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Ter uma gestão por competências organizacionais é tão importante quanto ter metas estratégicas bem alinhadas com as equipes. E vamos te explicar o motivo.
Definindo a gestão por Competências
As competências organizacionais são um dos conceitos mais mal aplicados e compreendidos em todo modelo organizacional.
São geralmente consideradas como simples habilidades dos funcionários, e não como as principais competências do negócio que impulsionam a execução integrada e o alinhamento da gestão.
Temos alguns exemplos como o Google, 3M e tantas outras que souberam utilizar o modelo de forma primorosa e passaram a entender o poder de identificar competências e realinhar todos os elementos do negócio para apoiá-las.
O resultado é uma equipe claramente alinhada com foco prioritário na execução da estratégia central da empresa!
No vídeo abaixo falamos um pouco da gestão por competências e o modelo CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes).
Outra maneira eficaz de manter equipes altamente alinhadas e engajada ao objetivo da empresa, é com a metodologia OKR (Objectives and Key Results). Utilizar OKR + Avaliação de Competências é garantia de alinhamento estratégico para sua organização.
Joel Dutra, professor associado da FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo), com o qual tive o prazer de fazer alguns trabalhos, afirma que:
“As competências estão muito conectadas com a gestão de desempenho, comumente usado por profissionais de recursos humanos e consultores de mudança organizacional para se referir ao universo de habilidades dos funcionários que a empresa deve ter para realizar seus planos. “
— Em resumo
Competências são as habilidades necessárias para executar a estratégia que foi definida pela empresa.
— enfatiza o professor.
Como as empresas vêm lidando com a gestão por competências
O que é visto nos últimos anos são empresas que definem as competências necessárias com base nas metas identificadas no contexto do plano estratégico, e assim, desenvolve-se um mapa de competências ao longo do tempo para cada parte do negócio.
No livro Mapeamento de Competências: Ferramentas, exercícios e aplicações em gestão de pessoas o autor Hugo Pena Brandão comenta que o mapeamento das competências relevantes ao sucesso organizacional necessita ser realizado com precisão, objetividade e rigor metodológico.
Isso tudo para que possa orientar práticas de gestão de pessoas e assim produzir efeitos positivos sobre o desempenho dos profissionais, equipes de trabalho e da própria organização.
Extrapolando o conceito de competências organizacionais vemos a organização com foco. É a organização como um todo que deve executar – não apenas um funcionário individual, e assim fazer com que a definição de competências organizacionais sofram mudanças.
Sob essa abordagem, a empresa deve sair de si mesma e avaliar, conceitualmente, o que as coisas, como organização, fazem em uma base sistêmica contínua que permite que ela atinja sua missão.
Geralmente, mas nem sempre, a organização terá mais de uma competência – mas não muitas delas.
Podemos citar o exemplo da 3M, com o passar do tempo, a 3M percebeu a importância de promover uma cultura de inovação como forma de garantir que eles pudessem produzir de forma confiável, uma série de invenções práticas que poderiam ser convertidas, para que assim, eles estruturassem uma grande parte da empresa em torno das coisas necessárias para estimular a inovação.
Um exemplo disso, é que a empresa estimula que as pessoas invistam tempo fora da semana de trabalho para avançar em projetos criativos, criados por eles mesmos.
A maioria das organizações gerenciam a implementação de suas metas estratégicas fazendo com que cada departamento – ou parte do negócio – crie planos operacionais que descrevam como eles irão apoiar cada meta.
Como utilizar as competências organizacionais de forma estratégica
Se as competências organizacionais forem adequadamente gerenciadas, é mais provável que a equipe identifique os objetivos estratégicos apropriados e que todas as partes de sua organização estejam alinhadas.
O processo de determinar como cada parte da organização pode contribuir para cada competência fará com que todas as partes da equipe entendam como elas se inter-relacionam.
Ao observar como algumas das principais competências são direcionadas aos negócios, cada parte da organização é desafiada a ver seu papel de forma diferente.
Por exemplo: se você acredita que a inovação é uma competência organizacional central e acha que um gerente deveria ser indicado para ser responsável por gerenciar a inovação em toda a empresa, esse gerente inevitavelmente exigirá coisas diferentes de cada departamento.
Somos a favor de competências organizacionais cruzadas, ao invés vez de objetivos estratégicos específicos e focados de forma operacional.
Se as competências organizacionais são usadas sistemicamente através da empresa para orientar decisões sobre a execução da estratégia e a alocação de recursos, a consequência é uma cultura que promove o alinhamento claro da equipe em torno das competências que são críticas para o sucesso da organização
Entenda com o nosso mini curso de Avaliação de Desempenho, como você pode aplicar avaliações sobre suas competências organizacionais e melhorar ainda mais seu processo de gestão.
Avaliação de Competências com a CoBlue
A CoBlue é especializada em Gestão Contínua de Performance, e entende que empresas que queiram melhorar sua gestão de desempenho precisam estar atentas também a maneira como lidam com os valores e competências.
Como vimos no exemplo de como a Netflix criou sua Cultura de Excelência baseada em valores e comportamentos comuns, usa-lo de forma estratégica, alinhada aos objetivos da empresa, é fundamental para potencializar resultados.
Com o Software CoBlue Values é possível fazer uma gestão inteligente de valores, competências e comportamentos chaves. Nele é possível avaliar competências e mapear os comportamentos chaves para o desenvolvimento de cada área e pessoas.
Os principais benefícios do CoBlue Values são:
- Comunique os valores de sua empresa, alinhando às estratégias.
- Crie perguntar para identificar de maneira clara e objetiva, como estão sendo realmente refletidos os valores nos comportamentos das pessoas.
- Avalie o ambiente interno.
- Pense em estratégias para melhorar determinado valor, ou recompensar valores que estão gerando bons comportamentos.
- Crie estratégias baseada no rendimento dos comportamentos chaves identificados pelos diagnósticos realizados no sistema.
- Faça alinhamento entre organização e colaboradores, deixando claro os Valores e Comportamentos esperados por todos!
- Desenvolva os talentos da empresa e esteja sempre com os melhores!
No CoBlue você pode criar e aplicar avaliações sobre competências organizacionais para os seus colaboradores.
E você, o que achou do tema da gestão por competência? Têm aplicado ou acha que possa ser aplicado na gestão da sua equipe? Comente abaixo e vamos continuar essa conversa. 😉
Comments
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