Tempo de leitura: 9 minutos
Você sabe como fazer a análise da sua pesquisa eNPS?
Falar sobre os resultados das pessoas sem considerar as suas emoções e o impacto delas sobre a produtividade e a qualidade das suas entregas já se tornou algo praticamente impossível nos dias atuais.
É por isso que a grande maioria das empresas têm investido cada vez mais no Employee Experience (EX), reforçando uma cultura do feedback contínuo em todas as etapas da sua vivência na organização.
Nesse contexto, o famoso Employee Net Promoter Score (eNPS) tem sido um grande aliado das empresas.
Afinal, é através da pesquisa dele que se torna possível mensurar o nível de satisfação e lealdade dos colaboradores com a organização.
🔹 Quer saber mais sobre o eNPS? Baixe o nosso eBook
Apesar de parecer uma pesquisa simples, sua implantação tem um impacto muito positivo.
Isso porque ela dá voz a todas as pessoas do time, independente do seu nível hierárquico, deixando implícito que a opinião delas é muito importante para a construção de uma empresa cada vez melhor.
No entanto, ainda é muito comum encontrar empresas que não sabem o que fazer com os resultados dessa pesquisa.
Se você também está passando ou já passou pela fase do “Ok, e agora? O que eu faço com isso que descobri?”, nos acompanhe nessa leitura e entenda como a nossa equipe e plataforma podem te ajudar.
Navegue pelo conteúdo:
- Como analisar a escala de eNPS?
- Como lidar com os colaboradores detratores?
- O que fazer com colaboradores neutros
- O que fazer com os promotores do eNPS
- Insights poderosos da CoBlue para te ajudar com o eNPS
Como analisar a escala da pesquisa eNPS?
O primeiro aspecto que deve ser analisado nos resultados de uma pesquisa de eNPS é a síntese da visão geral que os colaboradores têm da empresa.
Esse panorama é composto pelo índice de eNPS alcançado após a aplicação da fórmula, a quantidade de colaboradores promotores (notas de 9 a 10), neutros (notas de 7 e 8) e detratores (notas de 0 a 6).
Com isso em mãos, é possível identificar a satisfação e lealdade da equipe em números gerais.
Na imagem abaixo mostramos como esses dados ficam em evidência na ferramenta de eNPS que temos na plataforma CoBlue:
Mas a análise não termina aqui. Para que você consiga aproveitar todo o potencial desta ferramenta a seu favor, é necessário se aprofundar na análise dos dados.
Mesmo quando tudo parece estar bem, essa pesquisa evidencia também os pontos que merecem atenção das lideranças.
O fato é que, para planejar ações eficientes após a coleta de respostas do eNPS, é necessário entender melhor o que motivou as notas dos colaboradores.
Para isso, o segundo passo é colher os feedbacks deixados pelos colaboradores junto às notas.
Aqui na CoBlue, por exemplo, a ferramenta na qual a pesquisa é feita já consta o campo de comentários (obrigatório ou não), para que todos os colaboradores possam deixar suas considerações.
Esse recurso é essencial para análise da pesquisa de eNPS. Afinal, muitas empresas não possuem uma cultura de comunicação direta entre os colaboradores.
E, em casos como esse, o eNPS pode ser o canal no qual a liderança consiga ver (de forma profunda e sincera) quais são as considerações da própria equipe, identificando os aspectos que impactam a empresa positiva e negativamente.
Feita a análise geral das notas e dos comentários coletados, é hora de avaliar os grupos individualmente.
Nos acompanhe nos próximos tópicos e entenda como lidar com os detratores, neutros e promotores do eNPS.
Como lidar com os colaboradores detratores?
Esse é o grupo de colaboradores insatisfeitos e desengajados, que tendem a compartilhar publicamente o seu descontentamento com colegas de trabalho, família, amigos e conhecidos.
Para evitar queda na produtividade e a propagação de comentários negativos que prejudiquem a imagem da empresa, é necessário agir.
Mas como ter informações valiosas sobre esse grupo de pessoas? Novamente, se aprofunde nos comentários desses colaboradores.
Na maioria das vezes, as falas deles já ajudam a entender a raiz do problema que tem prejudicado a sua experiência na empresa.
Com essa informação, é possível planejar ações que sejam capazes de corrigir as ocorrências citadas e evitar que a situação se repita ou se agrave.
Contudo, casos como esse costumam envolver assuntos difíceis, sobre os quais muitas pessoas não se sentem confortáveis em falar.
Então é comum que existam um grande número de detratores que não detalham suas queixas ou considerações com comentários sinceros.
Em empresas que já construíram uma cultura saudável de diálogo, que transmite segurança psicológica, essa situação acaba sendo mais fácil de resolver.
Afinal, o colaborador naturalmente tende a se sentir mais confortável para se identificar e expor alguma situação desagradável.
Em situações assim, o próprio comentário feito no eNPS já é a porta para aproximação com a pessoa e resolução do caso (com pedido de feedback mais completo ou um 1:1, por exemplo).
Mas em ambientes no qual o diálogo não faz parte das rotinas e cultura, isso pode ser mais complicado.
Nesses casos, a tendência é de que os colaboradores prefiram não se identificar na pesquisa de eNPS.
Para esse tipo de situação, que envolve respostas anônimas, uma boa saída é analisar o volume de detratores por área.
Dessa forma, apesar de não haver a riqueza de detalhes ou precisão dos comentários individuais, é possível identificar que partes da empresa estão em estado de alerta e merecem mais atenção.
Com o Ranking por Equipes que temos na ferramenta de eNPS CoBlue, todo esse processo se torna muito mais simples.
Nele, a porcentagem de detratores por área (assim como promotores e neutros) é calculada automaticamente e pode ser visualizada com muita facilidade, como mostramos na imagem abaixo:
A partir dessa organização de dados, é possível desenvolver junto às lideranças, ações ações mais específicas para times nos quais existem muitos detratores.
O que fazer com colaboradores neutros
Mesmo não entrando no cálculo de eNPS e, por isso, serem negligenciados pelos seus gestores, os colaboradores neutros também precisam de atenção.
Isso acontece, pois apesar de não ser assumidamente um grupo insatisfeito, esses colaboradores não estão completamente engajados e motivados.
Portanto, há algo que os impede de considerarem a empresa como um ótimo lugar para trabalhar, e isso precisa ser investigado antes de se tornar algo prejudicial.
Em nossas experiências de mercado aqui na CoBlue, por exemplo, já presenciamos casos em que a falta de reconhecimento se tornou um fator decisivo para que um colaborador deixasse de ser neutro e virasse um detrator.
Ao acompanhar o comportamento e comentários desse grupo é possível não apenas evitar que as pessoas neutras se tornem detratoras, como também transformá-las em promotoras ao ouvir o que elas têm a dizer e criar formas de elevar sua satisfação.
E os promotores do eNPS? O que devo fazer com eles?
Promotores da marca são os verdadeiros fãs da empresa em que trabalham.
Mas, assim como os colaboradores neutros, muitos gestores acabam negligenciando os promotores e não dão a atenção que eles precisam nessa etapa.
Isso acontece pelo fato de que os promotores são vistos como colaboradores que já atingiram o ápice da classificação, ou seja, o que toda empresa quer. Então por que dar atenção a eles, não é mesmo?
Entretanto, para uma empresa caminhar rumo à excelência, é fundamental que ela entenda o que motivou esses colaboradores a darem boas notas na pesquisa.
Somente ao entender de onde vem a satisfação, é possível replicar ou otimizar os processos para tornar aquilo ainda melhor.
Insights poderosos da CoBlue para te ajudar com o eNPS
As informações que a pesquisa de eNPS fornecem são capazes de trazer insights bem importantes.
Para te ajudar nesse processo de análise, vamos deixar aqui algumas dicas de questionamentos que você pode se fazer ao tratar os dados coletados:
- Existe uma rotina dos colaboradores mais satisfeitos? Como replicar para os outros colaboradores?
- Quais são os setores da empresa que possuem maior número de colaboradores satisfeitos?
- Quais são as áreas com maior número de colaboradores insatisfeitos? Quais ações de gestão podem ser melhoradas nas áreas?
- Quais os pontos-chave levantados pelos detratores? Há algum fator em comum entre os colaboradores? Como melhorar estes indicadores?
Mas atenção: é importante entender que o eNPS é apenas um indicador sobre a experiência do colaborador.
A pesquisa de eNPS fornece muitas informações relevantes, mas dependendo dos insights que a liderança tiver, é interessante contar com outras ferramentas para ter mais informações.
Como, por exemplo, verificar como está o progresso dos OKRs dos colaboradores, aplicar uma pesquisa de bem-estar, engajamento, cultura ou mesmo liderança.
Dessa forma, é possível discutir os resultados com as lideranças e planejar ações de forma mais efetiva para solucionar as possíveis lacunas apontadas na pesquisa de eNPS.
E aí, o que você está esperando para começar a usar a pesquisa de eNPS CoBlue e contar com a nossa ajuda para tornar seu time mais satisfeito?
Você também pode gostar destes conteúdos:
👉 Produtividade: 10 dicas para elevar a produtividade na empresa
👉 6 dicas práticas para engajar o seu time
👉 Employer Branding e Employee Experience: entenda a diferença
Deixe um comentário: