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Posicionamento empresarial para vendas com excelência

Tempo de leitura: 4 minutos

Esse artigo vai exemplificar como ganhar mercado com o melhor posicionamento empresarial.

Se posicionar com excelência significa criar um perfil para sua empresa de modo que o público alvo saiba exatamente para que serve seu produto e o quanto ele é eficaz, independente se você acha o produto genial, inovador e maravilhoso, é o possível cliente quem deve ter esta percepção.

Lembre-se que o posicionamento precisa refletir a identidade da empresa e para desenvolver essa identidade é preciso fazer escolhas, realizar análises e estudos do mercado.

Eckels (1990), Mühlbacher, Dreher e Gabriel-Ritter (1994) e Palmer e Cole (1995) salientam que o processo de posicionamento deve abordar a forma pela qual o participante irá competir em determinado segmento, diferenciando-se dos demais para estar em condições de obter sucesso.

Posicionamento empresarial

Para conquistar a confiança e criar uma boa imagem do seu produto é necessário fazer um planejamento, estudando o mercado e analisando os objetivos deste produtos e da empresa. Ou seja, ganhar espaço posicionando sua empresa.

Se você quer lançar um produto que já existe, ache o que as pessoas gostam nele, copie e faça melhorias, também descubra as soluções para os problemas que ele apresenta. Se o produto for original lembre de que ele deve sempre satisfazer alguma necessidade ou desejo.

Para criar o posicionamento empresarial é necessário seguir alguns passos:

  • Tenha sempre em mente a resposta para esta pergunta: porquê o consumidor vai optar pelo meu produto ou minha empresa
  • Comece com um brainstorm (tempestade de idéias) sobre sua percepção da empresa e dos produtos;
  • Crie o posicionamento alinhado a um diferencial competitivo que deve levar em consideração alguns pontos como: Estudos de Mercado, Proposta de valor, Análise dos concorrentes, Qualidade do seu produto e Segmentação de clientes. Com base nestas respostas você conseguirá traçar uma estratégia.
  • Busque posicionamentos, características e diferenciais que tornem seu produto a primeira escolha por parte do cliente, para isso faça um cruzamento entre o brainstorm e os dados relevantes encontrados nas pesquisas. Aqui você conseguirá eliminar algumas possibilidades e se aprofundar em algumas idéias.
  • Defina uma proposta de valor para a empresa e para o produto, que deve ser feita de forma clara, eficiente e criativa.
  • Crie métricas de validação, com objetivos e metas que deixem claro que a aceitação do produto é verdadeira;
  • Teste se o posicionamento está sendo percebidos pelo público alvo aponto de que ele confie e perceba o potencial e o diferencial do seu produto.

Este processo deve ser repetido sempre que necessários, então mantenha-se atualizado, estudando e pesquisando na internet, ou então, para melhores resultados, faça pesquisas com os clientes e reuniões presenciais validando suas ideias e adquirindo mais conhecimento sobre o potencial do mercado. 

Com essas analises atualizadas será possível desenvolver uma boa imagem corporativa e de produto agregando valor a ele.

Para potencializar o diferencial você pode se basear no design, preços, custo beneficio, estilo e vantagens agregadas para atrair o comprador.

Lembre-se: para estar fazendo o certo posicionando sua empresa, esse ato deverá ser baseado na percepção do seu produto pelo seu público-alvo, sendo assim o produto deve suprir uma necessidade já existente e/ou um desejos de acordo com o que o seu consumidor procura.

Vale ressaltar aqui que a participação dos colaboradores neste processo é muito importante, pois assim surgirá pontos de vistas diferentes, e aumentará o engajamento da sua equipe.

E para melhores resultados faça análise periódicas dos dados internos e externos da empresa, pois assim será mais fácil priorizar suas ações, potencializando suas forças, aproveitando as oportunidades e eliminando suas fraquezas e ameaças. Feito isso crie um plano de ação e busque os resultados.

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