Tempo de leitura: 4 minutos
Você sabia que o Brasil é o segundo país que tem o maior índice de estresse no trabalho?
É o que aponta a pesquisa feita pelo ISMA-BR (International Stress Management Association), mostrando que 72% dos trabalhadores brasileiros sofrem pelo estresse.
Nesse cenário, o tema se torna ainda mais importante para todas as empresas que desejam ter equipes saudáveis para alavancar seus resultados.
E é justamente por isso que dedicamos esse artigo ao assunto. Acompanhe!
Quais são os sintomas do estresse no trabalho?
Primeiro é preciso ressaltar que nem todo estresse no trabalho é algo negativo.
Sim, muitas vezes essa reação do nosso organismo pode ser benéfica e nos ajudar a reagir em situações de mudanças e desafios.
O grande problema relacionado ao estresse no trabalho é quando ele se torna excessivo e prejudica tanto a vida profissional quanto a vida pessoal.
De acordo com o Dr. Ricardo Monezi, especialista em medicina comportamental da Unifesp, existem doze sintomas principais que podem ser percebidos quando os níveis de estresse estão altos:
- Fadiga e cansaço excessivo;
- Irritabilidade constante, mesmo diante de coisas corriqueiras;
- Presença de sintomas de depressão;
- Dificuldade para manter o foco na atividade executada;
- Pessimismo(se há chances de algo dar errado, a pessoa não vê a possibilidade de dar certo);
- Imunidade baixa para gripes e resfriados, tosses ou dores de cabeça frequentes, queda de cabelo ou problemas de pele;
- Acidentes frequentes, distração constante;
- Dificuldades na comunicação;
- Sono conturbado, tanto insônia quanto sono excessivo, além de acordar sentindo que não descansou o suficiente;
- Problemas com a alimentação, tanto em excesso quanto escassez;
- Dificuldade para criar coisas novas, sentimento de que a mente está sempre cheia de pensamentos;
- Dificuldade de manter o nível de produtividade no trabalho.
O impacto do estresse sobre a produtividade dos colaboradores
Um estudo feito pela Willis Towers Watson mostrou que 62% dos trabalhadores brasileiros apontam o estresse como o principal problema quando o assunto é a sua produtividade dentro das organizações.
Além da baixa produtividade, outro aspecto que também sofre com o alto índice de estresse é o engajamento. E quando o assunto é esse, o mercado também mostra números preocupantes.
Pesquisas recentes mostram que 80% dos colaboradores estão desengajados, o que traz à economia global uma perda de US $8,1 trilhões.
Esses, entre outros motivos, é o que torna o combate ao estresse algo urgente. Se você deseja reter talentos e melhorar seus resultados, é necessário cuidar da saúde mental da sua equipe.
Como evitar o estresse no trabalho
Segundo o doutor Monezi, se você conseguiu se identificar com oito ou mais sintomas que citamos acima, significa que o seu nível de estresse no trabalho está alto demais.
Por isso, é necessário entender as possíveis causas e quais medidas que podem ser tomadas, contando com o auxílio das lideranças nesse processo.
Ao que cabe à empresa, é importante lembrar que o problema não precisa começar a aparecer para que seja feito algo a respeito. Medidas preventivas são necessárias para entender como está o clima organizacional da sua empresa.
Nesse sentido, é recomendado que gestores apliquem avaliações de bem-estar e o termômetro de humor para o acompanhamento contínuo do estado emocional dos colaboradores.
Além disso, podem utilizar também pesquisas de eNPS para entender como está a satisfação e o clima dentro da empresa.
Junto a este trabalho, feito em conjunto com a empresa, lideranças também podem incentivar algumas atividades e hábitos mais saudáveis junto à equipe sempre que possível, como por exemplo:
- Prática de exercícios físicos
- Adoção de uma alimentação balanceada e saudável
- Criação de um tempo livre durante a semana para hobbies e atividades de lazer
Para finalizar, deixamos aqui uma reflexão: de que forma você tem conduzido as pessoas da sua equipe a se tornarem a melhor versão delas mesmas e a gerarem mais resultados?
Artigos que você também pode gostar:
👉 Produtividade: 10 dicas para elevar a produtividade na empresa
Deixe um comentário: