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Metas SMART é o nome da metodologia que define critérios para seus objetivos e metas. Essa ideia é dividida em cinco fatores.
- Specific (específica)
- Mensurable (mensurável)
- Attainable (atingível)
- Relevant (relevante)
- Time based (temporal)
Este método para definição de metas e aproximação dos seus objetivos pode ser um atalho para o tão sonhado sucesso.
Nesse artigo mostraremos como ele funciona, qual o significado de cada parte de sua sigla e, por último, daremos dicas para você começar a usá-lo.
Então, vamos começar?
Para que servem as metas SMART
Como falamos no início, metas SMART é o nome dado à forma de definir critérios para os seus objetivos, sejam quais forem os tipos deles.
Quando falamos de tipo, queremos dizer que os objetivos pessoais e profissionais podem estar inclusos. E, no caso de empresas, podem ser tanto individuais quanto coletivos.
O conceito é um acrônimo, ou seja, tem sua formação baseado na inicial de cada um dos seus 5 atributos na língua inglesa, que explicaremos na sequência.
Além disso, podemos usar a tradução literal da palavra smart, como conceito criado para definir objetivos de forma inteligente.
Mas de onde surgiu tudo isso?
George Doran, então executivo da Washington Water Power, apresentou o termo em seu artigo “There’s a S.M.A.R.T Way to Write Management’s Goals and Objectives” (em tradução livre, “Há um caminho inteligente para escrever objetivos e metas de administração”).
Baseado nisso, podemos dizer que o conceito de metas SMART foi pensado, originalmente em 1991, para empresas.
A metodologia foi tão bem aceita que diversos estudos sobre ela foram desenvolvidos, o que resultou no uso de modelo também no âmbito pessoal.
Significado e exemplos de metas SMART
Conforme visto anteriormente, esse conceito é um acrônimo baseado na letra inicial de 5 atributos provenientes da língua inglesa.
Contudo, antes de iniciarmos as explicações, vale destacar que nem todo objetivo pode ter esses 5 elementos.
Com palavras do próprio George Doran, por exemplo, nem tudo que é relevante pode ser mensurado. Mas quanto mais o conceito é incorporado na íntegra, maior é a sua eficácia.
Dito isso, vamos às explicações de cada um desses 5 conceitos. Acompanhe:
S – Specific, ou específica
Começamos a montar nossas metas, qual o primeiro passo? Ela deve ser específica.
Ou seja, é necessário ser claro com o que deseja alcançar, não pode ser uma meta subjetiva.
Vamos ao exemplo: “Atrair mais clientes”
É possível dizer que, escrita dessa forma, essa é uma meta desejada por qualquer empresa, certo? Mas será que apenas essa informação é o suficiente?
Digamos que você consiga 2 novos clientes. Apenas com esse número, é possível dizer que sua empresa cresceu como gostaria nesse período?
Certamente, não. Por isso, o correto é especificar a meta.
Substituindo o “Atrair mais clientes” por “Obter aumento de clientes em 10% nos próximos 3 meses”, saímos de um desejo vago para um que te diz exatamente o que é necessário.
Dessa forma, se torna muito mais fácil (para toda a empresa) pensar em ações na busca por este resultado.
M – Mensurable, ou mensurável
Aqui entramos em outro modo de operar nas metas SMART, que vai de encontro com o acompanhamento da equipe.
Definir uma meta mensurável significa poder acompanhar todo o progresso e a linha de chegada do objetivo.
Se você quer estar entre as maiores empresas do seu segmento, talvez “Posicionar a empresa entre as cinco mais importantes do país” seja uma opção, afinal, ela é específica.
Porém, na hora de mensurar esses valores, talvez existam problemas. Por exemplo, como você saberá qual valor é necessário atingir para estar no patamar desejado?
Uma boa meta, neste caso, seria baseada em algum número que provasse essa sua posição entre as maiores.
Com um pouco de pesquisa, o número que você procura pode surgir:
“Vender R$10 milhões em produtos” é uma entrega mensurável e atinge o mesmo resultado do objetivo anterior.
A – Attainable, ou atingível
Talvez essa seja a parte mais simples na teoria, porém a realidade pode ser dura.
Definir uma meta que você tenha condições de atingir, mas que também seja desafiadora, é uma tarefa complicada.
Ao mesmo tempo que ela deve refletir as ambições da empresa, também precisa condizer com as escalas de crescimento já identificadas.
Se sua empresa vendeu 100 produtos nos últimos três meses de trabalho, por exemplo, a meta para o próximo mês tem que considerar essa realidade.
Afinal, esperar triplicar suas vendas somente para “se desafiar” é, em certa medida, um movimento ingênuo que pode trazer frustração.
“Aumentar em 5% o número de vendas”, “Concretizar 105 vendas nos próximos 3 meses” ou, quem sabe, “Aumentar em 5% o lucro com vendas”, são valores que costumam expressar melhor a realidade (podendo variar, obviamente, de acordo com o contexto da estratégia de cada negócio).
Lembre-se que as metas que são mais difíceis de atingir tendem a desmotivar colaboradores e até mesmo gestores, gerando um sentimento de insuficiência que muitas vezes é alimentado apenas por números irracionais na estratégia.
R – Relevant, ou relevante
Uma pergunta para entender a relevância de uma meta é: por que atingir X meta é importante?
Esse entendimento está completamente conectado com a motivação para alcançar um objetivo. E aqui, novamente, falamos sobre colaboradores e gestores.
Inclusive, é importante ressaltar que uma das funções primordiais de um bom gestor é manter os colaboradores alinhados com as estratégias da empresa, dando sentido aos números e enfoques pedidos pelos superiores.
Isso porque a linha de frente é responsável por boa parte do processo, mas nem sempre está informada e alinhada à estratégia.
Logo, cabe ao seu líder deixar claro a todos qual a relevância das metas.
T – Time based, ou temporal
Por último e talvez o passo mais simples, mas não menos importante, tenha um cronograma.
Metas SMART sem data limite são um convite para a procrastinação e não devem ser uma realidade dentro de um ambiente produtivo.
O cronograma nesse caso não é engessado ou imutável, mas a existência dele é importante para que você saiba o que fazer mesmo diante de imprevistos.
Contudo, fique atento. Mesmo com novidades no planejamento, crie novos prazos apenas quando surgirem imprevistos, e não por não conseguir realizar entregas de rotina.
Lembra do primeiro objetivo listado neste artigo sobre metas SMART?
“Obter aumento de clientes em 10% nos próximos 3 meses”.
Além de específica, aqui temos também uma meta com período de atingimento bem definido.
Para encerrar, deixaremos aqui duas dicas valiosas:
- Sempre alinhe suas metas SMART a indicadores REAIS, baseados na realidade do seu dia a dia.
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Boa gestão e até a próxima.
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