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A maioria das startups, focadas em criar seu negócio e planejamento estratégico com OKR baseado no conceito Business Model Canvas (BMS) e acabam desprezando outras importantes ferramentas de gestão.
Com o passar do tempo, a concentração da equipe pode diluir-se. Nesse caso, o planejamento estratégico com OKR é uma ferramenta fundamental para evitar a dispersão.
O Planejamento Estratégico é uma técnica de gestão que tem provado sua eficácia ao longo do tempo, já que ele tem a virtude de orientar a empresa a alcançar seus objetivos.
Sua aplicabilidade consiste em fazer um diagnóstico da situação interna da empresa, bem como das oportunidades e riscos apresentados pelo mercado. Após isso, vem a parte de elencar pontos fortes e fracos para o buscar o que se determinou como missão e visão.
A seguir, numeramos 5 passos importantes para um planejamento estratégico com OKR. Confira!
1. Análise Microambiente
O diagnóstico interno é feito ao fazermos algumas perguntas, tais como:
- Qual é a proposta de valor da empresa?
- Como esta proposta está sendo executada no dia a dia?
- O que foi definido como propósito da empresa?
A identificação desta proposta de valor é muito importante, já que muitas startups acabam se esquecendo da prática de valores, que é o diferencial de uma empresa e pode significar uma vantagem competitiva frente à concorrência.
A capacitação técnica é fundamental. Porém, setores como finanças, marketing e vendas, não podem ficar descobertos e, caso não haja estas interfaces entre os sócios, é necessário buscá-las de outras maneiras.
2. Análise Macroambiente
Olhando para fora da empresa, conseguiremos ter uma noção mais clara do mercado, conhecendo seus riscos e oportunidades.
É exatamente neste ponto que temos que estar preparados para diminuir os efeitos destas ameaças e riscos, assim como aproveitar ao máximo cada oportunidade.
Esta visão externa é fundamental para acompanharmos também as movimentações e tendências de cada mercado, pois são nelas que encontraremos as melhores oportunidades.
Neste cenário, uma boa opção é fazer uma análise SWOT, que engloba lados positivos e negativos, facilitando o desenvolvimento do planejamento estratégico com OKR.
3. Indicadores de Desempenho (KPIs)
Utilize os Indicadores de Desempenho (KPIs) para constatar o crescimento da empresa. Cada parte do Business Model Canvas tem seus indicadores específicos de desempenho.
Um indicador de desempenho muito importante, por exemplo, é o parceiros-chave. Ou seja:
- Quantos parceiros-chave a empresa possui?
- Este número cresceu ou diminuiu desde o início das atividades?
- O que este parceiro-chave está trazendo de benefício para a empresa?
Ao estabelecer parcerias, o retorno esperado deve ficar muito claro, para ambos os lados, em termos de forma e quantidade esperada. Como por exemplo, número de visitas para o seu site ou indicação de clientes.
Lembre-se de computar gastos como as horas produtivas da equipe para ter indicadores de custos, já que em muitos casos, parcerias podem custar muitas horas da equipe, e é preciso, periodicamente, pesar a relação custo-benefício.
Outras ações exigem análise e observação de indicadores, tais como canais de distribuição, faturamento, custos, número de clientes, custo de aquisição de clientes, investimento em marketing e até cartões de visitas distribuídos.
4. Estabelecimento de Objetivos
O estabelecimento de objetivos ajuda sua equipe a buscar mais focada os resultados almejados.
Por isso, as metas devem ter prazos curtos, médios e longos. Vamos tratar aqui de prazos curtos de 3 meses.
No começo, é importante que as metas sejam flexíveis para que a equipe adapte-se à compreensão de crescimento e avalie melhor sua capacidade produtiva, que pode estar bem acima do que hoje é praticado.
Após uma fase inicial de testes, comece a estabelecer objetivos mais desafiadores e não esqueça de monitorar os resultados. A base de todo o processo são os resultados, os métodos existem para trabalhar unicamente em prol deles.
Nosso sistema de gestão estratégica conta com a ferramenta OKR. Os KRs são fundamentais para acompanhar o desempenho de cada objetivo, permitindo assim a realização dos ajustes e a otimização dos esforços para cada objetivo.
5. Distribuição de funções
Todos os sócios e os colaboradores mais próximos devem se envolver no gerenciamento dos indicadores de desempenho da empresa. Todos devem estar focados na busca do crescimento e na melhoria da produtividade.
Ao estabelecer metas, objetivos e estratégias, não esqueça de definir os responsáveis por cada ação. assim como o prazo para cada meta.
Respeite também as competências de cada um, certamente você conseguirá melhor produtividade e melhores resultados se todos estiverem no lugar certo.
Para envolver os colaboradores, uma boa ideia é traze-los para participar da construção do planejamento estratégico com OKR. Assim você envolve toda a equipe desde o início do processo.
Esta é outra vantagem do OKR, pois permite que todos façam parte do desenvolvimento da empresa, tornando os colaboradores mais engajados e produtivos.
Para saber mais sobre OKR temos o Guia Definitivo de OKR para download gratuito ou agende uma conversa com nossos especialistas para tirar suas dúvidas.
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Comments
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