Tempo de leitura: 8 minutos
“KPI vs OKR” essa chamada, embora sugestiva, não irá tratar de um embate entre metodologias de gestão na categoria “siglas com três letras”, pelo contrário, vamos abordar aqui as principais características de ambas e pensar como podem trabalhar juntas para trazer a vitória para a gestão da sua empresa.
Deixando as metáforas sobre ringues à parte, vamos começar a explicar o que são cada uma dessas letrinhas: KPI e OKR. No vídeo abaixo exploramos brevemente essa relação.
O que são KPI e OKR?
Ambos, KPI vs OKR, possuem similaridades que vão além de suas siglas terem três letras. Vamos falar de cada uma delas:
OKR (Objetivos e Resultados Chaves)
Os OKR (Objective and Key Results ou Objetivos e Resultados Chaves) é uma metodologia ou um framework para gestão ágil de desempenho.
Você cria um Objetivo (sempre qualitativo) que será mensurado por um conjunto de Resultados Chaves (sempre quantitativo).
O OKR serve para colaboração em rede e mensuração clara dos resultados. Geralmente a empresa cria os OKRs da Organização com um conjunto de Resultados Chaves, e as equipes, departamentos ou times, definem OKRs com conjuntos de Resultados Chaves para impactar nos OKRs da organização.
Como no exemplo abaixo:
Você pode baixar o nosso Framework de OKR e começar a construir o Organograma da sua empresa!
Trata-se então de uma ferramenta de comunicação, pois a organização e os times comunicam o que é prioridade e o que deve ser foco naquele período, ou seja, seus OKRs.
O Resultado é um alinhamento estratégico de toda organização, que gera engajamento das pessoas em prol de resultados mensuráveis.
KPI (Indicadores Chaves de Desempenho)
No livro Indicadores de Desempenho: Dos objetivos à ação — métodos para elabora KPIs e obter resultados os autores Andresa S. N. Francischini e Paulino G. Francischini, comentam sobre o fato de não ser simples focar nos problemas relevantes sem a ajuda de KPIs
Segundo os autores, o termo KPI ou Key Performance Indicators mostra que monitorar poucos indicadores é essencial, para que os gestores possam focar o investimento de tempo e recursos para atuar no processo produtivo que gerencia.
KPI (Key Performance Indicator ou Indicador Chave de Desempenho) são uma ferramenta de Gestão para a empresa identificar os indicadores chaves, ou seja, aqueles que realmente devem ser prioridade para acompanhamento contínuo, e que servem para que os gestores vejam como os processos internos estão desempenhando.
É importante ter em mente, que indicadores é um termo muito amplo, e que pode englobar tanto quanto for possível.
Porém, os KPIs são os indicadores chaves, ou seja, são os indicadores essenciais do negócio, ou daquela gestão.
De modo geral, quando uma métrica passa a ser importante para alguma tomada de decisão estratégica, ela vira um KPI. Ela se torna chave!
Dividimos o KPI em alguns tipos para facilitar a compreensão:
A empresa deve definir seus KPIs de maneira cuidadosa e estratégica. KPIs são essenciais, e mostram a influência das ações no negócio.
Diferenças e semelhanças entre KPI e OKR
Ambos possuem o fator “chave” em seus nomes, não por acaso. Ele representa que ambas metodologias trabalham apenas com o que deve ser importante e foco para a estratégia.
É por isso que existem recomendações que os Resultados Chaves do OKR limitem-se à no máximo 5 por objetivo.
Isso também é válido para os KPIs, onde de maneira geral, sua gestão deve focar em poucos KPIs, apenas os que sejam realmente impactantes no seu negócio.
É importante pensar que tanto KPI quanto OKR são processos de melhoria Contínua, ou seja, eles devem estar sempre sendo aperfeiçoados e mudados conforme a necessidade.
Um indicador que é um KPI hoje pode deixar de ser importante no próximo ciclo. Assim como um Resultado Chave pode não ser mais garantia de um Objetivo alcançado.
Um pouco mais sobre a relação de ambos.
Antonio Zubieta explica mais detalhadamente em um artigo no LinkedIn, que descrevo abaixo:
Os OKRs irão te ajudar a ligar o que você quer (seu desejo) com a realidade. Eles ajudam você a sair do status quo e evoluir para outro patamar, às vezes desconhecido.
Ou seja, se você tem um sonho grande e inspirador, precisará que os OKRs te levem até lá.
Além disso, precisa saber que para chegar lá tem muito aprendizado, medido pelos check-ins e ajustados a tempo de não se perder no caminho.
Sob a perspectiva de um KPI, o principal objetivo dele é medir o sucesso, a saída, a quantidade ou a qualidade de um processo, ou atividade em andamento. Eles medem processos ou atividades já em vigor.
Como assim? Para entender melhor vamos a um dos exemplos mais famosos quando falamos dessa relação entre KPIs e OKRs: o exemplo do carro.
KPI é seu painel e o OKR é o seu GPS!
Para se aprofundar um pouco mais nos OKRs dê uma olhada em nosso Workshop de Introdução ao OKR e veja como ele pode ajudar na gestão do seu negócio.
Vamos supor que você tenha um KPI que precisa ser melhorado. Ele se torna um ponto de partida para criar um OKR e se tornará um Resultado Chave (KR) dentro de um Objetivo (O), junto com esse KR colocará outros KRs ou ações para atingir o objetivo.
O GPS no carro mostra muita coisa que você tem no painel do carro, velocidade, tempo, etc. Mas o WAZE (nessa comparação OKR) te mostrará o melhor caminho que deve tomar para chegar no seu objetivo e o painel do carro (KPI) te diz qual a autonomia, e limitações tem para alcançar.
Os benefícios de utilizá-los na sua gestão!
Ou seja, quando utilizados em conjunto KPI e OKR se tornam ferramentas complementares no fortalecimento da sua gestão contínua de desempenho.
Os KPIs garantem a mensuração correta dos indicadores que mais importam e impactam naquele momento da sua gestão. Que podem se tornar ou serem utilizados como indicadores nos OKR construídos.
Você também pode utilizar os OKRs para potencializar algum KPI que esteja em risco ou que precise receber um aumento com algum propósito estratégico.
OKR > KPI
- Utilize OKR para agir em cima de algum KPI crítico;
- Utilize OKR para aumentar ou potencializar algum KPI estratégico;
- Utilize OKR para descobrir novos KPIs que irão surgir no decorrer da sua gestão.
KPI > OKR
- Utilize KPI para acompanhar indicadores importante para o momento do seu negócio.
- Utilize KPI para gerar métricas para os seus OKRs.
- Utilize KPI para saber onde focar na construção dos seus OKRs.
Faça a gestão dos seus KPI e OKR com a Plataforma da CoBlue!
Como ficou claro no artigo, os KPIs são métricas de sucessos que indicam se as estratégias do seu negócio estão ou não tendo os melhores resultados.
A CoBlue conta com um Plataforma Completa para a gestão do seu negócio que incluí o módulo KPI e o módulo OKR. Tudo em uma mesma solução!
Ficou curioso? Você pode entrar em contato com um de nossos especialistas e conhecer mais detalhadamente a plataforma.
Com o Software CoBlue você defina, monitora e cria OKRs e Metas estratégias baseadas nos KPIs importantes do seu negócio!
Você já mensura os KPIs da sua empresa? Têm criado metas baseadas no desempenho dos seus indicadores? Me conte um pouco sobre sua experiência com os KPIs e OKRs.
Comente aqui no artigo e vamos continuar essa conversa!
Comment
Hiya very nice blog!! Man .. Excellent .. Wonderful .. I will bookmark your web site and take the feeds additionally? I am happy to search out numerous useful information here in the publish, we want work out extra techniques in this regard, thanks for sharing. . . . . .
Gama casino