Solicite uma demonstração

Planilha de OKR: entenda os benefícios e como usar

Tempo de leitura: 5 minutos

Uma das principais dúvidas ao adotar OKR é como organizar, armazenar e compartilhar as informações. Neste artigo eu compartilho como utilizar a Planilha OKR CoBlue.

Mas o que você tem que ter em mente é que não adianta preencher a planilha se os conceitos de OKR não estão claros ainda.

Após anos no mercado de OKR, já presenciamos diversas situações. Por isso, podemos dizer que essa planilha serve para pequenas empresas que querem introduzir o OKR ou pequenos grupos que pretendem testar a metodologia.

Essas planilhas devem estar em um lugar colaborativo e de fácil acesso. O engajamento é parte fundamental do processo, ou seja, ser acessível para possam registrar e acompanhar o progresso dos seus OKRs é fundamental.

Neste vídeo, explicamos passo a passo como utilizar a planilha e cita alguns exemplos de como aproveitar ao máximo essa ferramenta.

Benefícios da planilha de OKR junto da metodologia

O OKR é uma ferramenta poderosa de gestão, que quando adotada corretamente pode transformar a empresa por completo. Como o foco aqui é planilha, serei breve sobrea metodologia.

As empresas mais inovadoras do mundo, como o Google e a Netflix, utilizam do OKR ao seu favor. Caso esteja te faltando inspiração, temos um vídeo falando sobre como o Google iniciou seus trabalhos como OKR, e um artigo falando sobre a Cultura Netflix.

Dentre os benefícios do OKR, alguns são:

  • Ciclos menores e mais ágeis de planejamento, mensuração e aprendizados;
  • Maior capacidade de adaptação a mudança de cenários em níveis individuais, setoriais e organizacionais;
  • Times engajados em atingir os objetivos definidos;
  • Medidores de resultados e não de esforços;
  • Comunicação e transparência em todos os níveis da empresa.

Mas caso ainda não seja familiarizado com este modelo de gestão, a CoBlue têm um curso online sobre OKR onde você irá aprender com os maiores especialistas do Brasil, tudo sobre metodologia de gestão do Google e das empresas mais inovadoras do mundo.

Entenda como funciona a Planilha de OKR


Primeiramente, ao abrir a planilha você perceberá que ela tem 3 pontos de destaque:

  1. Período de início e definição dos check-ins
  2. Configuração dos KRs e acompanhamento deles
  3. Atualização de check-in

Essas três partes são a base de tudo que você fará para desempenhar a metodologia. Então, vamos a elas!

Na primeira parte você define a data início dos seus Objetivos e Resultados-chave e a frequência dos check-ins.

Exemplo Planilha de OKR datas e checkins

O check-in é uma etapa fundamental para o bom funcionamento da planilha e da metodologia como um todo. Mas se você ainda tem dúvidas sobre isso, aqui temos um artigo sobre a Gestão dos OKRs que pode esclarecer a importância das etapas do processo.

Na segunda etapa, você preenche seus objetivos e resultados-chave. Temos espaços para 5 KRs, já que após isso, a metodologia aponta para uma perca de foco. Quando você tem várias prioridades, você acaba não tendo nenhuma!

Exemplo Planilha de OKR, seleção dos Objetivos e Resultados-Chave

Vou colocar um exemplo aqui dela preenchida, com objetivos fictícios, só para ilustrar melhor o funcionamento da ferramenta.

Exemplo Planilha de OKR, Objetivos e Resultados-Chave preenchidos

Este exemplo, assim como o do vídeo, ilustra o objetivo de uma empresa que quer expandir seus negócios por toda a América Latina.

E por último, serão feitos os check-ins. Eles se encontram logo ao lado dos OKRs e serão dispostos conforme as datas selecionadas na primeira etapa.

Exemplo Planilha de OKR, frequência e resultados dos checkins

Na imagem você pode ver a evolução dos números durante as semanas, chegando naqueles mesmo dispostos na segunda etapa.

Impacto da planilha na rotina da empresa

Além disso, para a planilha funcionar, a equipe deve estar alinhada com alguns dos pilares da cultura OKR.

Mas apenas uma planilha, objetivos e número não trarão o resultado necessário ou a verdadeira experiência de trabalhar com o OKR. Para isso, a equipe deve estar engajada o bastante na ideia.

Aliás, temos um material que pode lhe ajudar nisso! No episódio 04 do CoBlueCast, podcast sobre gestão desenvolvido pela CoBlue, falamos sobre as dificuldade na implementação do OKR.

Para uma gestão eficiente, visando principalmente resultados a longo prazo, a planilha não é a melhor opção.

Para isso, você precisará evoluir a sua gestão dos OKRs através de um software, onde você poderá cruzar dados, acompanhar o histórico de diferentes metas ao longo dos ciclos, além de fazer uma gestão visual muito mais interativa.

Compartilhe esse artigo!
Deixe um comentário: