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A escrita dos resultados-chave pode determinar o sucesso da sua experiência com a metodologia OKR. É muito comum nos primeiros períodos que os colaboradores não estejam familiarizados com a escrita e acabem cometendo alguns deslizes que comprometem o próprio engajamento com as metas.
Neste post listamos os erros mais comuns ao se escrever resultados-chave, que percebemos durante nossas consultorias e implementações de OKR. Vamos lá:
1 – Resultados-chave com mais de uma métrica
Por exemplo:
KR: Ter um aumento de 10% na taxa de aquisição de Leads e 20% na taxa de conversão.
Esse é um erro que compromete a mensuração do KR. Imagina o KR com 50% de performance, qual é o progresso real: aumento de 10% na taxa de aquisição ou aumento de 5% na taxa de aquisição e 10% na taxa de conversão?
Evite esse tipo de confusão!
2 – Cuidado com a periodicidade!
Os resultados-chave devem estar concentrados sempre no seu período do objetivo. Por exemplo:
KR 1: Realizar uma análise de mercado a cada 3 meses (trimestral)
KR 2: Transformar 10% dos leads em prospects no semestre. (semestre)
Você perde a flexibilidade que o OKR traz para a estratégia da sua empresa ao trabalhar com períodos maiores que o vigente. Quebre em KRs trimestrais e analise se faz sentido manter este KR para mais um trimestre durante a transição de períodos.
3- KRs equilíbrio
Gostamos de chamar os resultados-chave de “fatores críticos de sucesso do objetivo”, ou seja, todos eles partilham igualmente a importância para o atingimento do objetivo.
Muitas vezes nos deparamos com objetivos e KRs que não possuem a mesma relevância no resultado do objetivo. Isso compromete o gerenciamento da performance tanto individual como da estratégia da companhia. Por exemplo:
Objetivo: Ser o principal player do mercado brasileiro (performance 50%)
KR1: Adquirir 50 novos clientes (performance 0%)
KR2: Ter 5 novos parceiros (performance 100%)
Neste exemplo, percebemos que o objetivo está com 50% de performance, mas o principal resultado para a área de comercial (as vendas) não ocorreram efetivamente.
4- Mapeie suas dependências
Sempre entenda as dependências dos seus OKRs e busque alinhar com as outras áreas e pessoas envolvidas naquele objetivo.
5 – KRs que medem esforço (muito cuidado com essa, hein!)
Tarefas não são resultados-chave! Ou, se preferir, resultados-chave não são tarefas!
Sempre crie KRs voltados para os resultados das suas ações e não para as tarefas que serão desempenhadas.
Exemplo:
KR: Fazer 50 ligações (uma ligação determina uma venda?)
Imagina que você quer realizar 10 vendas. Hoje o responsável pelo KR estará com a meta de realizar 50 ligações e não 10 vendas, logo, já temos um erro de alinhamento de expectativa.
Digamos que ele fez 40 ligações e atingiu já 10 vendas. Logo ele ainda é obrigado a fazer mais 10 ligações para bater 100% da sua meta. O colaborador já atingiu o resultado esperado, e agora você corre o risco das ligações serem feitas sem Maestria.
6- Subjetividades
Por exemplo:
KR: Dar um ótimo atendimento para todos os clientes
O que é ser ótimo? Este é outro problema bem frequente. Os resultados-chave precisam ser específicos e mensuráveis. Evite trabalhar com termos que podem ser compreendidos de várias formas, isso dificulta a mensuração e pode gerar injustiças e desengajamento.
7 – Excesso de KRs no mesmo objetivo
A metodologia OKR é uma forma de trabalhar prioridades. É compreensível que queiram detalhar todas as atividades que serão executadas ao longo dos períodos, mas entenda que a metodologia mensura sempre Resultado. Se comprometer com muitos KRs pode encarecer suas prioridades e comprometer seu resultado final.
A chave do sucesso é ter foco nas prioridades!
Conclusão
Todos esses erros comprometem tanto o engajamento do colaborador quanto a consistência da sua estratégia. Não deixem que eles ocorram! A metodologia OKR, quando bem aplicada, traz ótimos resultados e inova a cultura de gestão da empresa.
Ter atenção nessas dicas para uma melhor execução dos seus resultados-chave, pode ser determinante para o sucesso da metodologia OKR. Então, uso e abuse dessas dicas. Lembrando sempre, que errar faz parte do processo de Melhoria Contínua e aprendizado.
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Comments
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