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A Cultura da Netflix é um dos grandes exemplos de como um sistema de valores coesos, comportamentos chaves bem definidos e avaliação de desempenho, podem trabalhar juntos para criar uma cultura de excelência.
No vídeo abaixo exploramos as principais pesquisas e literaturas sobre o tema para te mostrar que investir em uma cultura forte pode trazer impactos reais para o seu negócio.
Agora, ao nos acompanhar neste artigo, você vai conferir a história de como a gigante do streaming está lidando com os seu talentos internos e colhendo frutos incríveis!
Se quiser aprender ainda mais sobre o assunto, também vamos deixar aqui o nosso Guia Netflix com exemplos e dicas práticas para te inspirar. Baixe agora gratuitamente!
O que são valores na Cultura Netflix?
Uma cultura organizacional é construída sobre um sistema de valores coesos, claros e orientados aos objetivos da organização.
Na ética, valor denota o grau de importância de alguma coisa ou ação. O objetivo é determinar quais são as melhores ações a serem tomadas ou, em certos casos, determinar a importância de diferentes ações.
Assim, valores refletem o sentido que uma pessoa tem para o certo e o errado, ou para o que “deve” ser feito. Os valores organizacionais de uma empresa seguem a mesma lógica.
Para entender melhor a relação entre Valores e a Cultura Organizacional, vamos nos aprofundar no já famoso case da Cultura de Valores da Netflix.
Recentemente, Reed Hastings (cofundador e CEO da Netflix) lançou um livro onde compartilha toda história de sucesso da cultura organizacional da Netflix.
O livro conta com detalhes os princípios inovadores de gestão de talentos e cultura organizacional que a Netflix implementou ao longo dos anos, e que transformaram a empresa em um exemplo inigualável de inovação e sucesso global.
Um olhar sobre a Cultura Netflix e seus resultados
*Texto adaptado da nossa revista de Gestão CoBlue MAG Ed2.
Toda empresa está acostumada a construir a sua Missão, Visão e Valores, pois este são os 3 princípios empresariais mais comuns.
Desses 3, são nos valores que ocorrem as principais incongruências entre o discurso (o que está escrito) e a ação (o que de fato é feito).
Chamamos isso de “Valores que Soam bem”. Aqueles expostos com orgulhos e palavras bonitas por empresas e organizações, que evocam sentimentos positivos, mas que, em alguns casos, podem não refletir em nada em suas culturas e nas ações.
Por exemplo, os valores de “Ética e Transparência” estampados no site da Petrobrás, que fazem soar estranho, incoerentes e desconexos com as ações mais recentes da empresa.
Também temos o caso da Enron, antiga e gigante companhia de energia americana, que teve seus líderes presos e decretou falência por fraudes em 2001, cujos valores expostos em sua entrada eram “Integridade, Comunicação, Respeito e Excelência”.
Estes são apenas dois exemplos nos quais os valores das companhias serviam apenas como discurso bonito, repetido não para influenciar internamente em sua cultura e comportamentos, mas apenas porque soavam bem.
Valores como diferencial competitivo
É interessante pensar na importância e impacto dos valores na construção de uma cultura organizacional e consequentemente nos resultados.
Ao analisarmos o mundo atual, levando em consideração tecnologias, conhecimento e informações disponíveis e acessíveis para todos, existem cada vez menos diferenciais competitivos entre organizações.
Resta então apostar em diferenciais comportamentais e de cultura para gerar resultados e trazer inovações. A solução está nas pessoas!
Nesse sentido, os valores podem funcionar como uma espécie de filtro comportamental, na qual se gerencia e valoriza a coerência em relação aos valores e ações praticadas pelas pessoas.
Deixamos de fora palavras que “soam bem” e focamos em palavras que façam sentido e evoquem alguma característica desejada e estratégica.
Esses são os chamados “Valores Atuais” e devem servir como um grande guia de comportamento para a empresa e seus colaboradores.
Valores Atuais da Cultura Netflix
Esses chamados “Valores Atuais”, são a forma como a Netflix classifica seus valores.
São comportamentos e habilidades que são valorizados internamente entre todos os colaboradores e colegas de trabalho.
Isso significa que é com base nesses valores que a empresa contrata, promove ou dispensa seus colaboradores. O que consequentemente cria um guia prático, objetivo e conciso de alinhamento interno.
O que realmente é valorizado na Cultura Netflix?
A Netflix trabalha internamente com 9 Comportamentos e Habilidades que compõe os valores da empresa.
Ao analisa-los, conseguimos não só ver sua influência no sucesso atual da empresa, como também vislumbrar o potencial de conquistas futuras.
Os Valores são medidos através dos comportamentos chaves e habilidades através de perguntas simples, que buscam entender como determinado valor se traduz em atitudes e ações reais. Vamos a eles:
Julgamento
Logo de cara, nos deparamos com um conceito que pode ser difícil de entender à primeira vista, mas que será importante para tomadas de decisões assertivas e influenciará nos demais valores.
Comunicação
Aparece como o segundo valor chave da Netflix, e é um ótimo complemento ao Julgamento, pois ter uma comunicação alinhada e objetiva é necessário tanto para fazer julgamentos como para avaliá-los posteriormente.
Impacto
O valor que começa a conversar um pouco mais com a geração de excelência, porque trabalha diretamente com resultados e ações.
Inovação
A partir da curiosidade e do entendimento gerado do negócio, dos cenários, de suas capacidades e habilidades pessoais, é que se busca e cria “Inovação”.
Curiosidade
O que a empresa busca nesse item é engajar as pessoas a serem mais ativas na busca por conhecimento, e alinharem isso com suas funções.
Ou seja, entender que todo e qualquer conhecimento pode ser útil se bem alinhado com seus objetivos. E que é necessário não apenas entender muito bem do que você faz, mas também saber como isso se encaixa em uma sociedade e mundo em constante transformação.
Coragem
Para propor essas inovações, para repensar conceitos e sugerir mudanças ou novas abordagens, além da curiosidade é necessário coragem.
Afinal, pessoas que entram em uma cultura que prioriza esses valores, necessitam de uma certa dose de coragem para encarar a liberdade que ela dá, e as suas consequentes responsabilidades.
Paixão
É o valor que permeia e propaga os demais, e traz um sentimento positivo em relação à cultura que a Netflix tenta criar.
Honestidade
Base fundamental para criar um ambiente e relações de confiança e coerência. Garante o alinhamento moral, fazendo com que todos saibam que a honestidade é vital em todas as relações.
Abnegação
Chegamos então ao último dos 9 valores da Netflix. Ele tem relação com o altruísmo e busca estimular as ajudas mútuas entre as pessoas e uma relação mais humana com os colegas.
Dica: Para conferir o questionário com as perguntas sobre os comportamentos de todos esses valores, baixe agora o nosso Guia Netflix!
O resultado é uma Cultura Organizacional coerente
Todos os valores reunidos acima se complementam e traçam claramente o caminho que empresa deseja seguir. Consequentemente, mostram por onde os colaboradores devem se guiar.
O sucesso inegável da Netflix é fruto da sua Cultura de Excelência!
Afinal, seus valores estão não só de acordo com uma visão puramente ética, mas também com um propósito estratégico.
São a base comum de comportamento e ações para todos os envolvidos nos processos da empresa. E que geram alinhamento e engajamento de maneira uniforme e contínua.
Algo contrário ao modelo de “Valores que Soam Bem”, com seus ideais ilusórios e palavras que não interferem ativa e efetivamente no dia a dia das pessoas.
Ao usar esses valores para gerar alinhamento, engajamento e critérios de promoção, contratação e dispensa, a Netflix está selecionando apenas profissionais que se encaixem no modo de pensar e agir da organização.
Ou seja, quase uma espécie de seleção natural em um ambiente de alto desempenho.
Inspire-se na Cultura Netflix e aplique o modelo na sua gestão
Em termos práticos, o que a Netflix faz na gestão da sua cultura organizacional é definir valores culturais, que são demonstrados pelos “comportamentos-chave” e “competências”.
O próximo passo é aplicar Avaliações de Desempenho nas equipes, e descobrir como cada pessoa está desempenhando aqueles comportamentos na empresa.
A partir dos resultados, é possível criar Planos de Desenvolvimentos Pessoais (PDI) para melhorar ou potencializar determinados valores nos colaboradores.
Outra ferramenta que pode ser importante nesse processo é o 9Box, para medir e comparar de forma mais ampla o desempenho e potenciais de cada colaborador.
Faça tudo isso com o Software CoBlue!
A CoBlue possuí um software de Avaliação de Desempenho, Valores, Competências e comportamentos-chave que fortalecem a cultura que sua empresa deseja construir.
- ✔ Crie questionários sem limites para Avaliação de Desempenho
- ✔ Tenha relatórios das suas Avaliações para melhorar sua gestão
- ✔ 9Box para avaliar o ambiente interno das equipe e da empresa
- ✔ Crie PDI para desenvolver os talentos internos
- ✔ Cruze dados de desempenho e comportamentos dos colaboradores na CoBlue
Agora, conta pra gente: o que você achou da Cultura da Netflix?
Comments
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