Tempo de leitura: 5 minutos
Este artigo trata-se de um release do episódio #06 do CoBlueCast sobre Gestão da Mudança (Change Management) com a participação de Edson Tubaldini e Grasieli Darú, sócios fundadores da Have Consultoria.
Escute o episódio completo abaixo:
Vivemos atualmente em mundo de constantes transformações, onde as mudanças surgem muitas vezes de maneira inesperada, e a sua empresa precisa se adaptar a elas.
Pensando nisso, convidamos Edson Tubaldini e Grasieli Darú, sócios fundadores da Have Consultoria, para conversarmos sobre Gestão da Mudança.
No episódio, Gustavo Ramos, CRO da CoBlue, lidera o bate-papo, abordando os principais desafios desse conceito.
Sua empresa está preparada para as mudanças?
“A única constante, certeza que a gente tem quando acorda, é de que algo vai mudar, só não sabemos o que”
– Grasieli Darú, sócia da Have Consultoria
Qualquer mudança dentro do ambiente corporativo requer um olhar de gestão. É preciso acompanhar as métricas, estratificação e especialmente as pessoas.
Por isso, de acordo com Grasieli, é essencial que a empresa seja suportada por um método capaz de gerir todas as mudanças, trazendo as pessoas para dentro de um status que seja mais confortável para essas adaptações/transformações.
É aí que entre o conceito de Gestão da mudança ou Change Management.
“Quando perguntamos ‘quem quer a mudança? ’, todo mundo levanta a mão. Porém, ao perguntar: ‘Quem quer mudar?’, ninguém levanta a mão.”
Grazieli Daru
Muitas pessoas acreditam que a Gestão da Mudança se baseia na fortificação da comunicação dentro da empresa, mas não é apenas isso. “Fazer a gestão da mudança é capacitar a liderança”, explica Grasieli.
De acordo com Edson Tubaldini, em uma mesma organização, é possível ter diferentes níveis de prontidão, a equipe irá refletir a liderança daquela área.
Ou seja, se o líder não está repassando de forma clara os objetivos e propósitos do negócio, realçando o porquê de cada um na equipe, é sinal de que a liderança não esta concluindo o seu papel, sendo assim, menor será o engajamento.
RH estratégico como potencializador do processo de gestão da mudança
As principais diferenças apresentadas, entre os projetos/empresas que decidem realizar a Gestão da Mudança, é o RH.
Edson explica que para que a gestão da mudança seja realmente efetiva é necessário que o RH seja estratégico.
“Esse lado do engajamento, humanização de projetos e tudo o mais, é trazido de um RH estratégico.”
Edson Tubaldini.
Além do RH, um dos pontos apresentados durante o bate-papo, foi à importância do apoio de uma consultoria.
Para que a Gestão da Mudança seja efetiva, é primordial identificar as pessoas chamadas por Edson e Grasieli de “sabotadoras”.
São colaboradores que estão insatisfeitos e muitas vezes não percebem, mas estão jogando contra. Giseli explica que por isso, um olhar de especialista é essencial:
“O RH sozinho vai conseguir, não vai chegar até onde realmente a gente consegue ir com a Gestão da Mudança, sendo uma consultoria de especialistas.”, explica, ressaltando também, que as pessoas se abrem de forma diferente ao conversar com alguém de “fora” da empresa.
O CoBlueCast, é finalizado quando Gustavo questiona um pouco sobre o trabalho dos sócios da Have Consultoria, durante a implantação da Gestão da Mudança.
Eles explicam que toda gestão da mudança, é realizada através de um método estruturado, para que seja menos doloroso para a empresa. “A Have tem o proposito de transformar, entrar e fazer realmente a diferença.” Conclui Giseli.
Sobre o CoBlueCast
O CoBlueCast é o podcast da CoBue sobre gestão e liderança. Traz convidados especiais, repleto de conteúdos e insights relevantes para inspirar líderes e gestores.
A cada episódio, convidamos um profissional especialista em sua área, debatendo sobre os principais assuntos do momento.
Você pode ouvir os episódios nas seguintes plataformas:
- Ouça o CoBluecast no Spotify
- Ouça o CoBluecast no Deezer
- Ouça o CoBluecast no Youtube
- Ouça o CoBluecast no Google Podcasts
E o que você achou do tema da gestão da mudanças (change management)? Sua empresa está preparada para lidar com as mudanças? Comente abaixo e vamos continuar essa conversa. 😉
Deixe um comentário: