Solicite uma demonstração

Plano de carreira: o que é, 5 tipos e por que é importante

Tempo de leitura: 5 minutos

Você oferece planos de carreira na sua empresa? Caso não faça isso, saiba que pode estar perdendo um diferencial competitivo.

Conforme o estudo feito pela Tiny Pulse, 66% dos profissionais não veem oportunidades de crescimento nas empresas que trabalham e um a cada quatro sente não ter as ferramentas necessárias para se desenvolver com sucesso.

Além disso, em uma pesquisa feita pelo UOL, 37% dos brasileiros falaram que a perspectiva de crescimento é mais importante que o salário em si quando o assunto é a escolha de uma vaga.

Portanto, se você quer reter talentos e colher os benefícios de ter pessoas bem desenvolvidas, é a hora de ter plano de carreira da sua empresa.

Nos acompanhe nessa leitura e entenda mais sobre os assunto.

O que é um plano de carreira?

O plano de carreira é a definição de todas as etapas da jornada de crescimento de um colaborador dentro da empresa.

Ou seja, a definição de quais são as etapas necessárias para que ele alcance o cargo desejado na organização.

Para que ele seja adequado, é importante que o líder direto faça um alinhamento das expectativas entre a empresa e o profissional já na sua entrada.

Dessa forma, o colaborador inicia as suas atividades alinhado à cultura da empresa e entendendo quais são as possibilidades de desenvolvimento profissional.

Outro ponto que vale ressaltar é que um plano de carreira efetivo exige que a empresa tenha os cargos e funções muito bem desenhados.

Somente assim é possível entender quais são as competências que precisam ser desenvolvidas pelos funcionários que os desejarem.

Por que o plano de carreira é importante?

Para obter sucesso nos negócios, é preciso ter clareza sobre onde se deseja chegar, não é mesmo?

Quando falamos sobre a vida profissional dos colaboradores e seus resultados, isso não é diferente.

Quanto mais claros forem os objetivos (individuais e empresariais) e mais bem desenhada for a jornada até eles, maior é motivação e produtividade no trajeto.

Construir uma carreira ao acaso, sem perspectivas para o futuro faz com que os colaboradores se percam e se distanciem da estratégia da empresa.

Com o plano de carreira, as oportunidades e prioridades ficam mais claras para todos, otimizando os trabalhos e seus resultados.

Quais são os tipos de Plano de Carreira

Assim como boa parte dos assuntos no mundo dos negócios, o plano de carreira também apresentam variações. Conheça abaixo os 5 tipos que trouxemos aqui:

Plano de carreira em Y

Seguindo a lógica da letra, o colaborador evolui até chegar em uma bifurcação, onde pode escolher entre se tornar um especialista ou um gestor.

Dessa maneira, é possível promover cargos importantes que não estão interligados com a gestão de pessoas, tendo em vista que nem todos almejam esse tipo de responsabilidade.

Neste modelo, o colaborador consegue escolher se irá desenvolver as suas habilidades de liderança ou se aprofundar mais na parte técnica e de inovação referente à sua área de atuação.

Plano de carreira em W

No modelo em “W” nós temos uma terceira opção além das citadas acima, que é uma mistura entre a gestão de pessoas e o especialista da área.

Aqui o colaborador também tem a opção de se tornar um Gestor de Projetos. Ou seja, ele deixa de ser responsável por desenvolver pessoas mas, ao mesmo tempo, consegue acompanhar seu desempenho em projetos específicos.

Plano de carreira em linha

O plano de carreira em linha é o modelo mais comum em empresas tradicionais, pois possui uma estrutura hierárquica mais rígida.

Assim, as promoções são dadas apenas de acordo com o tempo de casa de cada colaborador, sendo mais difícil de fazer a troca de área dentro da empresa.

Plano de carreira horizontal

Já esse tipo é muito comum em empresas que não possuem uma divisão hierárquica definida, pois todos estão no mesmo nível e não há possibilidade de crescimento.

Porém, as promoções e reconhecimento são definidos de acordo com o desempenho de cada profissional.

Plano de carreira paralela

É o mais abrangente e é muito visto em empresas que possuem programas de Trainee.

Desde o momento de recrutamento do profissional, já é possível se ter um cargo de liderança, tendo em vista que estes fazem parte de um ramo hierárquico diferente dos demais colaboradores da empresa.

Quais as vantagens de se ter um Plano de Carreira na sua empresa

Diminui o turnover

Ter um plano de carreira na organização traz uma segurança maior ao colaborador, o que diminui as chances de ele sair da companhia.

Ter um processo de crescimento bem desenhado, com objetivos claros e expectativas alinhadas reforça a cultura organizacional e o senso de pertencimento, evitando que a equipe queira se aventurar no desconhecido.

Melhora  o desenvolvimento profissional e valorização do colaborador

Quando sabemos para onde estamos indo, fica muito mais fácil entender o que precisamos melhorar e aprimorar para chegar lá, não é mesmo?

Com o plano de carreira a empresa consegue organizar um plano de desenvolvimento individual  pensando no crescimento atual e futuro do colaborador.

Além disso, ver o quanto a empresa se preocupa com o seu futuro também demonstra uma valorização dos seus colaboradores, aumentando a produtividade.

Mais transparência nos processos seletivos

Quando você tem os caminhos bem definidos, é mais fácil alinhar expectativas e ser transparente nos processos seletivos.

Logo na entrevista de emprego a pessoa já consegue ver se a empresa tem aquilo que ele está procurando para sua carreira e vice e versa.

Isso também ajuda a trazer profissionais mais qualificados que estão em busca de crescimento constante dentro das empresas.

Além disso, como cada cargo tem seus pré-requisitos bem estabelecidos, se torna muito mais fácil para o RH encontrar uma pessoa que se encaixe na vaga.

Por hoje é só! Esperamos que você tenha conseguido entender um pouco mais sobre o plano de carreira e como ele é importante para profissionais e empresas

Afinal, trabalhar em uma organização que valoriza o desenvolvimento e incentiva o crescimento profissional se torna o diferencial no mercado empregador.

Veja também:

👉 Produtividade: 10 dicas para elevar a produtividade na empresa

Compartilhe esse artigo!
Deixe um comentário: