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Nesse artigo vamos conhecer a história do OKR, a famosa metodologia do Google e das empresas mais inovadoras do mundo, para gestão de performance e metas.
Bom, eu não preciso contar para vocês o que é o Google. Mas você sabe qual a metodologia do Google?
Hoje em dia o Google virou quase um sinônimo de internet, em alguns lugares ele é considerado até um verbo.
O sucesso do Google, assim como o de qualquer outra grande empresa, sempre traz uma certa dose de curiosidade.
Como eles fizeram para chegar lá? Qual é o segredo do sucesso dessas empresas?
A resposta nunca é simples, e na maioria das vezes, engloba uma série de fatores que contribuem para esse sucesso.
Nesse artigo vamos revelar um desses “segredos” da metodologia do Google, que fez a empresa ir de cerca de 60 colaboradores para mais de 100 mil, se tornando uma das empresas mais valiosas e inovadoras do mundo.
Senta que lá vem história
Em 2013, Rick Klau, um dos sócios da Google Ventures, deu uma palestra e a compartilhou despretensiosamente no YouTube.
Nesta palestra, ele abordou e demonstrou como o Google faz para definir os seus objetivos e metas. Ou seja, qual era o modelo de gestão de resultados e performance que o Google utilizava.
E esse vídeo bombou! Alcançou mais de 500 mil visualizações (hoje tem quase 1 milhão) e para muitas pessoas foi a primeira vez que ouviram falar sobre “OKR”.
Mas o OKR não é um assunto novo e definitivamente não nasceu com o Google.
Andrew Grove, que já foi considerado um dos maiores CEOs do século e também o homem do ano pela revista Time, é considerado o pai dos OKRs. Ele criou o termo e o sistema na década de 70 na Intel.
Essa metodologia foi criada em meio a uma guerra comercial entre a Intel e a Motorola, que dominava o mercado de microprocessadores da época.
Em resumo, a Intel, através dos OKRs, criou uma estratégia de linha de frente, chamada “Operação Crush”, que tinha objetivos inspiradores, metas bem definidas e extremamente audaciosas, que eram transmitidas e compartilhadas por toda a empresa.
Eles precisavam que todas as pessoas na Intel entendessem os objetivos da empresa e contribuíssem ativamente para alcançá-los.
Além disso, a Intel começou a trabalhar com um planejamento estratégico menor e mais curto. Segundo eles, era impossível prever o mercado de microprocessadores a longo prazo, pois como se trata de tecnologia, ele muda muito rápido.
Então, eles precisavam de ciclos mais curtos para se adaptar melhor às transformações do mercado. Assim sendo, seja bem vindo ao universo OKR!
O resultado dessa implantação é que a Intel hoje é uma das empresas mais bem sucedidas e inovadores do mundo.
Mas afinal, o que é o OKR?
Se você está se perguntando isso, provavelmente é novo por aqui. Sendo assim, vou estar deixando o link do Guia Definitivo de OKR.
Este ebook traz tudo que você precisa para se familiarizar com a metodologia do Google e conseguir associar tudo o que você precisa deste artigo.
A revolução da metodologia do Google através do OKR
Neste momento você deve estar se perguntando… O que isso tudo tem a ver com o Google? Então vamos lá.
Um colaborador que estava na Intel e vivenciou o nascimento e sucesso dos OKRs, John Doerr, virou investidor de uma pequena e promissora startup dos anos 90.
Adivinha? Isso mesmo, o Google.
John Doerr apresentou o OKR para Larry Page, Sergey Brin e um pouco mais de 30 colaboradores que estavam ao redor de uma mesa de ping pong.
Ele definiu os OKRs como: uma metodologia de gestão que ajuda a garantir que a empresa concentre esforços nas mesmas questões importantes em toda organização.
Então, o Objetivo (O) é simplesmente O QUE deve ser alcançado. E os Resultados-Chave (KRs) estabelecem e monitoram COMO chegamos ao objetivo.
Ou seja, um dos grandes investidores do vale do silício apresentou um dos mais inovadores modelos de gestão para o que viria a ser uma das maiores empresas do mundo. Tudo isso usando slides laminados e um retroprojetor.
A reação do pessoal do Google à apresentação do Doerr foi que eles precisavam ter algum princípio organizador. Afinal, eles não tinham nenhum e o OKR poderia funcionar. Nascia assim então, o OKR dentro da metodologia do Google.
“Os OKRs fizeram muito mais do que apenas funcionar“
E não são palavras minhas. O próprio Larry Page conta sobre a importância dos OKRs no prefácio do livro “Avalie o que importa”, de John Doerr, que narra a história do Google com os OKRs.
Ele diz: “Os OKRs nos ajudaram a crescer dez vezes mais. Até mais, em alguns casos. Eles ajudaram a tornar nossa missão louca de ‘organizar as informações do mundo’, em algo viável. E mantiveram-me, junto ao resto da empresa, na hora certa e no caminho certo quando mais importava”.
Esse artigo foi para contar um pouco da história dos OKRs, que existem desde a década de 70, mas que era tratado como um segredo das empresas do vale do silício que utilizavam.
E assim ficou conhecido a pouco tempo, depois da palestra do Rick Klau, com o TED do John Doerr, e, mais recentemente, com o livro “Avalie o que importa”.
Nós, da CoBlue, somos os maiores especialistas em OKR do país.
Construímos o primeiro software de OKR da América Latina e já ajudamos mais de 200 empresas a trabalhar com o modelo.
Sendo assim, nos orgulhamos muito de fazer parte dessa história antiga, ou nem tão antiga, mas que ganha cada vez mais força com o passar dos anos.
E se você tiver interesse, temos um curso online sobre OKR onde compartilhamos com você um pouco da nossa experiência e te ensinamos todo o conceito, principais pilares, como construir bons objetivos e resultados-chaves, além de fazer a gestão dos seus OKRs. Tudo isso ministrado pelo nosso CEO e fundador, George Eich.
Diferente do que aconteceu com o OKR durante um certo período, não queremos que esse conhecimento seja um segredo, pelo contrário, queremos que você compartilhe este artigo ou nosso vídeo com uma pessoa que não conhecia a história dos OKRs e não sabia que o Google utiliza esse modelo.
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