Tempo de leitura: 5 minutos
Esse artigo reúne uma série de dicas de liderança, mas para que os dados que trazemos façam sentido, entenderemos primeiro o que é liderança em sua essência.
Além de parte integrante da rotina de cada empresa, a liderança é quase que automática dentro de equipes e setores. Dito isso, será que a liderança é sempre positiva?
Uma pesquisa realizada pelo Hay Group, em parceria com a Universidade de Harvard, com mais de 95 mil líderes de 49 países, revelou que quase 50% dos líderes acabam criando um ambiente desmotivador na empresa.
E o dado piora: apenas 19% impactam positivamente!
Assim como tudo na vida, quando a liderança deixa de ser baseada no automatismo e passa ser uma parte da estratégia da sua empresa, pode sim ser um diferencial competitivo no mercado.
Sendo assim, após explicar um breve conceito sobre liderança, temos 4 dicas sobre liderança que mudam a forma com que você enxerga essa atribuição tão importante no dia a dia.
Conceito: o que é liderança
Liderança é a habilidade de motivar e inspirar pessoas de forma positiva. Mas fique atento: essa motivação vem muito mais pelas atitudes práticas do líder do que propriamente dito pelas palavras que ele diz.
Ou seja, uma equipe não se preocupa apenas com o posicionamento e discurso do líder. Os liderados tendem a trabalhar melhor ao sentir uma parceria vinda de um cargo superior, ainda mais quando os interesses estão alinhados.
No conceito de liderança, o líder busca influenciar e conduzir a equipe na luta por um mesmo objetivo, contando sempre com a participação de todos e abrindo portas para que a equipe possa participar do processo.
Então, na prática, podemos entender o líder como um chefe que motiva os colaboradores?
Por mais que a associação fique na cabeça, a característica predominante de cada um é bem distinta.
O chefe vem atrelado com autoridade. Enquanto o líder é a coletividade. Para o autor John Calvin Maxwell, com mais de 30 livros sobre dicas de liderança, essa frase resume a diferença:
Liderança não é sobre títulos, cargos ou hierarquias. Trata-se de uma vida que influencia outra
John Calvin Maxwell
Dicas de liderança
Líderes não nascem prontos
Muitas pessoas nascem com perfis voltados para liderança, muitas vezes chamados de líderes natos apenas por se destacarem na multidão.
Porém, um bom líder não é o grande destaque individual entre os demais, um bom líder é o que motiva e torna toda a equipe um referencial dentro de qualquer habitat.
Além disso, para especialização contínua, o líder precisa entender que não está pronto e sempre há o que aprender. Cursos, mentorias e até mesmo a observação de referências, tanto no trabalho quanto na vida pessoal, podem virar a chavinha necessária para subir de nível.
E para encerrar este tópico, entenda: líderes precisam de paixão!
Designar e coordenar funções que, muitas vezes, colaboradores não querem desempenhar, pode ser uma tarefa difícil. Mas se fosse fácil, todos fariam, certo?
“A liderança é a capacidade de conseguir que as pessoas façam o que não querem fazer e gostem de o fazer”
Harry Truman, ex-presidente dos Estados Unidos
Quando a liderança é exercida por um profissional que gosta do que faz, qualquer problema pode se tornar apenas uma etapa a ser vencida.
Seja flexível
Uma das mais relevantes dicas de liderança é ter uma visão de futuro e não ficar preso ao passado. Mas como assim? Vamos explicar.
O bom líder precisa ser flexível às mudanças do mercado. Ele está sempre disposto a encarar novas oportunidades. Entenda que a atualização vem lado a lado com a flexibilidade.
Quanto mais conhecimento absorver, quanto mais relatos de sucesso ouvir, maior será a bagagem parar compartilhar com os liderados. Ou seja, maiores possibilidades e maior conforto dentro da empresa.
Estar atento às necessidades da empresa e as novidades do mercado pode ser uma forma de reorganizar os processos e conduzir a equipe rumo aos objetivos da organização.
Ainda na flexibilidade, ouça sua equipe. Uma das principais obrigações de uma boa liderança é saber ouvir. Desvalorizar a opinião da sua equipe é remar contra a maré e caminhar para o buraco.
Seja exemplo
As palavras podem incentivar seu time, porém são os exemplos que realmente engajam e colocam todos em igualdade, buscando simplesmente o melhor para a empresa.
A percepção dos colaboradores em relação à eficácia da liderança é um ponto a ser considerado. Afinal, se a pessoa que está comandando o seu setor não é competente, por que você se esforçaria para ser?
A imagem que a equipe tem do líder, ou o que cada um dos colaboradores compartilha entre si, pode influenciar completamente na motivação de todos.
O líder que constrói uma liderança forte, que se apega aos bons exemplos, influencia seus colaboradores ao comprometimento.
Crie um bom ambiente
O líder tem como responsabilidade manter um ambiente favorável para que a equipe esteja sempre disposta e animada na execução das tarefas.
O problema, em muitos casos, é a falta de conhecimento do cargo ocupado, que pode gerar alguns desentendimentos ou até mesmo desconfortos por parte dos colaboradores.
Um cargo de liderança acompanha tarefas vistas como ingratas, por exemplo, a distribuição de feedbacks ou a alocação de tarefas para a equipe.
Mas toda a construção de relação, desde os pequenos detalhes do dia a dia, contam pontos para o ambiente de trabalho.
Então, para finalizar este conteúdo, queremos expandir ainda mais o seu estudo e concepção de liderança. Para isso reunimos uma série de conteúdos feitos para implementação imediata de técnicas que auxiliam nesta gestão e liderança de equipes.
Confira alguns conteúdos para aprimorar sua liderança:
- Construção de metas: conheça métodos para criação e gestão
- Síndrome de burnout: entenda o que é e como evitar no trabalho
- Cultura organizacional: tudo que você precisa saber sobre o assunto
- 4 formas de engajar e motivar equipes
- Feedback: o que é e por que é importante na rotina da empresa?
Deixe um comentário: