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Mapa estratégico exemplo

Tempo de leitura: 4 minutos

O mapa estratégico é uma ferramenta fundamental para ajudar as empresas a alcançarem seus objetivos e maximizarem seus resultados. Ele permite uma visão clara do progresso e dos resultados, além de permitir o uso de técnicas ágeis e o crescimento e desenvolvimento contínuo.

Para ilustrar a utilidade desta ferramenta, vamos dar uma olhada no mapa estratégico exemplo, de uma empresa fictícia.

Mapa estratégico exemplo

A empresa X, que tem como objetivo principal “transformar o mercado financeiro no Brasil”, estava enfrentando dificuldades para atrair novos clientes e aumentar seus negócios. Eles decidiram adotar o mapa estratégico OKR e estabeleceram uma série de OKRs táticos como: Encantar os clientes”, “Aumentar o alcance das campanhas de marketing”, “Bater o record de novos negócios” e “Elevar a rentabilidade em relação ao ano anterior”.

Objetivo área 1

A primeira área, “Encantar os clientes”, pode ser desdobrada em resultados-chave como “Melhorar a satisfação dos clientes em 10%”, “Aumentar a retenção de clientes em 15%” e “Reduzir o tempo de resposta aos clientes em 20%”. Esses resultados ajudariam a garantir que a empresa esteja oferecendo um excelente atendimento ao cliente e mantendo seus clientes felizes e leais.

Objetivo área 2

A segunda área, criou o objetivo: “Aumentar o alcance das campanhas de marketing”, que possui os seguintes resultados-chave: “Aumentar o tráfego do site em 30%”, “Aumentar o engajamento nas redes sociais em 20%” e “Aumentar as conversões em campanhas de marketing em 25%”. Esses objetivos ajudariam a garantir que a empresa esteja atingindo um público mais amplo e obtendo melhores resultados com suas campanhas de marketing.

Objetivo área 3

A terceira área, vai trabalhar com foco em “Elevar a rentabilidade em relação ao ano anterior”, e irá mensurar por meio dos seguintes resultados: “Aumentar o lucro líquido em 15%”, “Reduzir os custos operacionais em 10%” e “Aumentar a margem de lucro em 5%”. Essas metas ajudariam a garantir que a empresa esteja obtendo melhores resultados financeiros e aumentando sua rentabilidade.

Objetivo área 4

Por fim, a quarta área, “Bater o record de novos negócios”, ira buscar correr atrás das seguintes metas para atingir o objetivo: “Aumentar as novas contas abertas em 30%”, “Aumentar o volume de vendas em 20%” e “Aumentar a taxa de conversão de leads em 25%”. Com isso, podem garantir que a empresa esteja atingindo metas de crescimento e obtendo novos negócios.

Desdobrando em Projetos e Iniciativas

Para alcançar auxiliar com o objetivo de Bater o record de novos negócios, eles fizeram um brainstorm e pensaram em lançar uma nova versão do seu dashboard de gerenciamento de contas, a fim de melhorar a experiência do usuário e torná-lo mais atraente para os clientes potenciais. Comisso, criaram o OKR de projeto “Concluir a versão beta”, com KRs como: publicar o novo dashboard, atingir 90% de aprovação na nova interface e integrar o backend com a CoBlue.

Para alcançar esses KRs, eles iniciaram uma série de iniciativas, como pesquisar modelos atuais de dashboards, alterar o botão New de lugar, agendar entrevistas com os clientes, estudar a API CoBlue, definir os testes de segurança e rodar 2 testes de integração.

A equipe de desenvolvimento começou a pesquisar modelos atuais de dashboards e descobriu que muitos clientes se sentiam frustrados com a falta de personalização e a dificuldade de encontrar as informações relevantes. Eles decidiram alterar o botão New de lugar para torná-lo mais fácil de encontrar e tornar o processo de abertura de novas contas mais fácil e intuitivo.

Eles também agendaram entrevistas com clientes existentes e potenciais para obter feedback sobre a nova versão beta e entender melhor as suas necessidades e desejos. Com base nas informações coletadas, eles foram capazes de fazer alterações e melhorias no design e na funcionalidade do dashboard.

Como previsto, estudaram a API CoBlue para garantir que o novo dashboard estaria completamente integrado com a plataforma e pudesse aproveitar todas as suas funcionalidades. E definiram testes de segurança para garantir a privacidade e segurança dos dados dos clientes e rodaram 2 testes de integração para garantir que tudo estivesse funcionando corretamente.

Finalmente, eles lançaram a nova versão beta do dashboard e foram surpreendidos com o sucesso que ela teve. A taxa de aprovação foi de 90%, superando as expectativas, e eles viram um aumento significativo no número de novas contas abertas e no volume de vendas. Eles conseguiram bater o record de novos negócios e estão no caminho para transformar o mercado financeiro no Brasil.

Veja como ficou o Mapa estratégico:

mapa estratégico exemplo

Ferramenta Visual

O Mapa estratégico também é uma super ferramenta visual para definir prioridades. Veja o exemplo: Olhando o mapa estratégico fica claro que a empresa esta agora com uma nova dificuldades no objetivo Encantar os clientes. Agora é hora de definir novos projetos para recuperar este objetivo.

Concluindo, o mapa estratégico OKR é uma ferramenta crucial para ajudar as empresas a atingirem seus objetivos e maximizar seus resultados. Permite a definição de metas claras e mensuráveis, alinhando a estratégia da empresa com as metas específicas e permitindo acompanhar o progresso e identificar desvios ou problemas rapidamente.

Ele também permite o uso de técnicas ágeis e o crescimento contínuo, garantindo a agilidade e flexibilidade necessárias para lidar com o mundo dinâmico e imprevisível em que vivemos. Muitas empresas de sucesso têm implementado OKRs em suas operações e creditam essa ferramenta como uma das principais responsáveis por sua performance.

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