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Business Model Canvas (BMC): aprenda a construir

Tempo de leitura: 7 minutos

Montar um plano de negócios pode parecer um bicho de sete cabeças, mas existem muitas ferramentas fundamentais que podem ajudar. O Business Model Canvas (BMC) é uma delas.

Nesse artigo vamos entender mais a fundo sobre o Business Model Canvas, o passo-a-passo para aplicá-lo no seu negócio, e por fim, como ele pode trabalhar com o modelo OKR de gestão.

Não sabe o que é OKR? Não perca mais tempo! Confira o nosso Guia Definitivo sobre o modelo de gestão:

O que fazer antes de iniciar o seu Business Model Canvas (BMC)?

Antes mesmo de iniciar seu projeto, faça uma pequena análise para saber se sua ideia é uma oportunidade de negócio.

Uma vez finalizado o estudo você deve começar a construir o seu modelo de negócios. É através dele que sua empresa vai saber como gerar e capturar valor do mercado.

Existem vários modelos de negócios diferentes no mercado, mas focaremos no Business Model Canvas (BMC).

No BMC estão dispostos 9 elementos importantes que respondem as seguintes perguntas:

O quê? Como? Para quem? Quanto?

Esses elementos são divididos em dimensão direita e esquerda, dos quais iremos detalhar cada um, para que sua empresa possa começar com o pé direito.

Dimensão direita do BMC

São os principais elementos do Business Model Canvas (BMC).

1. Segmento de Clientes (Para quem?)

É fundamental saber quem é o seu potencial cliente, ou seja, para quem sua empresa está criando valor de acordo com os objetivos estabelecidos.

Existem diversas formas para segmentar o seu alvo: descubra a que melhor se encaixa ao seu negócio!

Pode ser segmentação geográfica, demográfica, psicográfica ou comportamental, na qual deve-se estabelecer um estereótipo para seu cliente. Clique aqui para entender melhor este conceito.

Pergunte-se para quem está criando valor e qual a característica do seu público-alvo.

2. Proposta de valor (O Quê?)

Tendo como norte o objetivo da sua empresa, analise se as propostas criadas atendem às necessidades do seu alvo. Em outras palavras, se sua marca está gerando algum benefício para o potencial cliente.

Exemplo: novidade, performance, customização, preço, redução de custos, etc. Faça uma boa análise. Com estes dois pontos será feito o restante do BMC. Portanto, não tenha pressa e faça bem feito.

Pergunte-se se estão resolvendo os problemas dos clientes e se estão satisfazendo suas necessidades.

3. Canais (Para quem?)

Com os dois pontos anteriores feitos, é necessário saber como juntá-los, como será feita a distribuição do seu produto ou serviço. Isto é, como o cliente encontrará seu produto ou serviço.

Existem muitas variedades: seu produto pode ser online, delivery, pode ser um serviço. Basicamente, envolve os canais de marketing e logístico das empresas.

Se necessário, procure parceiros para a entrega de produtos ou, até mesmo, instalação de serviços. É importante que tudo o que foi pensado chegue da melhor forma para seu cliente.

Pergunte-se qual a melhor forma para chegar ao cliente e veja e reveja o custo e o benefício de cada Canal.

4. Relacionamento (Para quem?)

Este ponto não se refere somente ao momento anterior a compra… Muito pelo contrário!

Depois que o cliente já comprou seu produto ou serviço, sua marca deve estreitar os laços para que seu cliente, mesmo tendo qualquer tipo de problema, continue com sua empresa e não vá buscar a concorrência.

Criar um serviço de atendimento ao consumidor é uma excelente ideia para inovar e atender bem sempre.

Pergunte-se como está o relacionamento com seus clientes, o custo de relacionar-se com cada um deles, como isso está integrado ao BMC e o que pode ser feito para melhorar esse relacionamento.

5. Fontes de receitas (Quanto?)

De forma simples, esse ponto trata como sua empresa conseguirá gerar uma receita com cada segmento de cliente, quanto cada um deles está disposto a pagar pelo seu produto ou serviço.

Alguns exemplos: publicidade, leilão, preço por assinatura, por uso de produto, venda de produto, aluguel, entre outros.

Pergunte-se o que cliente está disposto a pagar e se ele se sente valorizado, de que forma o cliente prefere pagar pelo serviço e quanto é cada parcela de contribuição de cada fonte de receita em comparação ao total esperado.

Dimensão Esquerda do BMC

Nessa dimensão estão as definições que sustentarão a execução da dimensão direita.

6. Recursos chave (Como?)

Todos os ativos que fazem com o que o modelo funcione devem estar listados aqui.

Exemplo: plataformas de tecnologia, recursos humanos ou financeiros, ativos físicos, etc.

Pergunte-se quais recursos são importantes para a proposição de valor, para os canais, para o relacionamento com os clientes e para ativar as Fontes de receitas.

7. Atividades chave (Como?)

Pense no que sua empresa precisa fazer obrigatoriamente para sobreviver. Isto é, sem ele o seu modelo de negócio não funcionaria.

Exemplo: vendas, gestão de plataformas, acompanhar as redes sociais, as publicidades, construir um espaço físico, etc.

Pergunte-se quais atividades-chave são importantes para a proposição de valor, para os canais, para o relacionamento com os clientes e para ativar as Fontes de receitas.

8. Parceiros (Como?)

Ter parceiros é sempre muito conveniente, seja para os recursos ou para as atividades principais.

Exemplos: alianças estratégicas, parcerias com fornecedores, ou até agências, caso uma das atividades esteja ligada a publicidade e marketing.

Pergunte-se quem deve ser seu parceiro, fornecedor e o que se pode aproveitar de cada um deles.

9. Custos (Quanto?)

Aqui estarão listados todos os custos na operação do BMC.

Exemplos: custo fixo, custo variável, comissões, pagamento de parceiros, entre outros.

Pergunte-se quais são os custos que realmente são necessários para seu negócio e quais das opções requer maior investimento.

Business Model Canvas (BMC) e OKR

Vale esclarecer que se a persona que paga não é o mesmo que consome seu produto, no caso de produtos para crianças, por exemplo, é importante fazer um BMC para cada público de forma separada.

Utilizar a metodologia OKR (Objective and Key Results) para validar o modelo de negócio e cada bloco é um estratégia muito válida e que garante velocidade no processo.

Uma das principais características do modelo OKR é a agilidade com que ele permite que resultados sejam mensurado. Isso acontece graças aos ciclos flexíveis na gestão das metas.

Nesse momento de estruturação do negócio, agilidade em identificar erros e potencializar as soluções, são primordiais para definir o sucesso do seu modelo de negócio.

Você também pode conhecer o Software para gestão dos OKRs da CoBlue!

mockup software coblue okr engajamento de pessoas, alinhamento estratégico e comunicação post 17 exemplos de okr para se inspirar

CoBlue OKR incentiva a comunicação e o alinhamento estratégico. Além de engajar pessoas e as incentivar a focar nos resultados de impacto.

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E como anda o seu modelo de negócio e as ações que você têm executado em sua empresa? Comente aqui em baixo e vamos continuar a conversa!

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Comments (6)

ai undress
17 de janeiro de 2024

Muchos Gracias for your blog article.Much thanks again. Keep writing.

ana mecildes
29 de março de 2018

gostei muito. parabens pelo conteudo

LEANDRO OLIVEIRA
27 de março de 2018

Em principio, util! Obrigado por compartilhar.

janete
24 de março de 2017

muito bom o seu artigo

inicio avançado digital
13 de março de 2017

Eu ja estava procurando a muito tempo por informações como essa. Parabens pelo site e por seu conteúdo que achei muito relevante. Obrigado

Luis
25 de fevereiro de 2017

Legal.

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