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A palavra engajamento vem do francês “engager”, que quer dizer “se comprometer”.
No século 17, referia-se às batalhas ou lutas. Já nó século seguinte, passou a se referir aos casamentos.
Atualmente, no mundo dos negócios, engajamento tem a ver com os funcionários que tem uma ligação com a missão das organizações nas quais trabalham e são motivados por valores compartilhados, pela confiança e propósitos.
Uma pessoa engajada é aquela que tem uma conexão emocional com o seu trabalho e o comprometimento ético de levá-lo a sério.
Nesse artigo vamos explorar o conceito de engajamento e como você pode encontrar formas eficazes de aumentar o engajamento da sua equipe.
Ativamente desengajados!
No seu podcast chamado Café Brasil, o escritor, cartunista e palestrante Luciano Pires, nos conta uma história que vivenciou em suas várias experiências no mundo dos negócios, que descreve a seguinte situação:
Uma secretária em uma empresa retorna do almoço e está ao lado do telefone que toca insistentemente. Em momento algum ela faz menção de atendê-lo.
Se questionada sobre o porquê dessa atitude, a secretária prontamente dispararia:
“Não atendo até que termine o meu horário de almoço!”
Essa secretaria se encaixaria no que se convencionou chamar de “funcionária ativamente desengajada”.
Como aponta Luciano no podcast:
“Ela achava que estaria sendo explorada se atendesse o telefone no horário do almoço. Não tinha nenhuma motivação para dar um pouco a mais de si.”
Luciano Pires do Portal Café Brasil.
Infelizmente, exemplos como esse são mais comuns do que gostamos de admitir.
Dados globais sobre engajamento
Um estudo do instituto Gallup, mostrou que apenas 13% dos empregados do mundo são verdadeiramente engajados no trabalho.
Ou seja, 87% dos empregados no mundo não estão realmente engajados.
Nesse cenário, tratam o trabalho como um castigo, indigno do seu melhor e assim contribuem para uma cultura de desengajamentos, jogando para baixo a lucratividade, produtividade e qualidade das organizações.
Como consequência da propagação dessa cultura, observa-se o aumentando o turnover, dos atrasos, das ausências e dos desvios.
O que é engajamento?
O engajamento organizacional é mais que a simples satisfação do empregado no ambiente de trabalho.
A abordagem mais comum é a do sentimento de realização pessoal, que surge quando uma pessoa sente que seu trabalho é reconhecido e importante em uma organização.
Isso se sustenta por um relacionamento mais próximo com suas lideranças e com uma forte conexão com a cultura e valores organizacionais da empresa.
E esse engajamento é demonstrado pela existência de relações de confiança, responsabilidade, credibilidade e compromisso com a busca por bons resultados.
Como saber se há engajamento na minha equipe?
Embora incomum, o engajamento é reconhecido facilmente quando está presente. Empregados engajados são aqueles que:
– Habitualmente vão além do esperado na sua rotina de trabalho;
– Inovam na forma de executar sua função;
– Se preocupam com o seu sucesso pessoal;
– Oportunizam sucesso aos colegas e à organização.
Ou seja, ter pessoas engajadas na própria equipe significa ter profissionais que mantém um sentido de pertencimento, de auto realização com o que fazem e estão dispostos a atuar com alto desempenho.
A retenção de pessoas com esse perfil, passa pelo alinhamento dos seus objetivos pessoais com os organizacionais, mesmo que eles sejam distintos.
Isso só é possível, quando o colaborador percebe que a organização é um meio direto ou indireto para que ele consiga atingir seus objetivos pessoais.
Para que isso acontece na prática, é necessário um exercício diário de corresponsabilidade entre as empresas e seu time.
Por que é importante se preocupar com engajamento?
Empresas estão passando por mudanças, impulsionadas principalmente por alguns motivos:
– Transformações do mundo digital
– Consumidores exigentes e empoderados
– Novas relações sociais
– Busca por resultados não apenas financeiros
Utilizar o engajamento dos colaboradores como uma maneira de contornar esses desafios é uma atitude bastante estratégica.
O engajamento pode te ajudar a ser competitivo
O atual cenário requer novas iniciativas das organizações para se comunicar e se relacionar com sua força de trabalho.
Afinal, seu público interno é o maior aliado no processo árduo de manter sua empresa competitiva e capa de lidar com as transformações.
Estando engajados, os colaboradores são muito mais propensos a ajudar a desenvolver soluções inovadoras com base nos seus conhecimentos.
Quem conhece melhor os problemas que seu cliente enfrenta no dia a dia? O executivo sentado na sua sala ou a atendente do setor de reclamações? Esse é o ponto chave do propósito do engajamento como força competitiva.
Sua equipe precisa estar engajada para gerar insights valiosos e necessários para o negócio.
Os funcionários precisam comunicar suas necessidades, seus pontos de vista sobre como melhorar o desempenho, suas percepções sobre o que os clientes desejam, etc.
Segundo dados mundiais, empresas com alto nível de engajamento tiveram rentabilidade 19% superior a outras empresas, enquanto aquelas com baixo nível de engajamento apresentam performance 44% inferior à média das organizações.
Como começar a engajar as pessoas?
Para esse processo ocorrer, é necessária primeiramente uma preocupação maior dos gestores em fortalecer a comunicação interna.
Isso nas diversas esferas, segmentos e visões, e feito através do alinhamento estratégico, integração e interação.
Se a empresa está focada em aumentar os níveis de engajamento, o melhor jeito é focar em algo que tenha significado claro para ela e que também faça sentido para as pessoas.
Um exemplo disso seria aumentar a inovação, ou melhorar a retenção de clientes, facilitando o crescimento da empresa e fazendo isso através de um processo envolvente e atrativo.
Para isso, a estratégia correta é entender: COMO as pessoas serão comunicadas durante todo o processo?
O que as pessoas engajadas desejam?
Ao contrário do que muitos pensam, questões financeiras por si só não são mais capazes de motivar os colaboradores. É o que apontam pesquisas de clima atuais.
Hoje, profissionais valorizam especialmente a qualidade da comunicação e dos relacionamentos com a equipe e com a liderança, a visão estratégica dos negócios e o orgulho da empresa, vinculado à reputação que ela tem no mercado.
O que é necessário fazer para aumentar o engajamento?
Como mencionamos acima, o engajamento demanda atenção principalmente das áreas de comunicação.
Isso porque a fluidez das informações é um dos principais pilares do alinhamento e, por consequência, da organização nas empresas (fatores que impactam a qualidade de boa parte dos aspectos relacionados ao engajamento).
Mas infelizmente não é isso que tem sido visto nas rotinas das empresas.
Conforme apontado, 84% dos colaboradores acreditam que o fluxo de informação não flui livremente nas empresas, prejudicando o desenvolvimento do senso crítico e gerando conflitos.
Além disso, apenas 24% dos funcionários entendem sua responsabilidade pessoal (Accountability).
Isso torna difícil para as empresas do século XXI sobreviverem à medida que prosperarem, a menos que consigam de seus funcionários um trabalho de melhor qualidade.
Mas isso não significa necessariamente “mais trabalho” ou um “trabalho mais difícil”.
Na realidade, significa que é necessário incentivar os funcionários a desenvolverem características capazes de melhorar seu trabalho.
Características que os façam assumir a responsabilidade pelo seu comportamento para desenvolver e compartilhar informações, e fortalecer o processo de construção de soluções para problemas fundamentais da empresa.
As organizações também devem começar a entender o efeito que uma força de trabalho engajada têm sobre diversos fatores intangíveis, mas principalmente em fatores mensuráveis como, por exemplo, o desempenho financeiro.
Mais e mais empresas estão incluindo os dados sobre engajamento em seus relatórios anuais.
Além disso, o sucesso do negócio é um resultado de vários fatores, tais como: a produtividade e a inovação, e estes são diretamente ligados a um grupo de funcionários ativamente engajados.
Como transformar a secretária desengajada?
Nos processos de transformação que vêm sendo conduzidos pelas empresas e organizações, já ficou claro que reconhecer a importância da participação plena e integrada das pessoas nesses processos é cada vez mais necessário.
Muito dificilmente uma empresa conseguirá ter sucesso em suas mudanças, sem ser por meio da ação das pessoas envolvidas nesse processo.
Trocando em palavras bem objetivas: para as pessoas mudarem, as empresas precisam mudar.
Mas o que é necessário fazer para conseguir essa mudança? Como descobrir mecanismos eficazes, capazes de conscientizar e engajar os funcionários nesse esforço de transformação?
É justamente nesse ponto que muitos dos modelos de gestão de mudanças, que tem sido testados e aplicados em diversas empresas, apresentam sua maior fragilidade.
Em grande parte, isso é resultado do jeito como a organização conduz o processo de mudança.
Implementações de qualquer tipo de estratégia de transformação organizacional só se tornam possíveis levando alguns fatores em consideração:
– A motivação e o engajamento das pessoas;
– Os processos de trabalho;
– O fluxo de informação;
– O desenvolvimento das competências organizacionais;
– Estabelecimento de metas claras e plenamente compartilhadas;
– A existência de uma estrutura que favoreça a integração;
– O desenvolvimento de uma cultura organizacional coerente com os objetivos propostos.
Os benefícios de investir em engajamento
Diferentes autores da administração (KARSAN, 2011; GRUMAN, SAKS, 2008; RUCK, WELCH, 2012) identificam os seguintes impactos do engajamento nas organizações:
– Melhora no relacionamento com os públicos externos (acionistas, clientes, comunidades, etc.)
– Aumento do faturamento das organizações (como consequência de maior produtividade e inovação)
– Mais eficiência organizacional (com a produtividade, colaboração e responsabilidade)
– Reforço da imagem institucional
– Fortalecimento e propagação da cultura e dos valores institucionais
O que podemos aprender concluir?
O engajamento dos colaboradores na organização tem impacto direto sobre os níveis individuais de desempenho e, consequentemente, influencia os resultados da empresa.
Mas compreender a importância do público interno da organização como principal força impulsionadora das mudanças e entender quais são as formas de engajar esse público, ainda são grandes desafios das empresas.
No entanto, vale reforçar que o caráter desafiador do engajamento não reduz sua importância para a manutenção da competitividade das empresas em um mercado que se transforma de maneiras diferentes todos os dias.
Engajar a própria equipe é algo vital, mas exige esforço. E isso não será possível se o telefone daquela secretária continuar tocando.
Engaje sua equipe com o OKR!
O OKR (Objective and Key Results ou Objetivos e Resultados Chaves) é um modelo ágil de gestão de desempenho focado em propósitos aspiracionais, que coloca o colaborador no centro da sua gestão.
Com OKRs as pessoas ajudam a definir como a empresa irá alcançar os seus resultados, propondo metas, e contribuindo com insights em tempo real.
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