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Cultura organizacional é papo furado?
Se você é uma daquelas pessoas que acredita que esse assunto é apenas do RH e que essa prática não tem um impacto real no desempenho da empresa, temos algumas coisas para te contar.
Vamos começar com uma pesquisa global feita pela consultoria Delloite, que contou com cerca de 7.000 executivos e revelou que menos de um terço deles entende de fato o conceito de cultura.
Pode não parecer, mas essa falta de entendimento pode complicar muito a sua gestão.
Por isso, nesse artigo falaremos mais sobre o que é a cultura organizacional e qual o impacto dela nos negócios.
O que é cultura organizacional?
A cultura organizacional se refere a um conjunto complexo de valores, crenças e ações que definem a forma como uma organização conduz seu negócio.
Para exemplificar, pense no que é a cultura em nosso dia a dia: algo moldado pela história, costumes, sotaques e tudo que aprendemos ao longo da convivência social com determinado grupo.
Dentro de uma empresa a lógica é a mesma. A cultura da empresa funciona como um guia de comportamento e mentalidade para os funcionários.
Ou seja, permeia suas práticas, hábitos, comportamento, princípios, política, crenças, entre outros fatores.
Além disso, vale lembrar que cultura organizacional está diretamente ligada à motivação da sua empresa.
Esse pode até parecer um conceito novo, entretanto o tema já é abordado há muito tempo e deve ser levado a sério em todos os níveis da organização.
Por que implementar uma boa cultura organizacional?
Considerando a atual e crescente democratização do acesso às tecnologias, conhecimentos e informações, chegamos em uma conclusão:
Existem cada vez menos diferenciais competitivos entre as empresas.
Nesse sentido, resta investir em diferenciais comportamentais e de cultura para trazer resultados. Afinal, estamos vivendo uma espécie de guerra.
Nela, as empresas competem pelos maiores talentos do mercado, apostando em qual tipo de cultura organizacional gera o ambiente de trabalho mais produtivo e estimulante.
Louis Gerstner, ex CEO da IBM, tem uma frase que ilustra muito bem essa questão.
“A cultura não é apenas uma parte do jogo – ela é o jogo”.
Algumas das empresas mais inovadoras do mundo são reconhecidas pelo seu ambiente de trabalho.
Um destes exemplos é a Netflix, que é um case incrível de gestão de cultura organizacional, sobre o qual falamos de forma mais detalhada nesse artigo aqui!
Nele, mostramos que Reed Hastings (fundador e CEO da Netflix) considera a cultura tão importante que montou uma apresentação de 124 slides para detalhar cada passo do que é implementado.
Porém, quando o assunto é esse, é sempre bom lembrar que cultura organizacional não é algo feito ou sustentado por uma pessoa só.
Todos os colaboradores devem entender a cultura, permanecer alinhados a ela e prezar pela sua manutenção.
Conforme mencionado por Jeff Bezos (CEO da Amazon) em uma de suas cartas anuais aos acionistas:
“A cultura de uma empresa é criada devagar, ao longo do tempo, pelas pessoas e pelos eventos. Para o bem ou para o mal, é algo estável, duradouro e difícil de mudar”.
Como ter uma cultura de impacto
Como vimos acima, a cultura organizacional é resultado da combinação complexa entre os valores, crenças e ações que definem a forma com a qual o negócio é conduzido.
Sendo assim, mesmo que a cultura não seja repassada de forma clara para todos, ela está ali, impactando a forma com a qual as coisas são feitas.
Ter clareza sobre quais valores realmente delimitam sua cultura e saber repassa-los aos demais é o primeiro grande passo para consolidá-la de forma eficiente, aproveitando seu potencial.
Essa ação otimiza não apenas o processo de contratação de profissionais (um dos mais básicos e essenciais), como também muitos outros, evitando complicações futuras.
Mas em geral, não é algo adotado pelas empresas.
Grande parte dos líderes e organizações só têm consciência de sua cultura e do impacto dela quando os resultados são ruins.
Sua empresa já reconheceu o impacto da cultura sobre os negócios? O que tem sido feito para fortalecê-la?
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