Solicite uma demonstração

Como utilizar os materiais práticos de OKR?

Tempo de leitura: 11 minutos

Os materiais práticos de OKR, são instrumentos didáticos e visuais que facilitam etapas especificas da sua experiência com os OKRs.

Vamos te mostrar nesse artigo, como utilizar cada material de forma estratégica e, principalmente, de forma prática! Afinal, OKR é sobre colocar a mão na massa!

O que veremos nesse artigo:

  1. OKR é sobre pôr a mão na massa!
  2. Quem deve utilizar esses materiais?
  3. Quando devo utilizar cada material?
  4. Como utilizar a Planilha de OKR?
  5. Como utilizar a Timeline de OKR?
  6. Como utilizar o Whitepapper?
  7. Como utilizar o Framework?
  8. Como utilizar o Canvas OKR?
  9. Utilize um software de OKR!

OKR é sobre pôr a mão na massa!

“Pense como um homem de ação, atue como um homem de pensamento.”

Henri Bergson

A metodologia OKR (Objective and Key Results ou Objetivos e Resultados Chaves) é uma ferramenta que transforma estratégia em ação.

Esse é um mindset essencial para se trabalhar com os OKRs, entender que apesar de sua característica analítica, ele é essencialmente prático. São ideias motoras para uma execução mais assertiva.

Nesse sentido, os materiais práticos de OKR da CoBlue, existem justamente para incentivar essa relação.

Ao utiliza-los nas mais diferentes etapas do seu contato com a metodologia (Implantação, construção, gestão ou análise dos OKRs), os materiais práticos irão te ajudar a exercitar esse músculo da ação.

Irei te mostrar nesse artigo como utilizar esses materiais práticos de OKR (Planilha, Framework, Whitepapper, Canvas Tuning e Timeline) para melhorar ainda mais a sua experiência com os OKRs.

Antes de começar baixe o Kit Prático de OKR para obter os 5 materiais gratuitamente e acompanhar o conteúdo. Vamos lá?

Vamos aprender como os materiais podem ser utilizados de forma estratégica, mas sobretudo, de forma prática. Afinal, como diz o título acima: OKR é sobre pôr a mão na massa!

Vamos lá?

Quem deve utilizar esses materiais?

Os materiais podem ser utilizados por qualquer empresa, independente do tamanho ou da sua maturidade com a metodologia OKR (se já trabalham ou estão começando a utilizar).

Quem deveria utilizar esses materiais são:

  • Times ou equipes que trabalham com OKR;
  • Líderes e gestores para auxiliar na definição da estratégia;
  • Consultores de OKR que estão aplicando a metodologia;
  • Professores como ferramenta educacional sobre a metodologia.

Os materiais práticos de OKR entregam valor pela sua característica visual, auxiliando na compreensão de conceitos e termos, além de forçar as pessoas a trabalhar e agir em equipe.

Os benefícios de utilizar os materiais são:

  • Incentivam a ação;
  • Materializam as ideias;
  • Integram as pessoas e fortalecem o trabalho em equipe;
  • Torna visual os termos e conceitos;
  • Auxilia na compreensão dos processos.

Quando devo utilizar cada material?

Ilustração do kit prático Mockup Planilha da Timeline

Planilha de OKR: Deve ser utilizada após a construção, durante toda a etapa de gestão dos OKRs. É nela que você faz os “checkins” e atualiza sua métricas.

Ilustração do kit prático WhitePapper

Whitepaper: Deve ser utilizado durante a implantação do OKR na empresa ou equipes, e durante as construções dos OKR. É um resumão da metodologia, com dicas e exemplos práticos.

Ilustração do kit prático Mockup Framework

Framework Prático: Deve ser utilizada durante a construção e após a definição dos OKRs. É no organograma que você visualiza o alinhamento das equipes e OKRs de forma visual.

Ilustração do kit prático timeline completa

Timeline OKR: Deve ser utilizada durante todo seu processo com OKRs anuais. Para visualizar as etapas do processo em que sua empresa e equipe se encontram e quais os próximos passos na metodologia.

Ilustração do kit prático Mockup Canvas

OKR Canvas: Deve ser utilizado durante as mudanças de ciclos. É um material para desenrolar a estratégia de forma visual e facilitar na hora de transformar em OKRs.

Ilustração do kit prático Mockup timeline prática

Timeline Prática: Deve ser utilizada na mudança de ciclos (ex: entre Q1 e Q2). Para garantir foco e atenção maiores nos processos que acontecem nas mudanças de ciclos.

Ainda não têm os materiais? Baixe o Kit Prático de OKR para obter e acompanhar o restante do conteúdo.

Como utilizar a Planilha de OKR?

Você pode entender como utilizar a planilha de OKR no vídeo abaixo:

[video_embed video = “GFeBIj7oQ6A” parameters = “” mp4 = “” ogv = “” alocador de espaço = “” html5_parameters = “” width = “700” altura = “400”]

Nele iremos explorar as funcionalidades da planilha, como adicionar as informações, e como utilizá-la de maneira estratégica na gestão de pequenos times.

A timeline de OKR desenvolvida pela CoBlue, apresenta de forma visual os principais processos e rituais da metodologia ao longo de um ano.

Com ela você visualiza em qual etapa sua gestão se encontra e as próximas etapas a serem concluídas. Ela é dividida em dois modelos que podem ser usados em momentos diferentes.

O primeiro modelo é a timeline completa pode ser utilizada em todas as etapas, e mostra o período anual de uma organização com os OKRs. Você pode utilizá-la de forma visual para colocar em paredes, de maneira complementar ao Framework.

Dica: Parece até um jogo de tabuleiro, não é? Baixe a timeline em um formato A3, coloque-a em um local visível e vá marcando as etapas que estão sendo concluídas.

