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Com essa pandemia afetando o mundo, o trabalho remoto nunca foi tão requisitado pelas empresas. Mas fica a questão: Como fazer Avaliação de Desempenho para home office?
No vídeo abaixo falamos um pouco sobre o que há de bom e ruim na experiência do Home office.
Por isso, nesse artigo, iremos refletir sobre a maturidade das empresas e colaboradores na hora de realizar a avaliação de desempenho de suas equipes em trabalho remoto.
Em sua maioria, gestores encontram dificuldades em realizar o processo de avaliação de desempenho para home office, e com isso garantir que os resultados estejam sendo entregues da forma correta.
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Crescimento do Home Office
O principal motivo do surgimento do trabalho remoto foi inicialmente, para reduzir custos fixos, mas com as mudanças de comportamentos das gerações, o mercado tem se tornado cada vez mais dinâmico e moderno.
A geração atual de profissionais tende a conhecer melhor seus horários de maior produtividade e costumam evitar estresses com o deslocamento em grandes cidades, trânsito, rotina, entre outros fatores.
Por isso, o aumento pela procura de empresas que possuam o trabalho remoto como alternativa tem se tornado frequente.
Segundo a Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividade, cerca de 32,5% da população economicamente ativa trabalha de forma remota. Isso representa um em cada cinco trabalhadores no Brasil.
A mesma pesquisa de 2018 aponta que o Brasil é o 3° país no mundo onde os modelos de trabalho remoto mais crescem.
É perceptível as mudanças de comportamentos dos novos trabalhadores a algum tempo, com isso, a perspectiva é que cada vez mais empresas adotem essa prática de trabalho em seu dia a dia.
O trabalho remoto pode apresentar inúmeros benefícios para os trabalhadores e para as empresas, como:
- Foco em entrega de resultados;
- Redução de custos (para a empresa e para o funcionário);
- Maior produtividade;
- Quebra de barreiras geográficas para a contratação de um novo trabalhador;
- Maior engajamento;
Além desses benefícios, os gestores podem encontrar algumas dificuldades para avaliar o desempenho de seus liderados durante o trabalho remoto.
Muitos focam em tarefas, outros em metas ou em resultados com entrega de valor, mas quem define a melhor maneira dessas avaliações é você. Porém, antes da sua decisão, precisa ler esse artigo com tudo que você tem que saber sobre avaliação de desempenho em trabalho remoto.
Tipos de Avaliação de Desempenho para Home Office
As avaliações de desempenho proporcionam benefícios fundamentais para o crescimento e desenvolvimento dos trabalhadores, juntamente com a empresa. Além de ser essencial para o alocamento de recursos.
Com as avaliações de desempenho é possível entender quais são os desempenhos satisfatórios e os desempenhos deficitários, pontos fortes e fracos. Para isso, é necessária uma avaliação bem estruturada e a constante revisão dessa avaliação.
As avaliações de desempenho eliminam a subjetividade e auxiliam a empresas e seus gestores a contextualizar os reconhecimentos e identificar as principais dificuldades da equipe para então aprimorá-la.
Com isso, é possível construir a gestão do capital humano de maneira efetiva. Através das avaliações e aplicações de ajustes, teremos equipes, gestores e colaboradores muito mais engajados e produtivos.
Existem alguns tipos de avaliação de desempenho e cada uma tem seus benefícios próprios. É preciso oferecer atenção a todos os tipos e conhecimento do negócio para entender qual se aplica melhor.
90° – O gestor avalia seus liderados diretos;
180° – Gestor e colaborador participam da avaliação;
360° – Gestores, colaboradores, equipes, clientes internos e externos podem participar;
Autoavaliação – Profissional avalia seu próprio desempenho. Pode ser aplicado nos demais tipos.
Na plataforma de avaliação desempenho da CoBlue é possível aplicar qualquer um dos tipos de avaliação. Basta você entender qual se aplica melhor ao seu negócio e construir sua rede de avaliadores.
Como construir uma avaliação de desempenho para home office?
A avaliação de desempenho em trabalho remoto segue os mesmos preceitos da avaliação da equipe que está na empresa/escritório, porém com uma atenção maior a o que realmente faz sentido avaliar nos colaboradores que estão trabalhando de outro lugar, levando sempre em consideração o que entrega resultado de fato, para a sua empresa.
1 – Defina o que será avaliado, os resultados esperados e como serão classificados objetivamente.
2 – Defina o tipo de avaliação (conforme o que aprendeu no passo anterior), quem serão os avaliados e seus respectivos avaliadores.
3 – Entenda a importância que a comunicação e transparência exercem nas avaliações.
