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Entenda o que é criatividade, como ela pode ser um diferencial competitivo na sua empresa e como a Fábrica de Criatividade revolucionou o mercado e vende criatividade como um produto.
A criatividade não tem que ser vista apenas como um dom ou um ato de espontaneidade, ela pode e deve ser vista como negócio. Denilson Shikako, CEO e fundador da Fábrica de Criatividade, acredita que tudo pode ser fabricado, inclusive a criatividade.
Você pode ouvir a conversa completa com o Denilson sobre criatividade e inovação no vídeo abaixo:
Todo produto precisa de uma matéria prima, sendo assim, qual seria a matéria prima da criatividade? Problemas.
Sempre há como melhorar, basta existir um problema que sirva de combustível para essa inovação. Existem problemas de pesquisa e de criatividade, então vamos a eles:
- Problema de pesquisa: quando algo ou alguém já tem a resposta e só lhe falta chegar a até ela. Exemplo: 1+1=?
- Problema de criatividade: quando você precisa elaborar uma estratégia única como solução. Exemplo: Como aumentar os lucros da minha empresa?
No livro “Siga em frente: 10 maneiras de manter a criatividade nos bons e maus momentos”, de Austin Kleon, o autor ensina, em mais uma de suas obras sobre criatividade, como manter-se fiel a seus objetivos e a si mesmo durante o processo criativo.
O que é criatividade vista como um serviço
A Fábrica de Criatividade inovou a definição de o que é criatividade como um serviço (Creativity as a Service – CaaS, que se encaixa na mesma sigla e ideia de Software as a Service – SaaS). A ideia se baseia em criar um modo de buscar por soluções do mercado para problemas únicos.
Sendo pioneira em trazer o CAAS, a Fábrica de Criatividade supre a necessidade de contratação de uma equipe especializada em soluções criativas dentro de uma organização, disponibilizando um grupo especializado a apenas uma chamada de distância.
A cultura de inovação dentro da empresa é fundamental para o funcionamento da estratégia. E para implantar é preciso experimentar! Você só sente o real significado dessa cultura quando a vivencia.
Do estagiário ao CEO da empresa, todos têm criatividade em potencial. Abrir espaço para que todos possam contribuir aumenta a chance de sucesso no resultado. Ninguém melhor do que os próprios colaboradores para entender as necessidades da empresa.
“O maior repertório de uma empresa, são seus funcionários”, diz Denilson Shikako.
O que é a Fábrica de Criatividade?
A Fábrica, pensando em o que é criatividade, tem como missão “despertar a criatividade para cocriar um mundo radicalmente melhor”. É uma empresa de consultoria de inovação e criatividade, que aposta em pessoas reais dentro das empresas como sua ferramenta de trabalho.
Os objetivos são moldar essas pessoas para serem capazes de pensar e agir fora da caixa, formar colaboradores que possam agir sem padrões e surpreender positivamente em suas ações.
Eles também utilizam da experiência como diferencial. Tudo que pode ser resolvido tem de sair de um problema bem estruturado, que deve ser baseado nas vivências de quem sofre com ele.
Dentre algumas recomendações do CEO da Fábrica, está sempre escrever os seus problemas e começar com a palavra “como”.
“Como aumentar meus lucros?”, “como capacitar melhor os funcionários?”, são exemplos de perguntas que podem surgir em um primeiro momento e serem exploradas para cativar a criatividade.
“Se eu tivesse 1 hora para resolver um problema, eu ficaria 55 minutos analisando ele”, essa foi a fala de Denilson citando Einstein. O mais importante para criação de soluções alternativos é uma boa estruturação de problema.
Entender o que está acontecendo irá ajudar a definir para que lado é necessário progredir.
Inovação é criatividade com CNPJ
Qual a diferença entre criatividade e inovação?
A resposta parte de que sempre existe uma forma de melhorar algo. A busca por essa forma é a criatividade. A partir do momento que é entregue um valor desta busca, estamos falando de inovação.
Você resolver seus problemas de forma criativa abre um leque para novas possibilidades. No Episódio #12 do CoBlueCast, Gustavo Ramos, CRO e sócio da CoBlue, traz uma situação que exemplifica bem o conceito de inovação.
A criação da lâmpada partiu de um processo criativo. Ao invés de quebrar a cabeça para criar uma vela maior, que durasse mais por ter um pavio mais longo, ou talvez encontrar uma forma de tornar ele mais duradouro, foi feito um processo criativo sobre esse problema.
Então tínhamos o seguinte quadro:
- Produto: Vela
- Problema: Como aumentar a vida útil da iluminação?
- Criatividade: Criação de um novo produto utilizando eletricidade
- Inovação: Lâmpada!
Neste exemplo ficam claros os passos que foram dados e a diferença da criatividade para inovação. Quando a lâmpada consegue oferecer um valor para a sociedade, coisa que apenas uma ideia não poderia fazer.
Quais ferramentas são necessárias para criar?
O principal produto da Fábrica é o CAAS (Creativity as a Service), que é um plano de assinatura mensal que fornece consultoria de inovação, como um pacote de soluções.
Com o plano, você tem a equipe da Fábrica disponível 24 horas por dia durante 7 dias por semana. É isso mesmo, dependendo do plano contratado você terá X horas de acesso a esses profissionais e serviços. Como Denilson sugere em sua fala, é uma “Netflix da criatividade”.
Além do CAAS, são explorados outros recursos. Existem diversos treinamentos, workshops e palestras que incentivam a capacidade criativa.
A “Cadê a Foca Pimba” é uma ferramenta onde cada uma de suas letras representa um método para instigar a criatividade. A letra “B”, por exemplo significa “Brainstorming”, que é uma técnica de conversa em grupo onde ideias são expostas no intuito de resolver um problema.
A criatividade deve ser entendida como uma extensão do potencial individual de cada um dentro da empresa. Ela não substitui ou limita alguma função, ela apenas expande os olhos e abre um horizonte infinito de possibilidades para as empresas e seus colaboradores.
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