Utilize os espaços em branco para escrever! Adicione datas, observações e "checks" de concluídos em cada etapa.
Utilize os espaços em branco para escrever!
Adicione datas, observações e “checks” de concluídos em cada etapa.
Utilize a sessão de "anotações" para escrever recados gerais e comunicar datas dos check-ins.

Utilize a sessão de “anotações” para escrever recados gerais e comunicar datas dos check-ins.

O segundo modelo é a timeline prática, uma versão mais simplificada que contém somente o passo a passo entre um ciclo e outro.

Pode ser utilizada na construção dos OKRs e troca de ciclos, pois ajuda a organizar o passo a passos para esse momento. É de uso individual ou do time, e funciona muito bem em harmonia com o Canvas Tuning.

Dica: Baixe e imprima em formato A4. Tenha sempre em mãos para garantir uma mudança de ciclos mais assertiva e OKRs melhores.

Marque as etapas concluídas para seguir na sua construção dos OKRs.
Comece o Framework com os OKRs da organização. Onde queremos chegar? Qual o nosso propósito?

Como utilizar o Whitepaper?

O whitepaper é um material conceitual, um resumo com os tópicos mais importantes da metodologia OKR.

Ele auxilia principalmente no momento da construção dos OKRs, pois traz conceitos de forma resumida, exemplos e dicas práticas.

Deve ser utilizado juntamente com outros materiais de construção, servindo como um guia rápido de consulta.

Dica: É sempre bom ter um resumo à mão. Baixe e imprima em A4 para distribuir para sua equipe nos momentos de construção.

Ilustração do kit prático WhitePapper

Como utilizar o Framework de OKR?

O Framework é a materialização do alinhamento de todos os OKRs da sua empresa. Funciona como uma ramificação dos objetivos, que compreende os OKRs da organização, times e departamentos.

Ele pode ser utilizado durante os momentos de construção, como forma de garantir o alinhamento estratégico dos OKRs, mas funciona também como ferramenta de comunicação e engajamento.

Um exemplo disso é o que a CogniSigns (Startup residente do programa Miditec da Acate) faz. Eles utilizam o Framework de maneira visual, para comunicar a todo o momento os seus OKRs, além de engajar no propósito inspirador da empresa.

A CogniSigns é uma startup de impacto social, que tem o propósito de erradicar o diagnóstico tardio do Autismo no mundo, democratizando o acesso à triagem e tratamento.

A CogniSigns utilizando o Framework de OKR na sua parede.
A CogniSigns utilizando o Framework de OKR na sua parede.

Dica: Mostre com orgulho os seus OKRs! Baixe o Framework e imprima em formato A3. Coloque em um local visível e escreva seus OKRs nele. Usar postites também é uma boa ideia!

Comece o Framework com os OKRs da organização. Onde queremos chegar? Qual o nosso propósito?
Comece o Framework com os OKRs da organização. Onde queremos chegar? Qual o nosso propósito?
Complemente com os OKRs dos time e equipes para garantir o alinhamento estratégico! Você pode utilizar postites também, como no exemplo da CogniSigns.
Complemente com os OKRs dos time e equipes para garantir o alinhamento estratégico! Você pode utilizar postites também, como no exemplo da CogniSigns.

Como utilizar o OKR Canvas?

Assim como a timeline prática, o Canvas OKR é um material feito para auxiliar na mudança de ciclos. Porém, o seu valor está em ser muito mais completo e incentivar o pensamento crítico das equipes.

Ele deve ser utilizado como mediador das discussões referentes às mudanças de ciclos, e é divido em 3 etapas básicas.

Dica: Compre essa briga! Baixe o Framework e imprima em formato A3. Utilize como dinâmica de grupo para integrar a trabalhar e pensar juntos essa transição. Seja criterioso e investigativo.

No Round1 relembre com o grupo a essência, os "porquês", daquilo que vocês fazem! Esse exercício é ideal para engajar e manter o foco no que é primordial. Já no Round2 detalhe a experiência com a metodologia OKR e veja os pontos que podem ser melhorados.
No Round1 relembre com o grupo a essência, os “porquês”, daquilo que vocês fazem! Esse exercício é ideal para engajar e manter o foco no que é primordial.
No Round3 é hora de pensar no próximo ciclo! Utilize-se da Análise SWOT para ajudar na formulação dos próximos OKRs, analisando o contexto.
No Round3 é hora de pensar no próximo ciclo! Utilize-se da Análise SWOT para ajudar na formulação dos próximos OKRs, analisando o contexto.

Uma dica extra para os materiais de troca de ciclos, é você utilizar de ferramentas para análises de cenários como forma de auxiliar esse processo. Um bom exemplo é a Análise SWOT.

Vá além dos Materiais Práticos de OKR: Que tal utilizar um software?

Os materiais práticos de OKR funcionam para qualquer tipo e tamanho de empresa.

Mas para empresas maiores ou organizações mais complexas, eles por sí só, não são suficientes. Pois não conseguem entregar o valor de alinhamentos e comunicação em rede que o OKR propõe.

Nesse caso, a solução é contratar um Software para a gestão dos OKRs que possa garantir que esses processos ocorram de forma otimizada e integrada. Potencializando e maximizando os benefícios e seu desempenho com os OKRs.

Quer aplicar OKR na sua equipe ou empresa? Temos Software e Serviços completos para te auxiliar nesse processo. Entre em contato e fale com nossos especialistas!

Ficou com alguma dúvida sobre como utilizar os materiais? Deixe um comentário abaixo e vamos conversar com mais detalhes sobre esse assunto!

Compartilhe esse artigo!
Deixe um comentário: