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O clima organizacional é formado pela percepção psicológica que os colaboradores de uma empresa têm a respeito dessa organização.
Essa ideia tem ganhado cada vez mais atenção dos gestores dentro das empresas que procuram entender como o ambiente organizacional influencia diretamente no engajamento e na produtividade dos seus colaboradores e como se torna um diferencial no mercado empregador na hora de atrair e reter talentos.
Afinal, muitos (ou se não todos) desejam trabalhar em empresas reconhecidas pelo seu ótimo ambiente de trabalho, não é mesmo?
Continue a leitura e entenda a relevância desse tema para qualquer empresa que deseja se destacar.
O que é clima organizacional?
O clima organizacional é a percepção coletiva (sentimentos e opiniões) que os colaboradores compartilham sobre a empresa em relação a diferentes aspectos e características.
Ou seja, podemos dizer que o clima organizacional é a parte subjetiva da cultura organizacional, ligada às sensações trazidas pelos valores, atitudes e comportamentos reproduzidos dentro de uma organização.
Assim como define Ricardo Silveira Luz, em seu livro Gestão do Clima Organizacional (2003, p.13), o clima organizacional:
“É o reflexo do estado de ânimo ou do grau de satisfação dos funcionários de uma empresa. É a atmosfera psicológica que envolve, num dado momento, a relação entre a empresa e seus funcionários”.
Já Idalberto Chiavenato, autor brasileiro referência em administração de empresas e Recursos Humanos, define o clima organizacional como a percepção de características mensuráveis do ambiente de trabalho, que influencia na motivação e no comportamento desses indivíduos.
“Ele representa o conjunto de sentimentos predominantes numa determinada empresa e, envolve a satisfação dos profissionais tanto com os aspectos mais técnicos de suas carreiras e trabalho quanto aspectos afetivos/emocionais, refletindo em suas relações com os colegas de trabalho, com os superiores e com os clientes de modo geral.
(CHIAVENATO, 1997, p. 126).
É a tendência de percepção que os membros de uma organização possuem a respeito de seu grau de satisfação em relação ao conjunto ou a determinada característica desta organização”
Na prática, vamos imaginar o seguinte: você é colaborador de uma empresa tradicional cuja essência é ser focada no lucro imediato com operações muito bem consolidadas.
Colaboradores inseridos nesse ambiente de trabalho geralmente são mais sérios, com funções e hierarquias muito bem definidas e, muitas vezes, pouco inovadores.
Agora imagine uma sturtup, que tem a inovação e disrupção enraizadas em sua cultura.
Provavelmente, os colaboradores inseridos neste ambiente de trabalho possuem um alinhamento 360º e uma comunicação muito bem estruturada, já que a mudança é uma realidade nesse modelo de negócio.
Assim, o que podemos concluir é que o clima reflete a cultura da empresa.
Ou seja, se o negócio consolidou a transparência, a colaboração e a flexibilidade em sua cultura organizacional, esses pilares serão percebidos através da postura e comportamento dos colaboradores no dia a dia.
No entanto, vale lembrar que não são apenas fatores internos que influenciam o clima organizacional da empresa. Qualquer conflito ou insatisfação externa também pode interferir em um ambiente de trabalho saudável. Explicaremos isso adiante.
Diferença entre clima e cultura organizacional
É natural ter dúvidas sobre as diferenças entre esses dois conceitos.
Então, para esclarecer: a cultura organizacional é um conjunto de crenças, comportamentos, valores e ações que definem a rotina da organização que fazem da empresa o que ela é.
Podemos dizer que a cultura é a identidade da organização, seu DNA.
Por outro lado, o clima organizacional é a percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho. Como explicamos anteriormente, de certa forma, ela é o reflexo dos efeitos da cultura organizacional como um todo.
O clima pode não ser o mesmo para todo mundo
Não existe uma fórmula que torne o clima bom ou ruim.
Isso porque cada profissional e empresa valorizam diferentes aspectos no ambiente de trabalho de acordo com as suas próprias experiências.
Ou seja, dois profissionais que exercem o mesmo trabalho, na mesma empresa e com as mesmas condições, podem ter percepções diferentes sobre o clima organizacional, já que isso varia de acordo com suas vivências.
Entretanto, existem fatores que tornam o clima bom para grande parte das pessoas.
Por exemplo: bem-estar, o respeito e a boa convivência com os colegas de trabalho.
Fatores que impactam o Clima Organizacional
Quando o clima organizacional for mensurado, é fundamental que os gestores considerem tanto fatores internos (como o relacionamento interpessoal), quanto os fatores externos à empresa (como a saúde mental dos colaboradores).
Fatores internos
Eles se referem aos fatores que estão dentro da própria empresa e sob seu controle, sendo que esta pode atuar diretamente sobre esses pontos para tentar melhorá-los.
Entre os fatores internos estão:
- Autonomia;
- Motivação;
- Liderança;
- Relacionamento com os demais colaboradores;
- Desenvolvimento profissional;
- Fit Cultural;
- Comunicação interna;
- Remuneração e benefícios;
- Reconhecimento (financeiro ou não);
- Estabilidade;
Fatores externos
Eles são os elementos fora do ambiente da empresa, mas que influenciam diretamente no comportamento e decisões dos colaboradores.
Neste caso, a empresa não poderá atuar sobre esses fatores, mas poderá atuar sobre os seus efeitos nos colaboradores.
Dentre os fatores externos estão:
- Saúde física e mental;
- Lazer;
- Vida social;
- Situação financeira;
- Convivência familiar;
- Segurança pública;
- Cenário atual (política, econômica, social).
Os impactos do clima no negócio
O ambiente organizacional está diretamente ligado ao sucesso da empresa.
Isso porque a qualidade do ambiente interfere na felicidade dos colaboradores, e colaboradores felizes são mais produtivos.
Segundo um estudo feito pela Universidade da Califórnia, um colaborador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% mais em comparação com os outros.
Dessa forma, empresas que possuem um ambiente de trabalho capaz de promover a satisfação e felicidade da sua equipe tem, sem dúvidas, um diferencial competitivo no mercado.
Além disso, é importante ressaltar que empresas que investem em melhorar o clima organizacional da empresa também desenvolvem e impulsionam o Employer Branding e o Employee Experience como estratégias competitivas de atração e retenção de talentos.
Por outro lado, um clima organizacional ruim pode causar desmotivação, diminuir a produtividade do time e aumentar o índice de rotatividade dentro da empresa.
Estratégias para melhorar o clima organizacional
Pensando em trazer melhorias constantes para o clima organizacional, trouxe para você algumas dicas que podem ser aplicadas em sua empresa para tornar seu ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
1. Crie um ambiente de confiança entre os colaboradores e lideranças
A liderança exerce um grande papel de influência quando o assunto é clima organizacional. Por isso, é importante que os líderes entendam a necessidade de apostar nesse assunto.
Entretanto, a partir do momento que o colaborador entende que não será julgado ou repreendido por seus líderes dentro da organização, a tendência é que ele participe dos processos de forma mais ativa e significativa.
Ou seja, quando o colaborador se sente seguro e confortável em seu local de trabalho, muito possivelmente se sentirá com mais liberdade para expor suas opiniões ou sugerir ideias quando necessário, tornando o clima muito melhor e o ambiente mais produtivo.
No estudo If You Listen Up, Your Employees Will Step Up, realizado nos Estados Unidos e Canadá, observamos com clareza o impacto negativo da falta de receptividade e de confiança nessas relações.
Dos 675 profissionais entrevistados, 64% disseram que o seu líder não leva em consideração a opinião dos colaboradores na tomada de decisão e 38% disseram que já descartam suas ideias antes mesmo de serem escutadas.
Assim, se você deseja construir um ambiente mais saudável e proveitoso, faça com que a empatia, sinceridade, transparência e coerência sejam aspectos indispensáveis nas relações entre líderes e liderados.
Se necessário, para uma maior imersão sobre o clima organizacional, proporcione treinamento sobre o tema para os líderes da sua empresa, para que possam desenvolver estratégias de melhoria contínua com relação a este fator.
2. Celebre e reconheça conquistas
Reconhecer e celebrar as conquistas dos seus colaboradores é uma forma de valorizar seu trabalho e estimular comportamentos positivos, sejam eles individuais ou coletivos!
Portanto, use o reconhecimento e a celebração para melhoria do clima, reforçando os valores da empresa e os pontos importantes da sua cultura organizacional.
3. Treine o seu time
Investir no desenvolvimento dos seus colaboradores também é uma forma de garantir que sua equipe se sinta valorizada.
Pois além de permitir a evolução contínua das habilidades dos profissionais, os treinamentos também estimulam o crescimento e os bons resultados da organização.
Mas vale lembrar que quando falamos em desenvolvimento, não estamos nos referindo apenas aos cursos e palestras. Estimule também a troca natural e diária de informações, experiências, insights e conhecimento entre os profissionais da sua própria empresa.
4. Estimule a diversidade
A diversidade nas empresas promove um ambiente de trabalho mais democrático, enriquecedor e saudável, pois incentiva a troca de experiências entre diferentes perfis profissionais.
Organizações que promovem a diversidade, além de fazer com que os conflitos que atrapalham a produtividade e a eficiência sejam menos recorrentes, também obtêm colaboradores mais motivados e dispostos a entregar mais do que é esperado pelo seu líder.
Esses fatores podem aumentar a competitividade da empresa no mercado em que atua.
5. Aplique a Pesquisa de Clima Organizacional
A pesquisa de clima organizacional é uma das melhores alternativas para entender a qualidade do ambiente nas empresas.
O propósito dela é esclarecer as queixas e opiniões de todos os membros da organização, para entender a maneira como esses profissionais enxergam a empresa em que trabalham.
Com a avaliação da pesquisa de clima organizacional, a empresa conseguirá transformar um ambiente de trabalho improdutivo, de desconfiança e desmotivador, em um local saudável que oferece segurança para seus colaboradores (tanto física como psicológica).
Agora você já sabe tudo sobre a importância do clima organizacional e como ele influencia no seu negócio, já pode começar a aplicar nossas dicas na sua empresa para proporcionar um ambiente cada vez mais saudável para seus colaboradores.
Caso precise de ajuda, temos várias ferramentas que vão te auxiliar na gestão dos talentos e melhorias do clima no seu negócio! Fale com um dos nossos especialistas.
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