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Construção de metas: conheça métodos para criação e gestão

Tempo de leitura: 4 minutos

Metas são atingidas, assim como muitas partes da nossa vida, com método. Não há uma fórmula ou caminho seguro para construção de metas, e provavelmente se alguém descobriu não divulgou este segredo para o mundo. Mas então, como atingir suas metas?

O que existe são práticas que facilitam o caminho, assim como na tradução livre da origem da palavra – do grego methodos,“o meio utilizado para chegar a um fim”. Então, o método será o meio utilizado para chegar na conclusão da meta.

Vou usar um exemplo mundano para exemplificar um método, assim ficará mais simples de entender o meio que irá te ajudar a chegar no final da jornada sem problemas.

Digamos que você precisa estar em uma entrevista de emprego às 09h. Aqui você terá um processo de construção de metas, visando a ideia em uma realidade. O processo inicia com o planejamento do deslocamento, qual meio utilizar para o deslocamento.

Aqui você pode entender novamente que o método não é uma garantia de sucesso, ele simplesmente te direciona para uma direção. O processo envolvido durante o método que dirá se você será ou não bem-sucedido. O resultado já não depende da construção de metas, mas sim do processo de aplicação.

Por exemplo, caso opte por ir de ônibus, o processo pode envolver sair de casa às 08h, ir até o ponto e depois chegar ao destino.

Durante o processo podem ocorrer falhas. Como, por exemplo, algum atraso do ônibus ou você descer no local errado – e isso é uma falha de processo, não de método.

Neste artigo, traremos 2 métodos de construção de metas que podem encaixar no seu modo de gestão.

PDCA

O PDCA é uma ferramenta utilizada no controle de processos, que tem como foco a solução de problemas e melhoria contínua. A aplicação desse método consiste em quatro fases:

método PDCA para construção de metas

P (plan; planejar): seleção de um processo que necessite de melhoria e elaboração de planos de ação claros, sempre voltadas para a obtenção dos resultados esperados;

D (do; fazer): implementação do plano elaborado e acompanhamento de seu progresso;

C (check; verificar): análise dos resultados obtidos com a execução do plano e, se necessário, reavaliação do plano;

A (act; agir): essa fase só inicia caso tenha obtido sucesso nas jornadas anteriores, assim o novo processo é documentado e se transforma em um novo padrão.

Este método permite entender problemas como oportunidades, visto que a partir do momento que você soluciona uma dessas dores identificadas na primeira etapa, o patamar do sistema da empresa aumenta quando é resolvido.

Outro ponto importante aqui é a padronização. Quando um problema é detectado e uma melhora é efetuada, o que realmente faz com que a empresa tome rumos é a implementação desta evolução. De nada adianta ter o método e não investir no processo.

O PDCA é uma das ferramentas mais consagradas do mundo para a resolução de problemas – e automaticamente de construção de metas.

E pode ser um ponto de partida incrível para a construção de metas que conversem exatamente com as falhas do seu negócio.

Para te deixar ainda mais tranquilo enquanto a funcionalidade deste processo, a ISO 9001 recomenda o PDCA durante a implementação, provando assim que grandes nomes, e severamente rígidos, comprovam a eficácia deste método para construção de metas.

Veja uma representação da ferramenta:

método com detalhes do PDCA para construção de metas

SDCA

Essa segunda metodologia é um complemento do PDCA, sendo que ambas são muito parecidas. O PDCA soluciona problemas, enquanto o SDCA padroniza soluções e métodos eficientes.

método SDCA para gestão e construção de metas

Sim, suas metas não precisam atingir apenas novas metodologias, elas podem ter como enfoque a padronização de ações que beneficiam o seu negócio. Então vamos entender cada sigla dos SDCA para entender como ele auxilia na construção de metas:

S (standard; padronizar): é a padronização do processo para que todos os envolvidos executem a mesma tarefa da mesma forma. Nessa fase são criados procedimentos, instruções de trabalho e outros tipos de informações documentadas.

D (do; fazer): é a execução dos padrões definidos e a orientação ou treinamento de todos os envolvidos para aprender a nova forma de fazer o trabalho. 

C (check; verificar): a verificação segue o mesmo princípio do PDCA, verificar o cumprimento dos padrões, ou seja, se a execução do processo está conforme o que foi padronizado e avaliar os resultados da alteração.

A (act; agir): é a ação corretiva visa realizar ajustes necessários quando as pessoas não conseguirem executar o novo método, seja por falta de recurso ou qualquer outro motivo.

Esses métodos são utilizados em diversos lugares do mundo, geralmente associados com outras fórmulas de metas. Um exemplo são as Metas SMART, que temos um artigo inteiramente dedicados para elas.

E você, o que está esperando para colocar estas novas práticas em ação?

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