Solicite uma demonstração

SQUAD: o que é, quantas pessoas e como utilizar com OKR

Tempo de leitura: 5 minutos

Squad é uma palavra em inglês que significa pelotão ou tropa. Dentro das empresas, e principalmente nas grandes startups onde o termo ganhou importância, os Squads são equipes multidisciplinares.

Nesse artigo vamos explorar um pouco sobre o conceito de SQUAD e como ele pode ser utilizado junto com o modelo OKR (Objective and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave) para potencializar o desempenho das equipes. Vamos lá?

O fim dos departamentos: agora é a era do SQUAD

Squad (que em tradução do inglês seria algo como “pelotão” ou “esquadra“) nada mais são do que equipes multidisciplinares focadas no mesmo objetivo.

Podendo ser o desenvolvimento de um produto, de uma feature, funcionalidade ou até mesmo a resolução de um problema específico.

Essa nova forma de organização permite maior agilidade e autonomia. Também chamadas de crossfuncionais esses times são compostos por até 10 pessoas, especialistas em suas áreas de atuação com diferentes perfis e habilidades.

Portanto, a liderança é orgânica e o time torna-se auto gerido, promovendo respostas mais rápidas e assertivas.

Outra característica dos squads é a proximidade física, pois trabalham em um mesmo espaço físico, a interação contínua e o foco na resolução de problemas.

Tudo isso garante a adaptação e evolução constante do time, gerando eficiência e agilidade para a empresa.

Aplicando os conceitos na prática

Os squads podem ser agrupados por um mesmo tema ou objetivos similares, esse agrupamento é chamado de Tribo ou Tribe

Também dentro da tribo há o conceito de Chapters, pessoas que possuem skills semelhantes que compartilham informações, experiências, insights provindo da atuação de diferentes squads.

Semelhante ao Chapters o Guild conecta diferentes tribos através dos Guild Coordinators. Onde reuniões periódicas ocorrem para promover a troca de conteúdo e conhecimento contribuindo para a disseminação da cultura ágil.

Conceito de Squad, Chapters e Guids aplicado pelo Spotify.

Provindo da metodologia ágil, o Product Owner responde pelo produto e seu desenvolvimento. Prioriza o backlog, define estórias, mantém o roadmap atualizado e define objetivos dos sprints.

Ou seja, seu papel é fundamental para nortear a atuação dos squads. Porém, não é sua responsabilidade a criação e o desenvolvimento do produto em si, pois vale a autonomia e liderança orgânica que são características dos squads.

Como aplicar OKR ao conceito de SQUAD?

Colaboração, engajamento, agilidade e definição de prioridades, são algumas premissas que podem ser potencializadas com a utilização da metodologia OKR (Objective and Key Results ou Objetivos e Resultados Chaves) junto com SQUAD.

Assim as prioridades serão traduzidas em objetivos e a colaboração por resultados-chave que poderá ter diferentes responsáveis, já a relação de objetivos pais e filhos permite o alinhamento do SQUAD com a organização.

imaginam de um organograma de okr aplicado no conceito de squad.
Conceito de SQUAD aplicado ao OKR

Portanto, organizações ágeis, dinâmicas, descentralizadas têm mais facilidade na adaptação a essa forma de trabalho.

Quais as principais dificuldades e desafios em aplicar esse modelo?

Empresas com organogramas verticais terão mais dificuldades de se adaptar a essa forma de organização, pois a autonomia de decisão é fundamental para a agilidade desses times.

Devido à interação contínua, times desalinhados ou organizações que possuem dificuldade na comunicação, podem não obter os resultados esperados dos squads, pois estão diretamente relacionados a uma mudança de mindset.

A falta de liderança, tendo em vista que não há um líder formal também é uma dificuldade apontada por empresas que aplicam os squads.

Mas as perguntas fundamentais antes da implantação desse novo modelo de trabalho são:

Faz sentido para nossa empresa? É a forma como queremos trabalhar? Funciona para nossa realidade?

Esse alinhamento da cultura organizacional com um projeto de metodologia ágil como o SQUAD e OKR é fundamental para o sucesso delas dentro das empresas.

Entenda o momento certo de aplicar o modelo

Antes de arriscar nessas novas metodologias, certifique-se que elas estão de acordo com as prioridades, foco e os projetos da empresa.

E se por acaso, não fizer sentido no momento, não deixe de ponderar sobre a implementação futura dessas metodologias.

São modelos assim que irão garantir a competitividade e o ganho contínuo de performance para as empresas.

Pois, não fazer uso delas pode significar ficar no passado e não acompanhar as mudanças que irão impactar o futuro das gestões.

O que você achou do conceito de Squads? Você já utiliza ou acha que pode ser aplicado no contexto da sua gestão? Comente aqui em baixo e vamos continuar a conversa. 🙂

Compartilhe esse artigo!
Deixe um comentário:

Comment (1)

undress vio
16 de janeiro de 2024

This is one awesome blog article.Really looking forward to read more. Fantastic.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *