Solicite uma demonstração

Cultura Netflix: valores, comportamentos e avaliação de desempenho

Tempo de leitura: 9 minutos

A Cultura da Netflix é um dos grandes exemplos de como um sistema de valores coesos, comportamentos chaves bem definidos e avaliação de desempenho, podem trabalhar juntos para criar uma cultura de excelência.

No vídeo abaixo exploramos as principais pesquisas e literaturas sobre o tema para te mostrar que investir em uma cultura forte pode trazer impactos reais para o seu negócio.

Agora, ao nos acompanhar neste artigo, você vai conferir a história de como a gigante do streaming está lidando com os seu talentos internos e colhendo frutos incríveis!

Se quiser aprender ainda mais sobre o assunto, também vamos deixar aqui o nosso Guia Netflix com exemplos e dicas práticas para te inspirar. Baixe agora gratuitamente!

O que são valores na Cultura Netflix?

Uma cultura organizacional é construída sobre um sistema de valores coesos, claros e orientados aos objetivos da organização.

Na ética, valor denota o grau de importância de alguma coisa ou ação. O objetivo é determinar quais são as melhores ações a serem tomadas ou, em certos casos, determinar a importância de diferentes ações.

Assim, valores refletem o sentido que uma pessoa tem para o certo e o errado, ou para o que “deve” ser feito. Os valores organizacionais de uma empresa seguem a mesma lógica.

Para entender melhor a relação entre Valores e a Cultura Organizacional, vamos nos aprofundar no já famoso case da Cultura de Valores da Netflix.

Recentemente, Reed Hastings (cofundador e CEO da Netflix) lançou um livro onde compartilha toda história de sucesso da cultura organizacional da Netflix.

O livro conta com detalhes os princípios inovadores de gestão de talentos e cultura organizacional que a Netflix implementou ao longo dos anos, e que transformaram a empresa em um exemplo inigualável de inovação e sucesso global.

Um olhar sobre a Cultura Netflix e seus resultados

*Texto adaptado da nossa revista de Gestão CoBlue MAG Ed2.

Toda empresa está acostumada a construir a sua Missão, Visão e Valores, pois este são os 3 princípios empresariais mais comuns.

Desses 3, são nos valores que ocorrem as principais incongruências entre o discurso (o que está escrito) e a ação (o que de fato é feito).

Chamamos isso de “Valores que Soam bem”. Aqueles expostos com orgulhos e palavras bonitas por empresas e organizações, que evocam sentimentos positivos, mas que, em alguns casos, podem não refletir em nada em suas culturas e nas ações.

Por exemplo, os valores de “Ética e Transparência” estampados no site da Petrobrás, que fazem soar estranho, incoerentes e desconexos com as ações mais recentes da empresa.

Também temos o caso da Enron, antiga e gigante companhia de energia americana, que teve seus líderes presos e decretou falência por fraudes em 2001, cujos valores expostos em sua entrada eram “Integridade, Comunicação, Respeito e Excelência”.

Estes são apenas dois exemplos nos quais os valores das companhias serviam apenas como discurso bonito, repetido não para influenciar internamente em sua cultura e comportamentos, mas apenas porque soavam bem.

Valores como diferencial competitivo

É interessante pensar na importância e impacto dos valores na construção de uma cultura organizacional e consequentemente nos resultados.

Ao analisarmos o mundo atual, levando em consideração tecnologias, conhecimento e informações disponíveis e acessíveis para todos, existem cada vez menos diferenciais competitivos entre organizações.

Resta então apostar em diferenciais comportamentais e de cultura para gerar resultados e trazer inovações. A solução está nas pessoas!

Nesse sentido, os valores podem funcionar como uma espécie de filtro comportamental, na qual se gerencia e valoriza a coerência em relação aos valores e ações praticadas pelas pessoas.

Deixamos de fora palavras que “soam bem” e focamos em palavras que façam sentido e evoquem alguma característica desejada e estratégica.

Esses são os chamados “Valores Atuais” e devem servir como um grande guia de comportamento para a empresa e seus colaboradores.

Valores Atuais da Cultura Netflix

Esses chamados “Valores Atuais”, são a forma como a Netflix classifica seus valores.

São comportamentos e habilidades que são valorizados internamente entre todos os colaboradores e colegas de trabalho.

Isso significa que é com base nesses valores que a empresa contrata, promove ou dispensa seus colaboradores. O que consequentemente cria um guia prático, objetivo e conciso de alinhamento interno.

O que realmente é valorizado na Cultura Netflix?

A Netflix trabalha internamente com 9 Comportamentos e Habilidades que compõe os valores da empresa.

Ao analisa-los, conseguimos não só ver sua influência no sucesso atual da empresa, como também vislumbrar o potencial de conquistas futuras.

Os Valores são medidos através dos comportamentos chaves e habilidades através de perguntas simples, que buscam entender como determinado valor se traduz em atitudes e ações reais. Vamos a eles:

Julgamento

Logo de cara, nos deparamos com um conceito que pode ser difícil de entender à primeira vista, mas que será importante para tomadas de decisões assertivas e influenciará nos demais valores.

Comunicação

Aparece como o segundo valor chave da Netflix, e é um ótimo complemento ao Julgamento, pois ter uma comunicação alinhada e objetiva é necessário tanto para fazer julgamentos como para avaliá-los posteriormente.

Impacto

O valor que começa a conversar um pouco mais com a geração de excelência, porque trabalha diretamente com resultados e ações.

Inovação

A partir da curiosidade e do entendimento gerado do negócio, dos cenários, de suas capacidades e habilidades pessoais, é que se busca e cria “Inovação”.

Curiosidade

O que a empresa busca nesse item é engajar as pessoas a serem mais ativas na busca por conhecimento, e alinharem isso com suas funções.

Ou seja, entender que todo e qualquer conhecimento pode ser útil se bem alinhado com seus objetivos. E que é necessário não apenas entender muito bem do que você faz, mas também saber como isso se encaixa em uma sociedade e mundo em constante transformação.

Coragem

Para propor essas inovações, para repensar conceitos e sugerir mudanças ou novas abordagens, além da curiosidade é necessário coragem.

Afinal, pessoas que entram em uma cultura que prioriza esses valores, necessitam de uma certa dose de coragem para encarar a liberdade que ela dá, e as suas consequentes responsabilidades.

Paixão

É o valor que permeia e propaga os demais, e traz um sentimento positivo em relação à cultura que a Netflix tenta criar.

Honestidade

Base fundamental para criar um ambiente e relações de confiança e coerência. Garante o alinhamento moral, fazendo com que todos saibam que a honestidade é vital em todas as relações.

Abnegação

Chegamos então ao último dos 9 valores da Netflix. Ele tem relação com o altruísmo e busca estimular as ajudas mútuas entre as pessoas e uma relação mais humana com os colegas.

Dica: Para conferir o questionário com as perguntas sobre os comportamentos de todos esses valores, baixe agora o nosso Guia Netflix!

O resultado é uma Cultura Organizacional coerente

Todos os valores reunidos acima se complementam e traçam claramente o caminho que empresa deseja seguir. Consequentemente, mostram por onde os colaboradores devem se guiar.

O sucesso inegável da Netflix é fruto da sua Cultura de Excelência!

Afinal, seus valores estão não só de acordo com uma visão puramente ética, mas também com um propósito estratégico.

São a base comum de comportamento e ações para todos os envolvidos nos processos da empresa. E que geram alinhamento e engajamento de maneira uniforme e contínua.

Algo contrário ao modelo de “Valores que Soam Bem”, com seus ideais ilusórios e palavras que não interferem ativa e efetivamente no dia a dia das pessoas.

Ao usar esses valores para gerar alinhamento, engajamento e critérios de promoção, contratação e dispensa, a Netflix está selecionando apenas profissionais que se encaixem no modo de pensar e agir da organização.

Ou seja, quase uma espécie de seleção natural em um ambiente de alto desempenho.

Inspire-se na Cultura Netflix e aplique o modelo na sua gestão

Em termos práticos, o que a Netflix faz na gestão da sua cultura organizacional é definir valores culturais, que são demonstrados pelos “comportamentos-chave” e “competências”.

O próximo passo é aplicar Avaliações de Desempenho nas equipes, e descobrir como cada pessoa está desempenhando aqueles comportamentos na empresa.

A partir dos resultados, é possível criar Planos de Desenvolvimentos Pessoais (PDI) para melhorar ou potencializar determinados valores nos colaboradores.

Outra ferramenta que pode ser importante nesse processo é o 9Box, para medir e comparar de forma mais ampla o desempenho e potenciais de cada colaborador.

Faça tudo isso com o Software CoBlue!

A CoBlue possuí um software de Avaliação de Desempenho, Valores, Competências e comportamentos-chave que fortalecem a cultura que sua empresa deseja construir.

  • Crie questionários sem limites para Avaliação de Desempenho
  • Tenha relatórios das suas Avaliações para melhorar sua gestão
  • 9Box para avaliar o ambiente interno das equipe e da empresa
  • Crie PDI para desenvolver os talentos internos
  • Cruze dados de desempenho e comportamentos dos colaboradores na CoBlue

Agora, conta pra gente: o que você achou da Cultura da Netflix?

Compartilhe esse artigo!
Deixe um comentário:

Comments (13)

vorbelutrioperbir
25 de janeiro de 2024

I truly appreciate this post. I have been looking everywhere for this! Thank goodness I found it on Bing. You have made my day! Thx again!

ai undress
16 de janeiro de 2024

Appreciate you sharing, great blog.Much thanks again. Keep writing.

Socks
11 de dezembro de 2023

Attractive section of content. I just stumbled upon your site and in accession capital to assert that I acquire actually enjoyed account your blog posts. Any way I will be subscribing to your feeds and even I achievement you access consistently quickly.

vorbelutrioperbir
30 de agosto de 2023

Thank you for the sensible critique. Me and my neighbor were just preparing to do some research about this. We got a grab a book from our local library but I think I learned more from this post. I am very glad to see such fantastic information being shared freely out there.

assistir filmes online
28 de agosto de 2023

Sua capacidade de tornar conceitos complexos acessíveis é admirável. Ótimo trabalho! … Att, Assistir Online

assistir online
28 de agosto de 2023

Este artigo é um reflexo da sua dedicação à pesquisa e ao compartilhamento de conhecimento. Parabéns! … Att, Assistir Online

vorbelutrioperbir
25 de agosto de 2023

It¦s really a nice and helpful piece of info. I¦m satisfied that you just shared this helpful info with us. Please stay us informed like this. Thank you for sharing.

Netflix
27 de junho de 2023

Hi, I check your new stuff like every week. Your humoristic style is awesome, keep it up!

Como ter Equipes Engajadas em 4 passos! - Blog CoBlue OKR
5 de junho de 2019

[…] sentido, veja como a Netflix criou a sua Cultura de Excelência baseada em valores e comportamentos […]

Competências Organizacionais: Como utilizar de forma estratégica?
5 de junho de 2019

[…] vimos no exemplo de como a Netflix criou sua Cultura de Excelência baseada em valores e comportamentos comuns, usa-lo de forma estratégica, alinhada aos objetivos da […]

Missão, visão e valores - Os 3 princípios empresariais - Blog CoBlue OKR
22 de maio de 2019

[…] o Case de Valores da Netflix e como isso impacta na […]

30 perguntas para solicitar feedbacks relevantes - CoBlue
22 de maio de 2019

[…] Você acredita que demonstro os valores organizacionais? […]

15 Exemplos de OKR para inspirar a sua Gestão! - Blog CoBlue OKR
17 de maio de 2019

[…] Valores como Diferencial Competitivo! (Case Netflix). […]

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *