal tomara que tire um negócio que leve até a televisão aqui no Brasil e daqui ver os filmes

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