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Com o rápido avanço das tecnologias, há uma constante necessidade de inovação para adaptar-se à alta concorrência. Os diferenciais competitivos, como a gestão de conhecimento, são essenciais para que seu negócio mantenha-se sólido e, principalmente, lucrativo.
Para ilustrar esta fala, temos um caso bastante curioso e muito relevante:
Um fabricante de pastas de dente investiu em uma máquina caríssima para facilitar a linha de produção. Porém, não era uma solução muito prática: sempre que havia uma caixa vazia na esteira, o aparato parava para que a caixa fosse retirada manualmente, tendo que ser ligado novamente.
Os colaboradores pensaram em uma saída simples, mas eficiente para evitar esta burocracia: um ventilador que arremessava os recipientes vazios para fora da esteira.
Como podemos observar com o exemplo acima, um dos ativos mais importantes das organizações é o capital intelectual, gerado internamente. Devemos explorá-lo a fim de beneficiar-se com experiências anteriores, compreendendo melhor a evolução da empresa.
O que é gestão de conhecimento?
Dados do negócio (como índices de performance e estatísticas de projeto), por si só, não criam vantagem comparativa para a empresa. Para gerar inteligência competitiva, é vital que estes dados sejam tratados e transformados em informações.
A gestão de conhecimento agrega valor a estas informações a partir da experiência empresarial, tornando as organizações mais produtivas, eficientes e competitivas.
“Os grandes ganhos de produtividade e de qualidade dos resultados, daqui para frente, serão originados através das melhorias na gestão do conhecimento”. (Peter Drucker)
Administrar estrategicamente os recursos e competências gera novas oportunidades para competir. Através da aprendizagem, inovação e empreendedorismo, a tomada de decisão torna-se mais assertiva, impulsionando diretamente o crescimento do negócio.
Entretanto, este mecanismo ainda não é muito bem explorado nas empresas, principalmente em modelos corporativos tradicionais. O controle estratégico do conhecimento requer uma estrutura flexível, com ciclos de gestão mais curtos e dinâmicos.
Para simplificar todo este processo, propomos a utilização de uma ferramenta de gestão de performance inovadora: OKRs (objetivos e resultados-chave)!
OKR como ferramenta para gerir informações
A metodologia vai muito além de um sistema de definição de metas. A essência é transformar avaliações anuais estáticas em um modelo de gestão contínua de desempenho.
Os OKRs podem ser utilizados para três diferentes níveis dentro da organização: para a empresa como um todo; para os times; e para os colaboradores (individuais). Eles devem ser atualizados frequentemente, registrando as conquistas e dificuldades ao longo do percurso.
Este processo facilita a geração de informações-chave para o negócio, proporcionando um ciclo constante de aprendizado e de inovação:
“A gestão do conhecimento é o processo pelo qual uma organização (…) coleta, organiza, compartilha e analisa seu acervo de conhecimento para atingir os seus objetivos”.
Na frase acima, dos autores Falcão e Bressani Filho, podemos observar muito bem a conexão entre gestão de conhecimento e a metodologia. Administrar efetivamente os OKRs possibilita transformar recursos intangíveis da empresa em vantagem para o negócio.
Por isso, é vital que haja disciplina por trás da gestão dos objetivos. Não adianta adotar a ferramenta e não atualizar os resultados! Este processo é muito importante para que seja gerada inteligência para a empresa.
Por que acompanhar os resultados é tão importante?
Para que esta metodologia seja efetiva, a cultura organizacional interna deve ser positiva em relação à geração, socialização e transferência de conhecimento.
Um ritual bastante recomendado para garantir o bom andamento dos OKRs e da gestão de conhecimento é o check-in. É feito um registro, de preferência semanal, da evolução de performance da empresa, times e colaboradores.
Devemos ressaltar que os registros não devem ser apenas feitos diante de um ganho de performance. Muitas vezes, enfrentamos muitos obstáculos para alcançar o resultado esperado para aquele período, e acabamos não progredindo.
Errar não é algo ruim, mas fundamental para a evolução; é um estímulo para formular novas estratégias e alcançar o objetivo desejado. Identificar e registrar as principais dificuldades encontradas são ações críticas para melhorar os resultados.
Desta maneira, conseguiremos estabelecer uma gestão de conhecimento efetiva. Não registramos apenas dados, mas geramos insights para a empresa como um todo.
Mecanismo de gestão: Software OKR
Para maximizar a performance da empresa em todos os sentidos, sugerimos a adoção de um sistema especializado de OKR. Estes softwares buscam simplificar ainda mais a gestão da metodologia, tornando-a muito mais simples, rápida e eficaz.
Além disso, são essenciais para o registro e disseminação do conteúdo dentro das empresas, fornecendo informações precisas sobre a evolução do negócio, identificando, por exemplo:
- Qual foi o esforço realizado para o alcance do resultado esperado?
- Quais foram os principais obstáculos encontrados?
- Existem pontos críticos a serem corrigidos?
- Quais áreas/colaboradores têm a melhor performance?
Uma das funções mais interessantes do software de OKR é o registro de check-in, fundamental para a nutrição do conhecimento (como falamos anteriormente).
No sistema CoBlue, como você pode observar abaixo, é possível apontar periodicamente os comentários gerais sobre o OKR e as principais dificuldades encontradas. Isto garante um registro preciso de seu trabalho e, principalmente, do seu progresso.
Lembre-se: a Gestão de Conhecimento deve tornar-se parte da cultura corporativa: uma empresa não deve ser um lugar em que apenas se produz, mas que se pense. O OKR ajuda a multiplicar a informação dentro das organizações, maximizando o potencial humano e, principalmente, os resultados!
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