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Plano de negócio: o que é, como construir e similares

Tempo de leitura: 4 minutos

Transformar uma ideia em negócio requer planejamento, persistência, conhecimento de mercado e uma alta dose de autoconfiança. Caso falte uma desses quesitos, vamos começar pelo que realmente não pode faltar, um bom plano de negócio!

No momento da construção da empresa é importante pensar tudo com calma. Tenha atenção com a elaboração do projeto, que vai definir os objetivos do negócio. Além disso, se atente aos produtos ou serviços serão oferecidos e a que mercado serão destinados.

A ideia pode ser incrível, mas a execução tem que estar alinhada com esse referencial. De boas ideias o mundo ta cheio, vamos nos atentar em fazer a diferença.

Plano de Negócio

A partir de um projeto inicial desenvolve-se o plano de negócio, que vai detalhar o passo a passo para alcançar seus objetivos.

Este é o instrumento mais eficaz existente para detalhar as perspectivas do mercado, do produto e estabelecer algumas ações que podem oferecer segurança e maiores probabilidades de êxito.

O plano de negócio deve, portanto, oferecer informações detalhadas a respeito do ramo de atuação, produtos e serviços, clientela, concorrência e fornecedores. Além disso deve apontar os pontos fracos e fortes do negócio.

Simplificando, é como se fosse um raio-x de tudo que você tem e onde quer chegar, tendo isso em mãos, o caminho se apresenta muito mais fácil. O caminho é o seu plano!

Plano de ação

Depois de pensar a estrutura da empresa é preciso fazer um planejamento das ações a serem empreendidas: o que fazer e como fazer, quando fazer, quem vai fazer, qual o custo, porque deve ser feito e como serão avaliados os métodos e resultados.

Lembra quando dissemos que o plano de negócio é o caminho? Então, o plano de ação é o GPS.

Esta avaliação de metodologia e resultados é muito importante. Ela que mostra os pontos fracos que precisam ser transformados e os pontos fortes que devem ser alavancados. É esta visão que vai contribuir para avaliar a viabilidade do negócio, as perspectivas e oportunidades do mercado.

Três tipos de planejamento

Existem três tipos de planejamento: planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional.

Vamos a eles!

  • O planejamento estratégico é considerado de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa, pois diz respeito à formulação de objetivos a serem seguidos para atingir as estratégias formuladas, levando em conta condições externas e internas da empresa.
  • O planejamento tático visa aperfeiçoar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Ele é mais específico, direcionado. Lembrando que eles não são opostos e individuais, são processos que se complementam.
  • Já o planejamento operacional é formalizado por meio de documentos escritos e métodos estabelecidos. É a alteração da parte burocrática, não só na visão jurídica, mas em tudo que diz respeito a regras gerais da empresa.

Administração estratégica

Para desenvolver uma administração estratégica é preciso fazer uma análise em três níveis: o macroambiente da empresa, o setor de mercado em que ela atua e a empresa em si.

As empresas são afetadas pela economia, política, desenvolvimento tecnológico e contextos sociais, formando uma complexa rede de forças ambientais.

O planejamento estratégico deve oferecer uma visão do estado atual do macro ambiente e de seu setor, e ainda uma previsão dos estados futuros.

Para conhecer os riscos e oportunidades, é importante identificar os fatores críticos de sucesso, tais como a posição dos concorrentes no setor. Fatores como as oscilações do mercado, o contexto econômico no qual a empresa está inserida, ou seja, identificar os próximos passos.

Inteligência Competitiva

Do ano 2000 para cá quando a “inteligência competitiva” teve sua pedra fundamental lançada no Brasil, ela vem se tornando cada vez mais indispensável às modernas organizações.

Você pode deixar de apenas reagir aos desafios apresentados pelo mercado, simplesmente aplicando métodos de gestão que permitem antecipar futuras direções e tendências.

É através da inteligência competitiva que as informações fragmentadas vão sendo alinhavadas de uma maneira estratégica, utilizando visões antecipadas de tendências de mercado e implementando uma evolução de negócios frente à concorrência.

Mas para realizar um bom planejamento é necessário envolver todos os colaboradores da organização, a fim de que, conhecendo o que foi planejado, estejam plenamente conscientes de sua atuação e suas responsabilidades na execução do plano.

Durante a execução, é preciso acompanhar e observar as variações de situações e mercado, por isso, todo planejamento deve ser dinâmico, flexível e oportuno, isto é, adaptável a mudanças.

Alguns dos conceitos abordados aqui fazem parte da base do OKR, metodologia na qual a CoBlue é especialista.

E se você tiver interesse em se aprofundar no assunto, temos um curso online sobre OKR onde compartilhamos com você um pouco da nossa experiência e te ensinamos todo o conceito, principais pilares, como construir bons objetivos e resultados-chave, além de fazer a gestão dos seus OKRs. Tudo isso ministrado pelo nosso CEO e fundador, George Eich.

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Comment (1)

Ana
22 de setembro de 2018

Oi! Gostei muito o seu artigo!! Trabalho para uma Empresa e concordo que planejamento é muito importante para nós. Principalmente Voce sente se menos estressado sabendo que tudo foi organizado antes 🙂 Adoro as agendas digitais – isso pode ser um salva-vidas 😉 Minha preferida é Kanban https://kanbantool.com/pt/ realmente ajuda nos trabalhar em equipe e organizar todas tarefas. Mais ainda, ajuda nos cumprir os prazos.. Acho que vale a pena testar e implementar este sistema para o ver a funcionar na prática 🙂

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