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Case OKR: Como a Monetizze está voando sem limites com os OKRs

Tempo de leitura: 9 minutos

Nesse Case OKR Monetizze vamos contar a história de um de nossos clientes mais engajados na utilização dos OKRs.

A ideia aqui é apresentar o impacto real da metodologia no dia a dia de uma empresa, trazendo os benefícios e demonstrando como o OKR auxilia na resolução dos desafios.

Vamos contar a história de como a Monetizze está utilizando os OKR para alçar voos cada vez mais altos.

Case OKR Monetizze: Voando sem limites com OKRs

Você pode acessar o Case OKR Monetizze em formato digital pela imagem abaixo:

mockup revista com escrito case okr monetizze, coblue okr, objective and key results, exemplos de okr

Antes de começar a detalhar a experiência da Monetizze com os OKRs, é importante entender todo o contexto que a envolve.

Afinal, os OKRs são sempre uma resposta a uma “dor” que a empresa vivencia.

No modelo OKR trabalha-se com o conceito de “o que se quer alcançar” (a letra “O” da sigla) e também com o questionamento “como iremos mensurar que alcançamos?” (as letras K e R).

John Doerr resume o OKR em:

“O que? Como? Simples!”.

O mais interessante nesta definição é entender as inter relações implícitas entre os Objetivos e os Resultados Chaves, afinal, sem definição de objetivos e resultados a serem alcançados não existe OKR!

Extrapolando essa ideia, podemos afirmar que assim como não pode existir um Objetivo sem os Resultados Chaves, também não se deve aplicar a modelo a OKR em uma organização sem ter claro O QUE se quer alcançar.

Sua empresa quer mais alinhamento entre as áreas?

Mais comunicação integrada?

Quer ter equipes orientadas a resultados?

Esses sãos os “o que” você quer alcançar. E “como” você alcança isso? Com os OKRs!

Então, antes de tudo vamos entender exatamente o que a Monetizze estava buscando com os OKRs, entendendo o cenário que a empresa se encontrava.

A Monetizze antes dos OKRs

A Monetizze é uma plataforma de pagamentos online com sistema de afiliados.

Fundada em 2015 pelos sócios Márcio Motta, Fernanda Motta e Neison de Paula na capital mineira, Belo Horizonte, a empresa surgiu com a proposta de mudar o mercado digital, trazendo mais transparência, qualidade e atenção aos afiliados e produtores.

Apenas um ano após sua fundação, a Monetizze já havia crescido 10x em relação ao faturamento do ano anterior.

Já foi eleita 3 vezes consecutivas (2017, 2018, 2019) pelo público do Afiliados Brasil como a Melhor Plataforma de Infoprodutos, e duas vezes (2018, 2019) como a melhor plataforma de CPA.

Todos esses dados constatam o inegável sucesso da Monetizze em seu crescimento.

Um olhar superficial poderia não reconhecer os erros que uma empresa com tantos méritos estaria cometendo.

Contudo, é muito comum que empresas em crescimentos exponenciais se encontrem com problemas, que podem interferir negativamente em sua estratégia e que acabam sendo ofuscados pelo crescimento.

O diagnóstico do negócio antes dos OKRs

Neison de Paula, sócio e Diretor de Performance da Monetizze, nos conta um pouco de sua percepção antes de entrar em contato com o OKR e a CoBlue:

foto de neison de paula case okr monetizze

“Antes de conhecer a metodologia OKR, enfrentávamos um cenário em que os planejamentos não eram eficientes, nem a nossa capacidade de execução. Não conseguíamos focar no que era prioridade para a empresa.”

Neison de Paula – Sócio e Diretor de Performance da Monetizze

Essa fala de Neison demonstra que quando a organização estratégica da empresa não acompanha o ritmo de crescimento do negócio, isso se torna o principal entrave para uma performance de alto nível das equipes.

É exatamente quando surgem os gaps de performance e alinhamento.

“Não tínhamos entregas claras, faltava comunicação e transparência entre setores. Sempre havia aqueles ruídos em que o time de TI não entregava, ou que o problema era no time comercial, etc. Nossa gestão e velocidade não eram eficazes e aquela sensação constante de apagar incêndio todos os dias”.

Neison de Paula – Sócio e Diretor de Performance da Monetizze

É bastante comum empresas se perderem nos momentos de crescimento, já que, neste sentido, também há um aumento significativo das demandas dos clientes, sendo mais complexo gerenciar os conflitos e conseguir encontrar foco em meio às mudanças e quantidade de informações que chegam todos os dias.

Em outro de nossos artigos exploramos um pouco essa ideia falando sobre como Crescer sua empresa de forma sustentável.

Identificando os desafios da Monetizze

A Monetizze se deparou com vários desafios em seu processo de crescimento.

Além das dificuldades citadas por Neison, nós conseguimos identificar os seguintes pontos:

  • Falta de Foco nas prioridades;
  • Falta de comunicação;
  • Falta de transparência entre setores;
  • Falta de velocidade na gestão.

“Conhecemos a metodologia OKR em um evento, e começamos a estudar mais a fundo. Vimos que a CoBlue já tinha bastante material na internet, e foi assim, que chegamos até vocês. Enxergamos a necessidade de ter um acompanhamento mais de perto, para que pudéssemos disseminar a cultura de resultados dentro do grupo”.

Neison de Paula – Sócio e Diretor de Performance da Monetizze

Foi a partir da identificação dos desafios que a Monetizze enxergou que o OKR poderia ser a solução.

Como dito anteriormente, os diretores da empresa conseguiram descobrir o seu “o que”, ou seja, os gaps de performance que estavam travando sua operação e enxergou no OKR o “como” para resolver esses entraves.

Antes de pensar no “como” descubra o seu “porquê”

O modelo OKR surgiu como resposta para resolução de problemas muito bem mapeados pelas organizações.

Sua implantação só funcionará e será efetiva a longo prazo quando se entende os porquês dela existir e para o que está sendo utilizada.

O propósito do OKR na sua organização é tão ou mais importante do que como realizá-lo.

Quando são identificados os desafios que a empresa precisa lidar e é percebido o valor dos OKR na resolução dos problemas, chega o momento da ação.

É onde toda a teoria vira prática, os benefícios se tornam reais e os resultados são, realmente, conquistados.

Vejamos como o OKR ajudou a Monetizze a resolver seus desafios:

Como OKR ajudou a resolver a falta de Foco nas prioridades? (Case OKR Monetizze)

O primeiro passo da CoBlue foi extrair do corpo diretivo da empresa o que eles gostariam de alcançar e qual era a visão que eles tinham do negócio.

Afinal, o foco é um dos principais benefícios do OKR, pois ele te obriga a fazer escolhas e priorizar alguns Objetivos e Resultados Chaves essenciais para o sucesso do negócio.

“Com a ajuda da CoBlue conseguimos definir quais metas iríamos focar no ano de 2019, e agora todos enxergam sentido no esforço (…) Temos sentido grandes avanços na gestão estratégica da empresa e também”.

Neison de Paula – Sócio e Diretor de Performance da Monetizze

Como OKR ajudou a resolver a falta de comunicação? (Case OKR Monetizze)

“OKR é a principal ferramenta de Comunicação. Antes de tudo é comunicação!”

Através do OKR a empresa está o tempo todo comunicando o que deve ser colocado em foco e, a partir disso, as equipes comunicam como irão ajudar a alcançar os Objetivos.

É uma ferramenta de comunicação e colaboração em rede.

Como OKR ajudou a resolver a falta de transparência? (Case OKR Monetizze)

OKR é por essência uma ferramenta transparente. George Eich e Gustavo Ramos comentam sobre isso em um dos webinars da Semana da Gestão. Assista um pequeno trecho abaixo:

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Todos os OKRs são visíveis para todos da organização, pois precisam ser entendidos e contextualizados, para que as equipes e pessoas possam decidir como irão contribuir para alcançar os objetivos da organização.

A transparência é um fator que pode gerar engajamento, por isso, deve ser utilizada de forma estratégica nas organizações.

Com a transparência dos OKRs, as pessoas entendem para onde estão caminhando e como podem ajudar a chegar lá.

“Sentimos que a comunicação e a transparência têm melhorado cada vez mais entre setores. E o principal: temos alcançado grandes entregas”.

Neison de Paula – Sócio e Diretor de Performance da Monetizze

Como OKR ajudou a resolver a falta de velocidade na Gestão? (Case OKR Monetizze)

OKR é uma metodologia ágil de gestão, intrinsecamente dinâmica, que permite a empresa se adaptar em tempo real às mudanças e novas demandas do negócio.

Os ciclos curtos e as reuniões de check in validam o que está dando certo ou errado, permitindo agir rapidamente sobre os principais problemas.

Ter à disposição uma gestão viva e altamente adaptada traz muita agilidade para encontrar soluções para os problemas!

“São vários benefícios, destacando a comunicação, transparência e trabalhar no que importa. A gente passa a trazer o resultado como centro de tudo que fazemos”.

Neison de Paula – Sócio e Diretor de Performance da Monetizze

Faça a sua empresa voar sem limites com um Software OKR!

A CoBlue é especialista em Gestão Contínua de Desempenho e OKR, por isso, entendemos todo o processo que sua empresa precisa passar para aplicar essas soluções em seu negócio.

Nossos planos de Software e Serviços são ideais para entender as particularidades de cada negócio, diagnosticar os desafios de gestão e aplicar os benefícios do OKR para ajudar a resolvê-los.

“Ter um software nos ajuda muito, para que não tenhamos que fazer manualmente. Os treinamentos, o acompanhamento e a consultoria, foram fundamentais para que chegássemos onde estamos. Em resumo, foi fundamental ter esse apoio para mudança do mindset do corpo diretivo e gestores”.

Neison de Paula – Sócio e Diretor de Performance da Monetizze

Nosso software de OKR permite que você construa OKRs para equipes e pessoas, atualize e monitore em tempo real os resultados e tenha relatórios personalizados.

Converse com um de nossos especialista e conheça a solução na prática!

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CoBlue OKR incentiva a comunicação e o alinhamento estratégico. Além de engajar pessoas e as incentivar a focar nos resultados de impacto para sua empresa!

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O que você achou da história da Monetizze com os OKRs? Já conhecia o modelo de gestão? Deixe eu comentário e vamos continuar essa conversa!

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Comments (5)

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16 de janeiro de 2024

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10 de janeiro de 2024

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Dirlei Felippe
22 de julho de 2019

Olá Fábio, concordo com você em todos os pontos. É ideia é que acompanhemos o desenvolvimento dessas empresas ao longo da sua experiência com os OKRs. Assim conseguiremos entender melhor e mais profundamente os “comos”, todos detalhes e ter uma visão geral da experiência dessas empresas. Com isso irão surgir power numbers para sustentar de forma mais objetiva os impactos reais do OKR. Agradeço pelo comentário construtivo e vamos nos empenhar mais para melhorar e trazer mais detalhes nos próximos cases. Abraço!

Fabio
17 de julho de 2019

Na minha opinião, o OKR é uma excelente ferramenta para definir, esclarecer e monitoramento naquilo que se planeja na instituição.
Entretanto, o conteúdo da matéria desse case deixou a desejar com relação à clareza do case. Faltaram descrições dos “Como” , bem como, alguns Power Numbers para informar os resultados alcançados.
Acredito que a divulgação dos cases são excelentes para apresentar resultados da ferramenta. Espero que esse comentário incentive na divulgação de outras historias de sucesso com maior detalhamento!!
Abraços

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