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Você sabe o que é eNPS, o termômetro de engajamento dos colaboradores?
Ter clientes satisfeitos é importante para toda empresa, mas trabalhar com uma equipe feliz e apaixonada pelo que faz é essencial.
Mas como saber o que os colaboradores pensam sobre a organização? Será que indicariam sua empresa?
Achar que estão felizes e satisfeitos em seus trabalhos não é suficiente. É necessário medir e acompanhar toda a trajetória de cada colaborador com auxílio de indicadores.
Uma boa saída é apostar em ferramentas que aplicam as pesquisas internas e mensuram o grau de satisfação dos colaboradores.
Afinal, as pessoas são a alma do negócio e um ótimo colaborador satisfeito no seu local de trabalho se torna muito mais produtivo, fazendo a empresa crescer cada vez mais.
Por isso queremos falar sobre o eNPS, uma ferramenta que é muito utilizada para medir a satisfação dos colaboradores, o clima, assim como também a percepção dos colaboradores sobre a empresa ser um bom local de trabalho ou não.
Vamos saber mais o que é e como funciona o eNPS? Continue a leitura ou baixe agora mesmo nosso ebook!
O que é eNPS?
O eNPS, ou Employee Net Promoter Score, foi inspirado no Net Promoter Score (NPS), criado em 2003 pelo estrategista de negócios e especialista em marketing de lealdade Fred Reichheld.
Na época, o NPS foi apresentado por Reichheld como um conceito revolucionário que tinha como objetivo mensurar a satisfação dos clientes da empresa.
Para ele, o ato de recomendar uma empresa aos amigos e familiares é altamente relevante, visto que o “boca a boca” é uma das estratégias de marketing mais poderosas.
Então, se funciona tão bem com o público externo, por que não utilizar essa forma de mensuração internamente nas empresas?
E assim nasceu o eNPS: o NPS dos colaboradores, utilizado para mensurar a satisfação, engajamento e a lealdade dos colaboradores com a empresa.
Ou seja, ela mede a probabilidade de seus funcionários recomendarem sua organização como um bom lugar para trabalhar.
Na prática, é bem simples: se alguém gosta de trabalhar em determinada empresa, ela sente o desejo de compartilhar essa experiência com outras pessoas, certo?
Hoje a ferramenta é muito utilizada pelas maiores empresas do mundo como a Apple, Amazon, Walt Disney e entre outras.
Assim como as pesquisas de NPS para os clientes, o eNPS é uma metodologia contínua que fornece resultados concretos para a melhoria constante da empresa.
Visto que, de acordo com um estudo da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, colaboradores engajados, motivados e satisfeitos são tão importantes para os resultados de uma empresa quanto ter clientes satisfeitos.
Entendendo a metodologia
A finalidade do eNPS é mensurar a Employee Experience, ou seja, a qualidade da experiência do colaborador diante da empresa.
A metodologia funciona de maneira bem simples, considerando o seguinte questionamento:
“Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nossa empresa como um bom local para se trabalhar?”
Então, dependendo de suas respostas, os colaboradores são classificados em Promotores, Neutros ou Detratores:
- Promotores (nota 9 a 10): são os colaboradores que estão mais engajados e motivados, ou seja, que mais estão satisfeitos com o clima, a cultura e o ambiente organizacional.
Logo, são as pessoas mais leais e sempre irão recomendar a empresa como um excelente ambiente para se trabalhar, influenciando positivamente outros colaboradores e sendo verdadeiros fãs da marca.
- Neutros (nota 7 a 8): Já esses colaboradores não estão completamente engajados e motivados com a empresa. As causas podem ser diversas como salário, falta de fit cultural, falta de identificação com o propósito da empresa, clima organizacional, dentre outros.
Nesse caso, é importante que os gestores identifiquem quais são os problemas para que consigam engajar e motivar cada vez mais os colaboradores.
- Detratores (escala 0 a 6): Esse grupo de colaboradores merece atenção. Essa parcela de funcionários está desengajada, desmotivada e insatisfeita com a empresa em que trabalha. Dessa forma, pode influenciar negativamente outros colaboradores e tende a reclamar da empresa para a família, amigos e conhecidos.
Com isso, através da metodologia, a empresa conseguirá identificar se os colaboradores estão satisfeitos com a empresa. Além de entender se estão alinhados com a cultura organizacional ou se o ambiente de trabalho está saudável, por exemplo.
Quais as vantagens do eNPS?
Adotar o eNPS é vantajoso, principalmente, pela agilidade dos resultados para os gestores e líderes, o que possibilita a tomada de decisão muito mais rápida e assertiva.
A sua agilidade se dá por ser formado por poucas perguntas, o que torna sua aplicação muito simples. A metodologia então, acaba facilitando a constância no monitoramento e na tomada de decisão.
Além disso, o eNPS passa a ser uma pesquisa mais transparente, visto que é feito de modo anônimo, e o feedback se torna mais confiável uma vez que o colaborador se sente muito mais seguro.
Quando complementado com perguntas mais abertas, a pesquisa é capaz de entregar também insights poderosos para mudanças necessárias do ponto de vista do colaborador.
Além disso, empresas com um índice alto de promotores da marca tendem a atrair mais talentos para trabalhar na empresa. Visto que, empresas onde há colaboradores que amam seus empregos e o seu local de trabalho, tendem a ser preferência dos melhores talentos do mercado.
Outra grande vantagem é a possibilidade de aproveitar a metodologia para fazer benchmarking e saber como está a saúde da empresa em comparação aos outros de mesmo porte. Assim, gestores e RH conseguem saber se a empresa é competitiva no mercado, oferecendo o melhor cenário para o capital mais importante no sucesso do negócio, o capital humano.
O que fazer se meu indicador está baixo?
Ao aplicar a pesquisa de eNPS, você constatou que sua empresa ficou com um índice baixo, ou seja, que possui mais detratores que promotores. E agora?
Calma!
Essa informação é muito importante para que você consiga compreender o que está acontecendo, onde a empresa precisa se atentar para começar a operar um bom plano de mudança.
Mas antes de tudo, é crucial identificar o problema para trabalhar na solução antes que afete a produtividade, motivação e imagem da empresa.
Como manter o eNPS alto?
Por outro lado, se o índice do eNPS da sua empresa está alto, ou seja, possui mais promotores que detratores, não quer dizer que está tudo bem e que por isso pode relaxar.
Muito pelo contrário, para que a empresa mantenha o índice alto é necessário fortalecer ainda mais os pontos positivos e se atentar para garantir que as práticas que estão dando certo na organização continuem.
Dado que colaboradores engajados e motivados são muito mais produtivos, auxiliam a formar uma boa imagem da empresa (internamente e externamente) e ainda auxiliam na inovação dentro da organização por meio de ideias e feedbacks.
Medir e compreender a satisfação dos colaboradores, então, é um dado fundamental para o sucesso e posicionamento da empresa no mercado.
E você, já utilizou o eNPS? Se não, está pronto para cuidar do seu time?
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