4 – Defina as perguntas que deseja aplicar para cada fator que deseja avaliar e como devem ser respondidas (escala binária, notas, estrelas, frequência, entre outros).
5 – Nesse momento, sua equipe precisa seguir seus direcionamentos e responder as avaliações. É importante criar prazos e regras claras para as respostas.
6 – Cruze e analise as respostas nas avaliações para ter uma visão ampla dos resultados (sugiro utilizar o 9-box)
Avaliação de desempenho para home office
Agora que já aprendeu um pouco mais sobre o mercado de trabalho remoto e como construir avaliações de desempenho, é o momento de unirmos os dois assuntos para você conseguir aplicar a avaliação de desempenho para sua equipe remota e saber o que avaliar nesses colaboradores.
Dito isso, podemos definir quando essas avaliações devem ser aplicadas, no qual sugiro dois cenários:
No primeiro, com avaliações estruturadas em questionários estratégicos (o que você realmente precisa saber) que podem ser aplicados a cada 3 meses e, assim, acompanhar o progresso de forma gradativa e tomar decisões para suas ações a cada trimestre.
No segundo, pode-se trabalhar com avaliações em tempo real, onde você definirá os valores e comportamentos que ficarão sempre disponíveis a avaliação do gestor e dos colegas, para serem feitas a qualquer momento – quantas vezes forem necessárias, de acordo com o dia a dia.
Que fatores avaliar em equipes remotas?
Imagino que nesse ponto você deva estar ávido para estruturar as avaliações de desempenho para sua equipe remota, mas deve estar se perguntando: “O que devo avaliar?”
Já comentei anteriormente com você da importância de conhecer seu negócio para facilitar a estruturação das avaliações.
Antes de tudo, você precisa tirar um tempo e definir os resultados que precisará para sua empresa. Então, vamos ao fatores que devem ser avaliados para as equipes remotas.
1 – Comunicação e Entrega de informações
Nesse passo, você precisa identificar se o colaborador apresenta diferenças no trabalho individual e em equipe estando em trabalho remoto. Se possível, compare com o desempenho dos mesmos fatores do desempenho presencial.
Tente encontrar formas de medir a produtividade de seu colaborador. Deseja avaliar o número de entrega de projetos? É o tempo para finalizar cada projeto? É o resultado específico que a empresa espera daquele projeto? O que faz mais sentido para o seu negócio?
2 – Comprometimento com as normas e cultura da empresa
Nesse fator, é necessário avaliar como o colaborador está lidando com o trabalho remoto e sua adaptação a essa modalidade.
É preciso avaliar também, se o colaborador mantém as normas, cultura, rotina, horários, regras da sua empresa e o impacto das ações.
3 – Entrega de resultados
Com o trabalho remoto, mais do que nunca é preciso avaliar se os prazos e qualidade nas entregas sofreram alguma mudança devido ao trabalho remoto e se estão coerentes com o objetivo da empresa.
4 – Habilidades e Comportamentos individuais
Com as mudanças frequentes no dia a dia do trabalho remoto, avalie como estão seus comportamentos.
Questione sobre resiliência, sobre inteligência emocional, proatividade, comunicação, relacionamento interpessoal, autogestão, espírito de coletividade.
Imagine comportamentos que possam impactar diretamente em seu negócio.
Por último, mas não menos importante. Acredite no seu potencial e no da sua equipe. A relação de confiança precisa ser mútua.
A avaliação contínua de desempenho tem como objetivo mensurar os resultados individuais ou de equipes para identificar os pontos fortes e fracos e explorá-los de forma estratégica.
Lembre-se também, NADA nesse artigo é regra absoluta para os negócios, são informações com base na experiência de nossos clientes. Portanto, a melhor opção é sempre avaliar o que se adapta melhor ao seu negócio e o que faça sentido para você e sua equipe.
Faça Avaliação de Desempenho com o Software da CoBlue
A melhor maneira de aplicar avaliação de desempenho para equipes remotas é ter algo que facilite todo esse processo.
Com o CoBlue, sua empresa consegue aplicar avaliações de desempenho ilimitadas, para todos os colaboradores da empresa.
Você consegue construir as redes de avaliadores e avaliados manualmente ou aplicar de forma automática. Você decide se cada avaliação é 90, 180, 360º ou autoavaliação.
É possível criar questionários totalmente personalizados, para avaliar valores, comportamentos, competências, habilidades, ou o que sua gestão precisar.
Definir as escalas, regras de cálculos e a classificação final das avaliações. Depois é possível analisar as pessoas com nossa Matriz 9Box, e desenvolver estratégias personalizadas para cada colaborador com o PDI.
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