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Planejamento estratégico e Business model canvas

Tempo de leitura: 4 minutos

A maioria das startups, focadas em criar seu negócio e planejamento estratégico com OKR baseado no conceito Business Model Canvas (BMS) e acabam desprezando outras importantes ferramentas de gestão.

Com o passar do tempo, a concentração da equipe pode diluir-se. Nesse caso, o planejamento estratégico com OKR é uma ferramenta fundamental para evitar a dispersão.

O Planejamento Estratégico é uma técnica de gestão que tem provado sua eficácia ao longo do tempo, já que ele tem a virtude de orientar a empresa a alcançar seus objetivos.

Sua aplicabilidade consiste em fazer um diagnóstico da situação interna da empresa, bem como das oportunidades e riscos apresentados pelo mercado. Após isso, vem a parte de elencar pontos fortes e fracos para o buscar o que se determinou como missão e visão.

A seguir, numeramos 5 passos importantes para um planejamento estratégico com OKR. Confira!

1.  Análise Microambiente

O diagnóstico interno é feito ao fazermos algumas perguntas, tais como:

  • Qual é a proposta de valor da empresa?
  • Como esta proposta está sendo executada no dia a dia?
  • O que foi definido como propósito da empresa?

A identificação desta proposta de valor é muito importante, já que muitas startups acabam se esquecendo da prática de valores, que é o diferencial de uma empresa e pode significar uma vantagem competitiva frente à concorrência.

A capacitação técnica é fundamental. Porém, setores como finanças, marketing e vendas, não podem ficar descobertos e, caso não haja estas interfaces entre os sócios, é necessário buscá-las de outras maneiras.

2.  Análise Macroambiente

Olhando para fora da empresa, conseguiremos ter uma noção mais clara do mercado, conhecendo seus riscos e oportunidades.

É exatamente neste ponto que temos que estar preparados para diminuir os efeitos destas ameaças e riscos, assim como aproveitar ao máximo cada oportunidade.

Esta visão externa é fundamental para acompanharmos também as movimentações e tendências de cada mercado, pois são nelas que encontraremos as melhores oportunidades.

Neste cenário, uma boa opção é fazer uma análise SWOT, que engloba lados positivos e negativos, facilitando o desenvolvimento do planejamento estratégico com OKR.

3. Indicadores de Desempenho (KPIs)

Utilize os Indicadores de Desempenho (KPIs) para constatar o crescimento da empresa. Cada parte do Business Model Canvas tem seus indicadores específicos de desempenho.

Um indicador de desempenho muito importante, por exemplo, é o parceiros-chave. Ou seja:

  • Quantos parceiros-chave a empresa possui?
  • Este número cresceu ou diminuiu desde o início das atividades?
  • O que este parceiro-chave está trazendo de benefício para a empresa?

Ao estabelecer parcerias, o retorno esperado deve ficar muito claro, para ambos os lados, em termos de forma e quantidade esperada. Como por exemplo, número de visitas para o seu site ou indicação de clientes.

Lembre-se de computar gastos como as horas produtivas da equipe para ter indicadores de custos, já que em muitos casos, parcerias podem custar muitas horas da equipe, e é preciso, periodicamente, pesar a relação custo-benefício.

Outras ações exigem análise e observação de indicadores, tais como canais de distribuição, faturamento, custos, número de clientes, custo de aquisição de clientes, investimento em marketing e até cartões de visitas distribuídos.

4.  Estabelecimento de Objetivos

O estabelecimento de objetivos ajuda sua equipe a buscar mais focada os resultados almejados.

Por isso, as metas devem ter prazos curtos, médios e longos. Vamos tratar aqui de prazos curtos de 3 meses.

No começo, é importante que as metas sejam flexíveis para que a equipe adapte-se à compreensão de crescimento e avalie melhor sua capacidade produtiva, que pode estar bem acima do que hoje é praticado.

Após uma fase inicial de testes, comece a estabelecer objetivos mais desafiadores e não esqueça de monitorar os resultados. A base de todo o processo são os resultados, os métodos existem para trabalhar unicamente em prol deles.

Nosso sistema de gestão estratégica conta com a ferramenta OKR. Os KRs são fundamentais para acompanhar o desempenho de cada objetivo, permitindo assim a realização dos ajustes e a otimização dos esforços para cada objetivo.

5.  Distribuição de funções

Todos os sócios e os colaboradores mais próximos devem se envolver no gerenciamento dos indicadores de desempenho da empresa. Todos devem estar focados na busca do crescimento e na melhoria da produtividade.

Ao estabelecer metas, objetivos e estratégias, não esqueça de definir os responsáveis por cada ação. assim como o prazo para cada meta.

Respeite também as competências de cada um, certamente você conseguirá melhor produtividade e melhores resultados se todos estiverem no lugar certo.

Para envolver os colaboradores, uma boa ideia é traze-los para participar da construção do planejamento estratégico com OKR. Assim você envolve toda a equipe desde o início do processo.

Esta é outra vantagem do OKR, pois permite que todos façam parte do desenvolvimento da empresa, tornando os colaboradores mais engajados e produtivos.

Para saber mais sobre OKR temos o Guia Definitivo de OKR para download gratuito ou agende uma conversa com nossos especialistas para tirar suas dúvidas.

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