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Defina os fatores críticos de sucesso ou fracasso

Tempo de leitura: 3 minutos

Você saberia definir atualmente quais são os fatores críticos de sucesso da sua empresa? Saiba que eles podem definir o futuro do seu negócio.

Também chamados de FCS, têm o poder de determinar o sucesso ou o fracasso do empreendimento. Sendo assim, você deve dobrar a atenção em relação a esses pontos.

São os fatores fundamentais que melhor diferenciam você dos seus concorrentes. A empresa que reconhece seus fatores críticos de sucesso, torna-se referência para seus clientes, otimiza os resultados e adquire vantagem competitiva.

Todos os pontos críticos também devem ser avaliados de forma minuciosa, pois são usados como guia no desenvolvimento das estratégias, nas atividades da empresa e, até mesmo, na gestão do dia a dia.

Exemplos de Fatores Críticos de Sucesso

1. Fatores críticos de sucesso na indústria automobilística:

Estilo do veículo, economia de combustível, atendimento à legislação ambiental, rede de distribuição eficiente e controle sobre custos de produção.

2. Fatores críticos de sucesso na indústria de informática:

Capacidade de inovação, qualidade nas vendas e na literatura do usuário e facilidade de utilização dos produtos.

3. Fatores críticos de sucesso em empresas de alta tecnologia:

Capacitação gerencial para atuar em ambientes competitivos, capacidade de inovação, marketing tecnológico, integração com a comunidade científica e tecnológica.

Checklist para determinar os FCS:

  • Quais são os critérios dos clientes para a escolha dos produtos?
  • Quais são os recursos e capacidades competitivas necessárias para ter sucesso?
  • O que é necessário para obter vantagem competitiva?

Você pode extrair seus FCS através das parcerias, recursos e atividades chaves da sua empresa, sempre alinhados com a proposta de valor e segmentação de clientes. Eles são fundamentais para a gestão estratégica e para a percepção de valor da sua marca por parte do cliente.

Se compreendidos, esses fatores tornam-se essenciais para que haja a satisfação do cliente, que tem o poder de construir ou destruir a reputação da sua marca.

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